Repasse à agricultura familiar está em debate no Senado

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal deve votar em breve um projeto que visa a estabelecer maior equidade na distribuição, entre os estados, de recursos públicos federais destinados à agricultura familiar e aos empreendimentos familiares rurais.

Segundo informações da Agência Senado, a proposta (PLS 8/2012), do senador Ciro Nogueira (PP-PI) determina que os recursos previstos no orçamento da União para implantação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais sejam distribuídos proporcionalmente ao número de estabelecimentos de agricultura familiar ou de empreendimentos familiares rurais existentes em cada estado, conforme dados do Censo Agropecuário. O mesmo critério será aplicado aos recursos previstos no Plano Safra da Agricultura Familiar, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, o qual deverá explicitar o montante destinado a cada estado.

O projeto também contém um dispositivo que determina que, caso não haja contratação integral dos recursos de crédito disponibilizados para um estado, os valores disponíveis serão remanejados para contratação no estado da mesma região que apresente o maior número de agricultores familiares. Entretanto, toda a destinação de recursos ficará sujeita ao rito de discussão do orçamento da União.

Ciro Nogueira aponta uma tendência à concentração regional na distribuição desses recursos. Na justificação do projeto, ele afirma que “são históricas e muito bem conhecidas as diferenças de desenvolvimento entre os estados e as regiões do país”. Em sua opinião, as disparidades não poderão ser eliminadas se persistir a má distribuição dos recursos públicos destinados a reduzir tais diferenças.

Relator da matéria na CAE, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) é favorável à iniciativa. Ele diz que, entre 2000 e 2007, o maior número de agricultores familiares se concentrava na Região Nordeste, ao passo que a Região Sul foi a que obteve a maioria dos contratos e recursos do Pronaf. O senador acredita que o projeto atende aos objetivos constitucionais de erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades no Brasil e, por isso, recomenda sua aprovação.

Após a análise da CAE, o projeto seguirá para as Comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), cabendo à última a decisão terminativa.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador