Painel internacional

Produção e empréstimos aceleram na China

A produção industrial da China cresceu mais do que o previsto em agosto, com a inesperada alta nos empréstimos e avanço das vendas no varejo, indicando que o crescimento na terceira maior economia do mundo tende a acelerar. A produção nas fábricas do país subiu 12,3% em relação a um ano antes, maior alta desde agosto de 2008, disse hoje o gabinete de estatísticas em Pequim. Os novos empréstimos em moeda local atingiram 410,4 bilhões de iuanes (US$ 60 bilhões), acima dos 355,9 bilhões de iuanes de julho, informou o Banco Central. As ações chinesas subiram, com os números de hoje mostrando que os esforços de estímulo estão mais que compensando a queda nas exportações, que caiu ainda mais em agosto. Ao mesmo tempo, o crescimento mais rápido do crédito pode gerar preocupação com a inflação dos preços de ativos. O vice-presidente do Bank of China Zhu Min advertiu ontem que a liquidez pode provocar uma “bolha de commodities, ações e imóveis”.

Clique aqui

Economia dos EUA gera poucos empregos

CNNmoney

O mercado de trabalho dos Estados Unidos está mostrando sinais de melhora, segundo os últimos relatórios econômicos. Mas para aqueles que não têm trabalho, há poucos sinais de reviravolta. Após um pico em janeiro, o ritmo das perdas de emprego diminuiu drasticamente, de acordo com o Departamento de Trabalho. Os empregadores cortaram 216 mil postos de trabalho de suas folhas de pagamento em agosto – 22% menos que no mês anterior. Mas, apesar da diminuição dos cortes de empregos, as contratações estão próximas da paralisação, como a maioria dos empregadores ainda hesitantes em aumentar o número de trabalhadores. O número de novas contratações continua perto dos níveis históricos de baixa, de acordo com o Escritório de Estatísticas do Trabalho. E as agências de emprego não estão vendo muita melhora.

Clique aqui

Brown pode perder eleição no Reino Unido, diz sindicato

BBC NEWS

O premiê britânico Gordon Brown foi alertado por um líder sindical que o Partido Trabalhista está destinado à derrota na próxima eleição, a menos que faça mais pelos trabalhadores. Derek Simpson, presidente da Uniteo maior sindicato britânico –, disse que muitos líderes do Partido parecem resignados com a derrota, e compararam Brown a “um menino pego de calças curtas”. Ele disse ao jornal The Guardian que o Partido deve apoiar a indústria e os desempregados, e não cortar gastos. Os comentários foram feitos antes de uma reunião entre Brown e líderes sindicais.

Clique aqui

Crescimento japonês diminui

The Wall Street Journal

O produto interno bruto do Japão cresceu menos do que o inicialmente relatado no segundo trimestre, o que sugere uma fragilidade fundamental na recuperação da nação, ao mesmo tempo em que algumas peças-chave da economia continuam a luta. Mas a revisão para baixo pode não ser um sinal totalmente negativo para a segunda maior economia do mundo. Grande parte da revisão foi resultado de uma queda maior que o esperado dos estoques, algo que provavelmente irá fazer com que as empresas aumentem a produção para reabastecer os seus armazéns. O Escritório do Gabinete disse na sexta-feira que o produto interno bruto aumentou 0,6% no cálculo ajustado no trimestre, em comparação com a leitura preliminar de expansão de 0,9%.

Clique aqui

As fraudes nos EUA

Reuters

Uma vez que bilhões de dólares do plano de estímulo econômico foram derramados na economia norte-americana, membros do Congresso, governo e agências reguladoras estão cada vez mais preocupados com os riscos de fraude. Earl Devaney disse ao Congresso na quinta-feira que o Conselho de Responsabilidade e Transparência, que administra, está investigando quem pode ter desviado o dinheiro dos estímulos. Seu comitê emitiu mais de 100 questões a vários IG (inspetores gerais) para assegurar o controle profundo de contratos específicos que a equipe identificou como potencialmente problemáticos”. Temos cerca de nove casos em vários escritórios de advocacia“, acrescentou.

Clique aqui


Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome