Piora no prognóstico inflacionário deve comprometer Orçamento de 2022

Revisão de 6,2% para 8,4% ao final de 2021 pressiona teto de gastos e pode estrangular contas do próximo ano

Jornal GGN – A revisão da projeção oficial do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) ao final deste ano saltou de 6,2% para 8,4%, o que não só pressiona o teto de gastos como pode gerar um estrangulamento das contas de 2022.

O governo estimou um INPC de 6,2% em 2021 para elaborar o Orçamento do próximo ano e, segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo, tal prognóstico era considerado defasado por integrantes do Ministério da Economia e pelo mercado, que esperava algo acima de 8%.

Clique aqui e veja como colaborar para o GGN seguir com seu jornalismo independente

As estimativas do governo federal consideram que, para cada 0,1 ponto percentual adicional, os gastos aumentam R$ 790 milhões no ano, uma vez que aposentadorias e pensões são corrigidas pela inflação. Desta forma, a atualização dos cálculos pode gerar um gasto adicional de R$ 17,4 bilhões.

Como o Orçamento de 2022 foi calculado ocupando todo o espaço de gastos, quaisquer aumentos nas despesas precisam ser compensados com cortes em outras áreas, e não se sabe como isso será feito sem que os serviços públicos sejam comprometidos de alguma forma.

Leia Também

Guedes apela ao STF para adiar precatórios

A ameaça da estagflação, por Eleutério F. S. Prado

A ilógica da economia 1 : o sistema de metas inflacionárias

Economia se torna teto de vidro do governo Bolsonaro

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Caríssimo Nassif. E a Evergrand. Quebra ou não quebra? Quais seriam os reflexos se quebrar? Caso contrário, a máxima “grande demais para quebrar” realmente prevalece?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador