Superávit comercial do euro sobe, mas ainda não reflete sanções

Jornal GGN – O superávit comercial dos 18 países que usam o euro atingiu 16,8 bilhões de euros em junho contra 15,7 bilhões de euros em junho do ano anterior, já que as exportações cresceram mais do que as importações. Em maio o superávit chegou a 15,4 bilhões de euros. Os dados são da agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat.

As exportações não ajustadas sazonalmente subiram 3% durante o ano até junho depois de inalteradas em maio. As importações avançaram 2%, também após ficarem inalteradas em maio.

Numa base ajustada sazonalmente, as exportações recuaram 0,5% e as importações avançaram outros 0,5% em junho sobre maio.
 
O índice cresceu mais do que o esperado em junho ante o ano anterior, mas, segundo especialistas, a melhora não reflete o efeito total das sanções retaliatórias impostas pela União Europeia e Rússia devido ao conflito na Ucrânia.

 
A União Europeia adotou sanções contra a Rússia em julho, que só tiveram efeito em agosto. Vários líderes europeus foram contra as sanções, chamando-as de “ameaça à frágil recuperação da região”.
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador