TikTok: A história de um gigante da mídia social

Como um aplicativo atraiu milhões de usuários, mas passou a ser visto como um risco de segurança nacional em apenas dois anos?

GETTY IMAGES
TikTok: A história de um gigante da mídia social

O presidente Donald Trump alertou que proibirá o TikTok, a menos que uma empresa americana compre suas operações nos EUA. Então, como um aplicativo atraiu milhões de usuários, mas passou a ser visto como um risco de segurança nacional em apenas dois anos?

Sozinho, um ursinho de goma vermelho no alto de um palco mal iluminado e a voz inconfundível de Adele cantando. Então, quando a multidão invisível se junta à próxima linha, a câmera se abre para revelar centenas de outros ursinhos de goma cantando junto com Someone Like You.

É bobo e fofo e extremamente assistível. E para o novato aplicativo de vídeo TikTok, ele fez mais em 15 segundos do que os orçamentos de milhões de marketing.

Publicado em dezembro de 2018, rapidamente acumulou milhões de visualizações no aplicativo, mas – mais importante – foi captado por milhares de imitadores em outras redes sociais.

O mundo foi alertado para o aplicativo e o TikTok atraiu um público vibrante, criativo e jovem de centenas de milhões.

Ursinhos de gomaTIKTOK / @ DAVIDKASPRAK
O vídeo da Adele provocou uma tendência nas mídias sociais

As origens do TikTok são diferentes da história inicial de contos de fadas que ouvimos antes. Este não é um império construído por dois amigos com uma ótima idéia na garagem da mãe.

Na verdade, começou a vida como três aplicativos diferentes.

O primeiro foi um aplicativo chamado Musical.ly, lançado em Xangai em 2014, mas tinha fortes vínculos comerciais nos EUA e um público saudável nesse mercado importante.

Em 2016, a gigante tecnológica chinesa ByteDance lançou um serviço semelhante na China chamado Douyin. Atraiu 100 milhões de usuários na China e Tailândia no espaço de um ano.

A ByteDance decidiu que estava interessada em algo e queria expandir sob uma marca diferente – TikTok. Então, em 2018, ele comprou o Musical.ly, dobrou e começou a expansão global do TikTok.

O segredo do TikTok está no uso da música e em um algoritmo extraordinariamente poderoso, que aprende quais conteúdos os usuários gostam de ver muito mais rápido do que muitos outros aplicativos.

Os usuários podem escolher entre um enorme banco de dados de músicas, filtros e clipes de filme para sincronizar os lábios.

Inspirou algumas tendências enormes, como a Old Town Road, de Lil Nas X, ou Bored in the House, de Curtis Roach. Até o tema da BBC News viralizou quando os britânicos fizeram pouco caso dos briefings diários sobre coronavírus.

Muitas pessoas passam a maior parte do tempo na página Para você. É aqui que o algoritmo coloca o conteúdo na frente dos usuários, antecipando o que eles apreciarão com base no conteúdo com o qual já se envolveram.

Também é onde mostra o conteúdo que acha que pode se tornar viral. A ideia é que, se o conteúdo for bom, ele viajará, independentemente de quantos seguidores o criador tenha.

Muitas comunidades TikTok surgiram, reunidas pelos tipos de conteúdo de que gostam ou pelo seu senso de identidade.

Comunidades como “Alt” ou “Deep” geralmente apresentam criadores que não estão necessariamente procurando preencher suas carteiras, mas que estão simplesmente na plataforma para criar conteúdo engraçado ou informativo. Para eles, não se trata de conquistar a atenção de grandes marcas – é de encontrar pessoas que pensam da mesma forma.

O crescimento do TikTok e de seu aplicativo irmão Douyin foi rápido.

Em julho do ano passado, os aplicativos já tinham um bilhão de downloads em todo o mundo, dos quais 500 milhões eram usuários ativos. Um ano depois, eles estavam com dois bilhões de downloads e cerca de 800 milhões de usuários ativos.

Gráfico do TikTok

O rápido crescimento do aplicativo também colocou o TikTok na vanguarda das mentes dos políticos. O que significa ter um aplicativo chinês tão rapidamente se tornando uma grande parte da vida moderna?

Embora as acusações sejam vagas, a Índia e os EUA têm preocupações de que o TikTok esteja coletando dados confidenciais de usuários que poderiam ser usados ​​pelo governo chinês para espionagem. Alega-se que todas as grandes empresas chinesas têm uma “célula” interna responsável pelo Partido Comunista Chinês , com muitos de seus agentes encarregados de reunir segredos.

A Índia proibiu inicialmente o TikTok em abril de 2019, depois que um tribunal ordenou sua remoção das lojas de aplicativos em meio a alegações de que estava sendo usado para espalhar pornografia. Essa decisão foi anulada em recurso.

Quando baniu o TikTok novamente , junto com dezenas de outros aplicativos de propriedade chinesa em junho de 2020, o governo indiano disse ter recebido reclamações sobre aplicativos “roubando e transmitindo sub-repticiamente os dados dos usuários”.

O governo dos EUA abriu uma revisão de segurança nacional da plataforma no final de 2019, depois que um legislador democrata e republicano sugeriu que isso representava um risco .

Mais recentemente, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, afirmou que o TikTok estava entre vários aplicativos chineses “alimentando dados diretamente para o Partido Comunista Chinês” .

O Gabinete do Comissário da Informação do Reino Unido e as agências de inteligência australianas estão investigando o aplicativo, mas não revelaram o que estavam procurando.

É claro que vale a pena notar que as relações entre esses países são tensas, com os EUA em desacordo com a China sobre o comércio, as forças indianas e chinesas envolvidas em confrontos nas fronteiras e o Reino Unido se opondo às novas leis de segurança em Hong Kong.

Exatamente o que o TikTok faz com os dados é contestado.

Sabemos pela sua política de privacidade que ele coleta uma quantia enorme, incluindo:

  • Quais vídeos são assistidos e comentados
  • Dados de localização
  • Modelo de telefone e sistema operacional
  • Ritmos de teclas quando as pessoas digitam

Também foi revelado que ele lia as pranchetas de copiar e colar dos usuários , assim como dezenas de outros aplicativos, incluindo Reddit, LinkedIn e o aplicativo BBC News, e nada de sinistro foi descoberto.

A maioria das evidências aponta que a coleta de dados do TikTok é comparável a outras redes sociais com fome de dados, como o Facebook.

No entanto, diferentemente de seus rivais nos EUA, o TikTok diz que está disposto a oferecer um nível de transparência sem precedentes, a fim de aliviar alguns dos medos sobre sua coleta e fluxo de dados.

O novo executivo-chefe da TikTok, Kevin Mayer, um ex-executivo americano da Disney, disse que permitiria que especialistas examinassem o código por trás de seus algoritmos. Isso é extremamente significativo em um setor em que dados e códigos são protegidos de perto.

No entanto, as preocupações não são apenas sobre quais dados são coletados, é também mais teórico – o governo chinês poderia obrigar a ByteDance a entregar dados?

As mesmas preocupações foram levantadas sobre a Huawei.

A Lei de Segurança Nacional de 2017 na China obriga qualquer organização ou cidadão a “apoiar, ajudar e cooperar com o trabalho de inteligência do estado”.

No entanto, como a gigante chinesa de telecomunicações Huawei, os chefes da TikTok disseram repetidamente que, se isso acontecesse, “definitivamente recusaríamos qualquer solicitação de dados”.

Zhang YimingGETTY IMAGES
O fundador da ByteDance, Zhang Yiming, é a décima pessoa mais rica da China, segundo a Forbes Rich List.

Outra preocupação é a possibilidade de censura ou o aplicativo ser usado para influenciar debates públicos.

O TikTok é uma das primeiras plataformas para as quais muitos jovens compartilham conteúdo de ativismo social.

Em maio, promoveu o #BlackLivesMatter como uma tendência. Mas, mesmo quando a hashtag atraiu bilhões de pontos de vista, houve críticas de que o conteúdo dos criadores de negros estava sendo suprimido e que as hashtags relacionadas aos protestos estavam sendo ocultadas.

Não é a primeira vez que o algoritmo do TikTok é criticado pela maneira como o conteúdo é escolhido.

Um relatório do The Intercept sugeriu que os moderadores haviam sido incentivados a desvalorizar o conteúdo de alguém considerado muito “feio” ou ruim .

No ano passado, o Guardian informou que o material censurado pelo TikTok é considerado politicamente sensível , incluindo imagens de protestos na Praça da Paz Celestial e demandas de independência tibetana.

Mais informações do Washington Post sugeriram que moderadores na China tiveram a última palavra sobre se os vídeos foram aprovados.

A ByteDance disse que essas diretrizes foram extintas e que toda moderação é independente de Pequim.

No entanto, as discussões que ocorrem com a Microsoft sobre a possibilidade de comprar as operações da TikTok nos EUA mostram que é um dos produtos de tecnologia mais significativos em anos.

O TikTok surgiu como um local de encontro para menores de 25 anos, enquanto aplicativos como o Twitter e o Instagram são frequentemente vistos como sendo para usuários mais velhos.

Mas para aqueles que usam o TikTok para ouvir suas vozes, a possibilidade de uma proibição parece uma perda.

Os downloads dos concorrentes de aplicativos de vídeo de formato curto Byte e Triller aumentaram nos EUA enquanto os usuários se preparam para pular de navio.

Mas muitos, ao que parece, se apegam ao TikTok até o último momento – se esse momento chegar.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. TIRO CURTO.Bob Jeferson é o maior marginal da política brasileira,vamos combinar.Sempre teve e tem como estratégia para seus fins políticos,o que há de mais putrefato da alma humana.
    O que ele disse sobre os Ministros Fachin e Barroso em uma entrevista de rádio,é estarrecedor,repugnante e com direito a vômitos.
    Quem semeia ventos,colhe tempestades.Confrsso que estou chocado.

  2. Seu únici e grande erro é não ser americano e ser melhor que o tiktoc deles. Só isso, e não é pouca coisa, mesmo tendo um americano no comando da corporação nos steites.
    Por que o governo dos EUA não denuncia o presidente americano da empresa de espionagem e alta traição a favor da China?

  3. Tudo que acusam o tiktok + governo chines, o google, a Microsoft, o facebook/instagram/whatsapp e a apple fazem com o governo americano a ANOS. É muita hipocrisia dos EEUU, aliás como sempre, defendem “democracia” promovendo golpes, manipulando dados online, acusam os outros dos crimes que eles mesmo praticam, são simplesmente detestáveis.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador