Por que os salários na Disney são tão baixos?, por Paulo Gala

A produtividade dos serviços tradicionais é a mesma no mundo todo. Os turistas gastam num dia o que a maioria dos funcionários ganha no mês.

Por que os salários na Disney são tão baixos?

em seu blog

O universo Disney é incrível! A empresa vale hoje 150 bi u$ na bolsa. Só a franquia Star wars foi comprada por U$2bi. O universo de criação, design, arquitetura pra construir esse império é fantástico, paga altíssimos salários para profissionais que fazem isso em moram em NY e LA.

Na Disney mesmo os salários são baixíssimos e os atendentes, lojistas, controladores de brinquedos, mickey e patetas mal conseguem chegar no final do mês com seus salários.

Serviços sofisticados (tradicionais) não criam uma sociedade menos desigual e que pagam bons salários. A produtividade dos serviços tradicionais é a mesma no mundo todo. Os turistas gastam num dia o que a maioria dos funcionários ganha no mês.

Isso revolta até mesmo a neta de Walt Disney, uma das grandes herdeiras do império Disney com patrimônio avaliado em u$500M.

Serve de lição para Brasil e muitos outros países emergentes. Orlando é uma espécie de Meca do emprego de baixa qualificação. Atrai milhares de pessoas com baixa qualificação para prestar os serviços simples. Atividades econômicas mais sofisticadas demandam engenheiros, capacidades produtivas, capital humano, etc.

Na Disney a parte de design, criação, produção recebe o grosso do faturamento: os serviços sofisticados são o caminho para o desenvolvimento econômico. Assim funciona a economia.

Herdeira da Disney revoltada:

https://www.nytimes.com/2019/04/23/business/media/disney-heiress-attacks-pay-practices.html

Baixos salários na Disney:

https://www.theguardian.com/commentisfree/2018/jun/07/disneyland-workers-living-wage-disney-inequality

matéria sobre o tema:

https://oglobo.globo.com/economia/herdeira-do-imperio-disney-visita-disneylandia-disfarcada-fica-chocada-com-condicoes-de-trabalho-23812201?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=O%20Globo

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora