Venda de veículos cresce 21,8% no país

A venda de veículos novos cresceu 21,8% em abril, na comparação com março, segundo dados divulgados hoje (9) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Foram licenciados, no mês passado, 293.240 veículos. Em relação a abril de 2013, houve queda de 12,1% nas vendas.
 
No acumulado deste ano, foram comercializados 1,1 milhão de veículos, contra 1,16 vendidos no mesmo período do ano passado, o que representa uma queda de 5%. Estes dados incluem automóveis leves, comerciais leves, caminhões e ônibus.
 
Quanto aos veículos importados, houve alta de 24,7% nas vendas em abril, na comparação com março. Foram vendidos no mês passado 49.661 veículos importados. Em relação a abril de 2013, houve queda de 18,1%.

Já os veículos nacionais apresentaram alta de 21,2% em abril, em relação a março. Foram vendidos 243.579 veículos durante abril, sendo que, na comparação com abril de 2013, foi registrado queda de 10,8%.
Redação

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cresceu ou diminuiu?

    Cresceu ou diminuiu?

    [[[[…SÃO PAULO, 9 Mai (Reuters) – A produção brasileira de veículos em abril cresceu 1,6% sobre o fraco resultado de março, mas despencou 21,4% sobre o mesmo mês do ano passado, pressionada por recuo nas vendas no mercado interno e exportações na comparação com 2013.

    O setor produziu 277,1 mil veículos em abril, informou nesta sexta-feira (9) a associação de montadoras, Anfavea. Com o desempenho, a indústria acumula produção de 1,07 milhão de veículos no ano até abril, queda de 12% sobre o primeiro quadrimestre de 2013….]]]

    http://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2014/05/09/producao-de-veiculos-do-brasil-em-abril-tomba-21-sobre-um-ano-antes.htm

    1. Eu já acho que a gente nem

      Eu já acho que a gente nem precisa de tanto carro, ou pelo menos usar o tempo todo. Concordo quando di que faltam estradas, mas na verdade é preciso quebrar uma estrutura forte que é a mentaidade de brasileiros de todas as classes de que carros é status.

  2. Mantem as vendas, diminuem a

    Mantem as vendas, diminuem a produção, reduzem os estoques. Receita basica de oferta e demanda direcionada. Assim podem manter os preços nas alturas e se bobear mais uma ajudinha do governo.

  3. Que crise hein!!!

    Vendas de automóveis são um indicador importante da dinâmica da economia.

    Que crise é essa que só existe na mídia?

    1. Cê não entendeu Ruy, segundo

      Cê não entendeu Ruy, segundo o novo achado das Organizações Marinho (ouvindo seus especialistas até em Teorias Sobre os 3 primeiros nanosegundos do Universo) o novo gargalo é a produtividade baixa, é esse o Santo Graal que deve ser buscado; acréscimos na venda de automóveis de maneira alguma nos dizem que estamos no caminho de uma economia robusta ou socialmente justa, estamos sim com baixíssima produtividade uma vez que esses mesmo 200 mil e tantos carros podem muito bem ser fabricados (e vendidos também) por 1/5 desses trabalhadores.

      Essa vai ser uma das cantilenas que ouviremos até Outubro: baixa produtividade, nossa economia não vai prosperar com essa produtividade tão baixa!!!

      E outra, essa baixa produtividade é, pode acreditar, a desculpa esfarrapada da Globo (o gancho para Aócio) justificar um índice de desemprego de “1º mundo”… nada desses 5% que estamos vivenciando, o grande lance é pular para os 20% que estão rondando a Europa.

  4. Off Topic: espionagem em carros norte americanos

    Ja que o assunto eh carros, o aviso vai pra todo mundo que ainda nao sabe:

    TODA a telemetria do meu carro vaza ao vivo, em real time, para o governo dos Estados Unidos, e eh igualmente monitorada AO VIVO, EM REAL TIME.

  5. Veja você mesmo

    Os dados divulgados estão em

    http://www.anfavea.com.br/cartas/Carta336.pdf

    As vendas cresceram em relação ao mês anterior 21,8%.

    A produção cresceu em relação ao mês anterior 1,6%

    Comparados ao mesmo mês do ano anterior, o melhor ano da história da indústria automobilistica brasileira, houve diminuição de 12,1% nas vendas e de 21,4% na produção.

    Isso pode indicar que agora está sendo feito um ajuste na produção, para adequa-la ao nível de vendas, que indica que não repetirá o do ano passado, por motivos de amplo conhecimento da indústria. Eventos internacionais no Brasil, redução de impostos que não se repetiram, por exemplo.

    Acho que o Joel Leite estava certo. Se o preço final aumenta, o mercado diminui. E vice versa. Parece que os lucros se mantêm. Assim como as notícias de investimentos por parte dos fabricantes.

  6. Tendencioso

    Desculpe Nassif, mas não posso deixar passar essa notícia em branco.

    Você criticou em outro post a leitura da pesquisa Datafolha feita pela FSP, dizendo que eles só focaram na parte vazia do copo, deixando de lado o aspectos mais positivos. Mas aqui você faz exatamente o mesmo com o seu título, ignorando fatos e tendências claramente negativos da produção e venda de veículos no Brasil. 

    Março foi um péssimo mês, portanto crescer, mesmo mais de 20%, foi até moleza. O mais importante é o fato que as vendas foram menores que o ano passado, tanto no mês quanto no acumulado. Isso é a notícia realmente importante e que precisa ser analisada, não flutuações mensais.

    Como comentarista econômico, você sabe que um título como esse é tão enganoso quanto algumas manchetes da Globo. Esperava mais da sua parte, não títulos tendenciosos como esse.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador