Para lojistas, aumento da Selic deve frear o crédito e o crescimento

Jornal GGN – A elevação da taxa Selic em 0,25 ponto percentual para 10,75% ao ano deve frear o consumo das famílias. A previsão é da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de proteção ao crédito.

Com a elevação, a taxa média anual cobrada nas operações de crédito aumenta acima dos 93% (5,67% mensais). Já para as empresas, a taxa pode superar os 47% ao ano (ou 3,31% mensais).

Para o presidente da CNDL, a elevação dos juros não é capaz de resolver sozinha a escalada dos preços. Um controle inflacionário precisa ser realizado por meio de um ajuste fiscal na máquina pública.

Também na opinião do executivo, cortes de gastos de custeio  e a desoneração dos setores produtivos também ajudariam o setor.

Os especialistas acreditam que o aumento da Selic deve frear o ritmo de crescimento do país e terá um impacto nocivo na expansão do crédito e na geração de empregos. Para eles, o aperto inflacionário precisa ser contido, no entanto, é preciso buscar alternativas que não penalizem a atividade econômica.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador