Parente critica proposta de greve em carta aos funcionários

Jornal GGN – Pedro Parente, presidente da Petrobras, se posicionou contra a proposta de greve dos petroleiros em uma carta aos funcionários da estatal nesta semana.

Para ele, as paralisações ocorridas às vésperas do Natal são “totalmente injustificadas”. Desde setembro, a empresa negocia com a categoria, sem chegar em um acordo. Na última proposta da Petrobras, foi previsto um reajuste de 6% nos salários retroativo a setembro, e mais 2,8% a partir de fevereiro.

A oferta foi rejeitada pelos funcionários, que também contestaram a proposta de redução opcional da jornada de tabalho com diminuição proporcional no salário. A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) aprovou um calendário que prevê mobilizações entre os dias 9 e 16 de janeiro.

Para o presidente da estatal, o compromisso da Petrobras com os funcionários não pode ser medido somente através de compensações financeiras.  “A régua que mede o compromisso da Petrobras com seus empregados não é a que concede correções acima da capacidade financeira da empresa, não é a que define projetos e procedimentos que explodiram o endividamento da companhia a ponto de colocar em risco a nossa sobrevivência”, escreveu, criticando as gestões anteriores.

“Essa régua já foi usada no passado e já se provou equivocada. A medida que expressa o nosso compromisso com a nossa força de trabalho é a recuperação da Petrobras”, afirmou.

Na carta, Parente também escreveu 2017 será o “ano da virada” da empresa, pedindo foco dos empregados para cumprir as metas do plano de negócios.

“Será o ano em que seremos medidos pelo cumprimento das promessas ousadas que nós fizemos no nosso planejamento estratégico. Será um trabalho árduo e nós sabemos disso. O que eu gostaria de dizer é que não tenho nenhuma dúvida de que esses objetivos serão alcançados”, disse.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nota oficial da FNP: Pedro Parente, com suas mentiras, bombardei

     

    Nota oficial da FNP: Pedro Parente, com suas mentiras, bombardeia trabalhadores

     

    Por · 04/01/2017

        

    A falácia e o golpe contra a categoia petroleira, contra a Petrobrás e contra o Brasil

    O Sr. Pedro Parente,

    Logo após a categoria demonstrar a insatisfação com a atual gestão corporativa em torno do ACT, fazendo greve em várias bases, em todo o território nacional em época festiva, fica claro que os trabalhadores aguerridos não fogem à luta.

    Na melhor forma midiática de contorcer as informações para proveito próprio, como faz astutamente quando profere que não vai privatizar a Petrobrás e nem vender ativos sem licitação, em negociatas escusas e faz sem pestanejar.

    Pedro Parente bombardeia a força de trabalho com informações, chamando a atenção para a crise na empresa e anuncia para o mercado a antecipação de pagamento de R$ 17 bilhões para o BNDES e R$ 500 milhões para a imprensa burguesa falar mal da empresa, além de incentivar a privatização.

    Na melhor forma de desfacelar a empresa ataca as representações sindicais, divide a força de trabalho e desqualifica os trabalhadores que construíram e defenderam a empresa por todos esses anos.

    Em breve momento passado, a força de trabalho escolheu uma representante no C.A da Petrobrás, que trabalha em prol das vendas de ativos e do capital, usando o mesmo discurso.

    A categoria petroleira tem que usar tudo isso elencado como reflexão e verificar de que lado tem que atuar, analisar que estamos em tempos difíceis e que a única forma de defender a Petrobrás é a união de todos da categoria.

    As críticas para as representações sindicais devem ser feitas e cobradas, pois tratam de trabalhadores concursados, que se dedicam em defesa da Petrobrás, diferentemente do Sr. Pedro Parente que tem o objetivo de privatizar o maior patrimônio deste país.

    Temer e Parente disseram que a Petrobrás não teria cargo político. Mas, Parente é indicação política.

    A FNP repudia a falácia do Sr. Pedro Parente, sem concurso, e desafia o mesmo a uma discussão respeitosa, ao vivo, para toda a força de trabalho de vários questionamentos sobre sua atuação na empresa, incluindo nomear gerente de RH de fora para atuar como auditor e assediador de privatização da empresa.

    A análise que devemos fazer nesse momento de crise política econômica é quem ganha com a privatização do petróleo e da Petrobrás? Quem ganha com a retirada de direitos dos trabalhadores?

    Feita a análise, se verificará quem fala a verdade para a força de trabalho e quem defende o verdadeiro direito dos trabalhadores. A FNP entende que todos os trabalhadores do Sistema da Petrobrás, ou seja, gerentes e coordenadores, e todos os cargos comissionados fazem parte da categoria e saberão agir no momento devido, defendendo seus direitos e a Petrobrás.

    O Sr. Pedro Parente não tem competência para presidir a Petrobrás. A sua única competência é a venda de ativos a preço vil e por isso já responde processo nesse sentido.

    A FNP convoca todos da categoria para repudiar essas ações anticategoria e sindicais através de comentários nas próprias matérias.

    A categoria petroleira é tão grande quanto a Petrobrás e não vai baixar a cabeça.

    Novo ano, nosso desafio: é hora de virar o jogo agora!

    Enquanto isso

    O conselho de administração da Petrobrás mudou as regras do jogo, com o jogo em andamento. A Srª. Betânia foi eleita para um mandato de um ano e, recentemente, este Conselho prorrogou o mandato por mais um ano. Seguiu os trâmites legais para tanto. Portanto, o questionamento à legalidade não está em questão, mas sim à legitimidade e, principalmente ao ferimento da autonomia do cargo representativo dos trabalhadores. Ora, se o conselho passa a decidir se um mandato dos trabalhadores é prorrogado por mais um ano, esta representante eleita pelos trabalhadores passa a ser indicado pelos conselheiros. Quem o escolheu por mais um ano? Os conselheiros e não os trabalhadores que ela deve representar.

    Se a Srª. Betânia tem compromisso com a democracia, deve, no mínimo, consultar a base quanto à prorrogação do mandato. Exigimos da Petrobrás e do Sr. Pedro Parente, que respeite a autonomia do movimento dos trabalhadores e organize a eleição.

    Vimos no último período diversas manifestações de conivência com o desmonte da empresa por parte da Srª. Betânia. A aprovação da presidência do Sr. Pedro Parente, abstenção em temas importantes como a venda da NTS, o não tratamento das informações públicas, a defesa do plano de negócios, do Sr. Parente e do Sr. Nelson Silva, que tiveram votos favoráveis pela atual representante e a negativa em realizar debates, em ir na AEPET, deve explicar por que o Conselho e Administração quer por mais um  ano e porque a Petrobrás oferece a comunicação interna para ela, algo já solicitado e negado para outros representantes.

    Fora Pedro Parente!
    Fora Betânia!
    Eleições neles!

    http://fnpetroleiros.org.br/?p=12628

     

     

  2.  Peter Parente Acabou de

     Peter Parente Acabou de aumentar  o diesel em  6 % , e ainda não confirmado  deu no VALOR ( GROUBO )  que  a Petrobras teria vendido a REFINARIA  RLAM DA BAHIA DE PORTEIRA FECHADA  DUTOS , e  TERMINAL MADRE DE DEUS   …..PARA FRANCESA TOTAL

    Não foi confirmado pela empresa mas se a noticia vem da GROUBO que é a sucursal do GOLPE tem alguma verdade escondida nisso ……

     

     

     

    1. peter….

      Deu no Estadão: Em 2016 a Petrobras dobra seu valor na Bolsa de Valores. No ano que bombardeamos a empresa, acusamos de destruida, de corrupta, de quebrada, de falida. No ano que dissemos ao mundo que só foi usada para corrupção, que foi totalmente extorquida. No ano em que gritamos ao mundo que a empresa e o Brasil não tem capacidade, competência nem carater, ela dobra de tamanho. “Quem desdenha quer comprar”., Ou melhor, falando sobre Golpistas da Privataria: “Quem desdenha quer vender”. Multinacionas agradecem elo tiro no pé. Mas prometem, brasileiros sempre poderão cuidar da limpeza dos pateos, da vigilância das portarias e preparar o cafézinho.   

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador