Painel internacional

Rússia se reaproxima de Cuba

Financial Times

Rússia e Cuba assinaram contratos que “definem as bases” para a companhia petrolífera russa Zarubezhneft prospectar petróleo na área cubana do Golfo do México, disse a imprensa oficial de Cuba na quarta-feira. Na sua edição online, o jornal do Partido Comunista Granma escreveu que quatro contratos de petróleo foram assinados durante a visita da terça-feira do vice-primeiro-ministro russo Igor Sechin à ilha, que foi aliada próxima do seu país durante a Guerra Fria. Cuba disse que pode haver 20 bilhões de barris em reservas de petróleo em seus campos ‘offshore’ (marítimos), mas apenas um teste de perfuração foi realizado.
Clique aqui


PIB espanhol recua 4%

ELPAIS.COM

A economia espanhola continua afetada pela queda do consumo. Conforme antecipado hoje pelo Banco da Espanha, o PIB diminuiu 4% no segundo trimestre em relação ao mesmo período em 2008, mas em comparação com o primeiro trimestre o ritmo de declínio foi mais contido, com diminuição de 0,9%. Como afirmado no último boletim, as principais razões para o abrandamento são, mais uma vez, a queda de 6% da demanda interna, tanto de consumo e de investimentos, que trouxe a reboque a “pior crise” na história da Espanha, reconhecida pela própria ministra, Elena Salgado. Se o INE (Instituto Nacional de Estatística), que emprega mais indicadores em seus cálculos, confirmar os números em 14 de agosto, será o quarto declínio na taxa do PIB entre trimestres, depois de cair 0,2% no terceiro trimestre de 2008, 1% no quarto e 1,9% no primeiro deste ano, e o terceiro declínio na taxa interanual, após a queda de 0,7% e 3% dos últimos dois trimestres.

Clique aqui


O aumento da confiança europeia

A confiança europeia nas perspectivas econômicas aumentou em julho mais do que o previsto pelos economistas, aumentando aos sinais de que a mais profunda recessão em mais de seis décadas pode ter atingido o fundo do poço.
O índice de sentimento do consumidor e executivos das 16 nações que usam o euro subiu de 73,2 em junho para 76 em julho, o mais alto desde novembro, afirmou hoje a Comissão Europeia em Bruxelas. Os economistas tinham previsto um aumento para 75, segundo a mediana de 24 previsões num inquérito Bloomberg. A crescente confiança é a mais recente prova de que a Europa pode estar vendo que o pior da recessão é um indício de que uma recuperação global melhora as perspectivas para a região.
Clique aqui


TI pressiona resultado da British Telecom

BBC NEWS

A operadora de telecomunicações BT (British Telecom) registrou uma queda acentuada nos lucros trimestrais, após problemas na sua filial de serviços de TI (tecnologia da informação). O lucro antes de impostos caiu 45% para 272 milhões de libras nos três meses anteriores a 30 de junho, ante 497 milhões no mesmo período do ano anterior. A BT viu o seu déficit antes de impostos no seu fundo de pensão dobrar no prazo de três meses para 8 bilhões de libras, a partir dos 4 bilhões de libras. A empresa cortou 2.300 postos de trabalho na divisão de serviços globais em TI durante o trimestre, quando tentou reduzir os custos.
Clique aqui


Preço das casas pode aumentar no Reino Unido

BBC NEWS

A maior associação de construções civis do Reino Unido acredita que há uma “chance razoável” de que os preços das moradias possam terminar o ano mais elevados do que no início de 2009. Tal resultado era “impensável” há poucos meses, disse o economista-chefe da Nationwide Building Society. A última pesquisa de preços de casas da Nationwide revelou uma alta de 1,3% em julho, em comparação com o mês anterior. A média dos custos de casas no Reino Unido é de 158.871 libras, com a taxa anual do valor de propriedade caindo drasticamente para 6,2%, disse.
Clique aqui


Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome