Preços sobem na zona do euro e aliviam temores de deflação

 

Jornal GGN – Os preços aos consumidores na zona do euro subiram pelo segundo mês seguido em março. O índice anual de preços ao consumidor nos 19 países que usam o euro recuou 0,1%, de acordo com comunicado da agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, nesta sexta-feira (17).

O Banco Central Europeu (BCE), que lançou um programa de compra de títulos para impedir a deflação, comemorou o avanço de 1,1% no preços sobre o mês de fevereiro, após uma série de leituras mensais negativas. Embora aquém das expectativas dos especialistas de mercado, que previam um aumento de 1,2%, o cenário parece estar mudando.
 
O presidente do BCE, Mario Draghi, disse nesta semana que está comprometido com o “quantitative easing” do banco, um alívio para alguns economistas que se preocupam que as projeções do banco sobre preços aos consumidores –de inflação de 1,8 por cento em 2017– são otimistas demais.
 
Os números agradam, mas não o suficiente para tirar a inflação anual do território negativo. Mesmo assim, analistas dizem ser mais um sinal positivo para o bloco que busca escapar de uma deflação prolongada.
 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador