Sobre a Deloitte

Por Fabio (o outro) 

A DELOITTE é uma empresa de auditoria que está no Brasil desde 1911.

Ao contrário do que já vi publicado nestes últimos dias , é uma empresa global , com sede nos EUA. Não é alemã , como disse um site , nem tem sede no REINO UNIDO.

http://en.wikipedia.org/wiki/Deloitte

A empresa tem sua matriz americana , e as afiliadas em cada país operam de modo autônomo , mas tendo que seguir certas diretrizes estabelecidas pela matriz. Inclusive sofrem inspeções periódicas da matriz para verificar se seguem os padrões de qualidades estabelecidos.

Em cada país que opera , não só a DELOITTE , mas todas as grandes empresas de auditoria, têm seus sócios locais. Como se fossem franqueados, autorizados a operar pela empresa matriz.

AdelA DELOITTE incorporou a empresa de auditoria ARTHUR ANDERSEN, após outro escândalo envolvendo fraudes contábeis nos EUA : o caso ENRON em 2001. A matriz americana da ARTHUR ANDERSEN faliu ,e em cada país onde a DELOITTE operava , e também existiam escritórios da ANDERSEN, ficou acordado que a DELOITTE assumiria as operações da ANDERSEN.

As grandes empresas de auditoria sempre formaram um grupinho fechado. Já chegaram a ser as BIG SIX. Hoje forma as BIG FOUR (Deloitte, KPMG , Price Waterhouse e Ernst Young). Pode-se afirmar que juntas , auditam o balanço da maior parte das grandes empresas mundiais.

Elas acompanham a expansão das empresas multinacionais, e se instalam nos países onde estas multinacionais iniciam operações para poder auditar suas susbsidiárias.

A DELOITTE por exemplo, além de auditar inúmeras empresas de capital aberto listadas na BOVESPA, também tem em sua carteira as filias de empresas do porte de General Motors , Basf , Anglo American , Dow Química , e muitas outras.

O resultado final de um trabalho de auditoria independente é um lacônico parecer , que pode ser :

1. sem ressalva : este é o caso do parecer dado pela DELOITTE ao Banco Panamericano. Após revisar as contas da empresa, os auditores concluem que as demonstrações contábeis refletem sua situação patrimonial em todos os aspectos relevantes. Consultem em :
http://www.panamericano.com.br/site/content/institucional/docs/2010/bala…

2. com ressalva : quando o auditor discorda de algum ponto específico e relevante das demonstrações contábeis, ele ressalta esse ponto em seu parecer , sem discordar com o restante das demonstrações.

3. adverso : quando o auditor discorda das demonstrações contábeis elaboradas pela empresa como um todo.

4. abstenção de parecer : quando por algum motivo , o trabalho do auditor foi limitado e ele não teve acesso a documentos , ficando impossibilitado de formar uma opinião.

Segundo informações disponíveis na internet :
http://www.mzweb.com.br/panamericano/web/arquivos/Panamericano_FormRef_C…

a remuneração anual da DELOITTE para prestar esse parecer foi de R$1.139 mil. Isso mesmo que leram , por extenso : Hum milhão, cento e trinta e nove mil REAIS !!!

Sempre que estoura um escândalo envolvendo fraudes contábeis, não há como não respingar nessas empresas. Ontem , os vários sites que acompanham o assunto publicaram que :
http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1982945&path…

a Deloitte afirmou em nota que não irá emitir comentários sobre o episódio, em conformidade com seu Código de Ética e Conduta Profissional e em respeito aos compromissos de confidencialidade assumidos com o banco.

É uma situação curiosa. Se a DELOITTE recebeu essa bolada do Panamericano e assumiu com eles um acordo de confidencialidade , cabe perguntar a esses senhores :

“ Sempre que um investidor selecionar uma empresa na qual pretende colocar seu capital , e ver estampado no final do balanço dessa empresa um parecer sem RESSALVAS com o distintivo DELOITTE , isso vale alguma coisa , ou quer dizer apenas que o item DESPESAS desse balanço foi substancialmente onerado por serviços de auditoria ? “

O sócio da DELOITTE que assina o parecer do Banco Panamericano, conforme consta , é o senhor OSMAR AURÉLIO LUJAN. A rubrica deste senhor também pode ser vista no parecer de outras instituições financeiras, tais como :

Banco Pine ( tem ações na bolsa ) :
http://ri.bancopine.com.br/web/arquivos/DF_1T10_port.pdf

Fundo de Investimento Rural :
http://www.rural.com.br/produtos/pdf/RURAL%20CDI%20MAXI_CVM.PDF

Midway Financeira :
http://www.midwayfinanceira.com.br/down/0902-Publicacao-semestral-Dez200…

Muito bem , aqui vai novamente a pergunta e uma consideração :

Se alguém decidir analisar as demonstrações contábeis dessas instituições levando em consideração o parecer emitido pela DELOITTE , isso vale alguma coisa ? Ou o serviço da DELOITTE se resume a um acordo de confidencialidade entre ela e o seu remunerador , como ela mesma disse em nota ontem ?
Cabe a ela responder.

Mas a mim parece que, ao menos em relação a empresas abertas que captam recursos do público em geral e que divulgam seus números como prestação de contas a esse público , está na hora de essas empresas de auditoria terem maior responsabilidade sobre seu trabalho, que justifique os honorários astronômicos que cobram.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome