Regulador bancário da UE aconselha bancos a evitar bitcoins

Jornal GGN – As instituições bancárias da União Europeia vão parar de oferecer contas de consumidores em moedas virtuais, como bitcoins, até que garantias regulatórias estejam em vigor. As informações são do regulador bancário do bloco do euro e foram divulgadas nesta sexta-feira (4).
 
A bitcoin, a mais conhecida entre cerca de 200 moedas geradas virtualmente, começou a circular em 2009 e a aceitação tem aumentado já que cada vez mais comerciantes tem permitido seu uso para pagamentos de produtos e serviços.
 
Diferentemente de dinheiro convencional, as bitcoins não são apoiadas por um governo ou banco central e por isso, passaram a ser examinadas detalhadamente depois que a bolsa Mt.Gox, baseada em Tóquio, entrou em falência em fevereiro, após perder estimados 650 milhões de dólares em bitcoins de clientes.
 
A Autoridade Bancária Europeia propôs uma nova estrutura regulatória, além de aconselhar os bancos a ficarem longe de moedas virtuais até que regras estejam em vigor. O conselho para as instituições ainda permite que empresas financeiras mantenham um relacionamento de conta corrente com empresas ativas em moedas virtuais.

 
Entre as novas regras que o regulador quer implementar está a exigência de que bolsas de moedas detenham capital, para caso entrem em falência, como no caso da Mt. Gox, tenham recursos para proteger os clientes.
 
Com informações da Reuters.
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem entende como funcona o

    Quem entende como funcona o sistema de reservas fracionárias sabe pq do “medo” das moedas não controladas por bancos centrais.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador