Painel internacional

Déficit do Reino Unido chega a 799 bi

BBC NEWS

A dívida pública total do Reino Unido aumentou para o recorde de 799 bilhões de libras, ou 56,6% do PIB – o nível mais elevado desde que os registros começaram em 1974. Os novos empréstimos em junho foram de 13 bilhões de libras, quase o dobro de um ano atrás, afirmou o Escritório Nacional de Estatísticas, após a queda de receitas fiscais. Os números refletem também os custos de resgate dos bancos e maiores despesas com os benefícios da seguridade social. Um economista descreveu o estado das finanças públicas como “terrível”. “Os números são ligeiramente melhores que o esperado. Ela não tira o fato de que o estado das finanças públicas é terrível e que um considerável grau de aperto fiscal será necessário”, disse Philip Shaw, economista-chefe da Investec.

Clique aqui


China manterá moeda em “nível razoável”

O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, reiterou que o governo vai manter o yuan basicamente estável em um nível razoável e equilibrado, e continuará a melhorar o mecanismo de taxa de câmbio, noticiou a Rádio Nacional da China no boletim da noite. O governo irá manter a sua política de expansão da procura interna para superar a crise financeira mundial, e busca estabilizar a demanda externa, teria dito Wen em uma reunião com diplomatas chineses.

Clique aqui


Bernanke faz defesa do Fed no Congresso

The Wall Street Journal

O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), Ben Bernanke, ajudou a levar a economia para longe do que ele chama de “Depressão 2.0”. Agora ele está tentando defender o Fed. Enquanto Bernanke se dirige ao Congresso hoje para dois dias de depoimentos sobre a economia, o banco central é atacado em várias frentes por críticos que querem dominar o seu poder e autonomia. Um dos ataques é de Ron Paul, um iconoclástico republicano do Texas que pretende abolir totalmente o banco central. Suas idéias econômicas por vezes o tornam alvo de ridicularização no novo filme “Bruno”, o comediante Sacha Baron Cohen tenta seduzir o congressista em uma cena de câmera escondida, enquanto discutem teoria econômica. O presidente Barack Obama propôs dar alguns novos poderes ao Fed para supervisionar as instituições financeiras -, mas ele também quer limitar a sua autoridade para fazer empréstimos de emergência, como os utilizados para o resgate da American International Group e Bear Stearns. Entretanto, o Fed está sendo obrigado a repensar a sua estrutura, em meio a preocupação de que bancos e executivos da indústria têm muita influência em suas ações.

Clique aqui


China se prepara para o maior IPO do ano

O China State Construction Engineering tem planos de levantar cerca de 50,2 bilhões de iuanes (US$ 7,3 bilhões) na maior oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) do mundo desde março de 2008. A maior empresa de construção de moradias da China vai vender aproximadamente 12 bilhões de ações ao preço que varia de 3,96 iuanes para 4,18 iuanes cada, de acordo com uma apresentação feita ontem na Bolsa de Valores de Xangai. A empresa, liderada pelo presidente Sun Wenjie, planeja usar os recursos para se expandir no segmento de construções residenciais, com o surto de empréstimos bancários levando a uma aceleração no mercado da habitação.
Clique aqui


Australia discute prisão de executivo

Print This Article

O Ministro das Relações Exteriores da Austrália disse nesta terça-feira que espera discutir a detenção do executivo de uma mineradora australiana, acusado pela China de roubar segredos de Estado, com o seu homólogo chinês esta semana. Stephen Smith voou para a Tailândia na terça-feira para o encontro da ASEAN – Associação das Nações do Sudeste Asiático -, reunião em que a China vai participar. Smith disse que espera se encontrar com o Ministro das Relações Exteriores chinês Yang Jiechi nos fóruns do encontro. O ministro de assuntos estrangeiros australiano disse que vai levantar o caso do executivo da Rio Tinto em Xangai, Stern Hu, detido no meio das controversas conversações de preço de minério de ferro entre as maiores mineradoras do mundo e as siderúrgicas chinesas. A Rio Tinto estava à frente das negociações.

Clique aqui


Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora