Um mundo de ostentação e egoísmo: 39% da riqueza nas mãos de 0,4% da população

Somente essas pessoas possuem mais de US$ 400 bilhões!


A acumulação de riquezas nas mãos de cada vez menos pessoas tem se acentuado.  Estados Unidos e Europa, que passam por uma crise econômica persistente, em flagrante e revoltoso contraste, possuem dois terços dos milionários do planeta.
O mundo testemunha uma dramática piora dos indicadores sociais nos países ricos.  Os mais pobres perdem oportunidades e suas economias, mas alguns poucos continuam enriquecendo, aproveitando a “chance de lucrar”, torcendo, inescrupulosamente, por recessão global e ganhando sobre o desespero da esmagadora maioria da população.
Movimentos como o Occupy Wall Street denunciam a jogatina do sistema financeiro, a ganância absurda dos bancos e sua ética da acumulação de riquezas desenfreada e egoísta, sem enfrentar a regulação por parte dos mecanismos de controle de capital dos estados, a despeito da crise porque passam milhões de pessoas que perdem suas casas, seus empregos e suas vidas.
No Rio de Janeiro um grupo de aproximadamente 150 pessoas, do Ocupa Rio,  tomou a praça da Cinelândia no Rio de Janeiro no sábado dia 15 de outubro e fazem nova ocupação neste sábado, dia 22, para conscientizar a sociedade contra esta desigualdade que maltrata a humanidade.
Pois bem, o total de riqueza acumulada pelas pessoas do ranking que ilustra esta postagem é quase do tamanho de toda a riqueza da Colômbia, um país com 46 milhões de habitantes!

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador