Setor de máquinas e equipamentos retrai 14,8% em outubro

 
Jornal GGN – De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), o setor teve redução de 14,8% na receita líquida total em outubro na comparação com janeiro. Em relação a outubro do ano passado, a redução foi de 22%, e, no acumulado de 2016, o recuo foi de 26% na comparação com o mesmo período do ano anterior. 
 
Também foi registrada diminuição na receita do consumo aparente – a soma da produção com as importações, menos as exportações – de 6,2% na comparação entre outubro e setembro. A queda foi de 33,9% em relação ao mesmo mês do ano passado e de 26,4% no acumulado do ano. 

 
Para a Abimaq, a esperada retomada dos investimento foi “definitivamente frustrada”. A entidade diz que os resultados mostram a continuidade da recessão, agravada pela volatilidade do câmbio e pela manutenção das taxas de juros em patamares elevados. 
 
 
Em relação aos empregos, o número de pessoas ocupadas no setor de máquinas e equipamentos teve alta de 0,4% em outubro, ficando em 303,5 mil trabalhadores. Porém, o número representa queda de 5,4% na comparação com outubro de 2015.
 
As receitas com exportações do setor caíram 1,9% entre setembro e outubro, sendo que os principais destinos são a América Latina, Europa e Estados Unidos. Houve alta de 3,9% em relação a outubro do ano passado e de 1,3% no acumulado do ano.
 
Já as receitas com importações aumentaram 11,3% em outubro. No acumulado do ano, a queda  importações atingiu 18,9% e, em relação a outubro do ano passado, o recuo foi de 23,6%.
 
Foi registrado o maior déficit da balança comercial do setor, com US$ 512,3 milhões em outubro deste ano, resultado 32,2% maior do que setembro deste ano. Porém, o déficit é 41,8% menor ao registrado em outubro de 2015. No acumulado do ano, o déficit foi US$ 6,74 bilhões, valor 32% menor do que o registrado no mesmo período de 2015.
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador