Pão de Açúcar tem lucro de R$ 1,396 bilhão em 2013

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
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Jornal GGN – O grupo Pão de Açúcar encerrou o quarto trimestre de 2013 com um lucro líquido consolidado de R$ 687 milhões, um aumento de 27,5% em relação ao que foi registrado um ano antes, quando o montante foi de R$ 539 milhões. A margem líquida foi de 4,1%. 

Em 2013, o lucro líquido totalizou R$ 1,396 bilhão, 20,7% superior ao mesmo período do ano anterior (R$ 1,156 bilhão), com margem líquida de 2,4%. O avanço é decorrente do crescimento de vendas, também favorecido pela abertura de lojas do chamado GPA Alimentar (que envolve as marcas Pão de Açúcar e Extra) e da melhoria de rentabilidade na Via Varejo. 

De acordo com os dados divulgados pela empresa, a receita trimestral subiu 15,8%, para R$ 16,9 bilhões, ao passo que a variação anual aumentou 13,4%, para R$ 57,7 bilhões. 

A receita bruta consolidada totalizou R$ 18,8 bilhões no trimestre, com crescimento de 14,9%, por conta do crescimento das vendas ‘mesmas lojas’ de 10,8%, seguindo a tendência de desempenho apresentado no trimestre anterior. No ano, a receita bruta totalizou R$ 64,4 bilhões, impulsionada pelas vendas ‘mesmas lojas’ que atingiram 9% de crescimento, 3 pontos percentuais acima da inflação (IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). 

A estratégia de preços mais baixos da companhia para ganhar mercado custou 2 pontos percentuais na margem bruta, para 26,1%. Mas uma redução de 2,2 pontos percentuais no peso das despesas com vendas, gerais e administrativas como proporção da receita compensou parcialmente a perda de rentabilidade. 

O resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA, em inglês) ficou em R$ 1,3 bilhão, em queda de 1,9% sobre o quarto trimestre de 2012. A margem EBITDA recuou 1,4 ponto percentual, para R$ 7,7%. Excluindo receitas e despesas operacionais consideradas não recorrentes, o EBITDA no período foi de R$ 1,605 bilhão, com alta de 18,8%. A margem operacional, por esse critério, subiu 0,2 ponto percentual, para 9,5%. Em 2013, o EBITDA atingiu R$ 3,814 bilhões, com margem de 6,6%. O EBITDA ajustado alcançou R$ 4,487 bilhões, com margem de 7,8%, superior em 0,7 ponto percentual em relação ao ano de 2012. 

Em 31 de dezembro de 2013, a posição de caixa era de R$ 8,367 bilhões. O acréscimo de R$ 1,281 bilhão em relação a 31 de dezembro de 2012 é decorrente, principalmente, da entrada de caixa no montante bruto de R$ 896 milhões em função da OPA (Oferta Pública de Aquisição) da Via Varejo. 

De acordo com os dados divulgados pela companhia, a administração propôs dividendos a serem distribuídos, considerando antecipações de dividendos aos seus acionistas no valor de R$ 99,4 milhões, realizadas no exercício de 2013. O valor do dividendo a pagar relativo ao exercício findo em 31 de dezembro de 2013 será de R$ 150,5 milhões, o qual corresponde à remuneração de R$ 0,535395 por ação ordinária e R$ 0,588935 por ação preferencial.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

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