Vendas no varejo diminuem 0,3% em julho, aponta IBGE

Jornal GGN – Entre junho e julho deste ano, o volume de vendas do comércio varejista diminuiu 0,3%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados hoje (13).
 
A redução no volume das vendas vem depois de um aumento de 0,3% entre maio e junho. Também houve queda na comparação média móvel trimestral, com -0,3%, na comparação com julho do ano passado (-5,3%), no acumulado do ano (-6,7%) e no acumulado dos últimos 12 meses (-6,8%).
 
Entre os oito setores analisados pela pesquisa, seis tiveram redução, com destaque para tecidos, vestuários e calçados com -5,9%. Livros, jornais, revistas e papelaria caíram 1,2%, e o setor de móveis e eletrodomésticos teve recuo de 1%.

 
Já os equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação tiveram alta de 5,9%, e o segmento de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria cresceu 0,7% nas vendas.
 
Levando em consideração o chamado varejo ampliado, que inclui os setores de veículos e peças e de materias de construção, a queda foi de 0,5% em julho, com recuo de 2,5% no volume das vendas dos materiais de construção.
 
Ainda de acordo com a pesquisa do IBGE, a receita nominal do comércio varejista cresceu 0,7% entre junho e julho, e 6,7% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. O varejo ampliado também aumentou 0,7% em julho, porém sofreu queda de 1,3% em relação a julho de 2015.
 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador