Vitória em concessão deve puxar ações da Triunfo

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
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Jornal GGN – A Triunfo Participações e Investimentos (TPIS3) venceu a disputa pela concessão do lote de trechos das rodovias BR-060, BR-153 e BR-262 no Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. O grupo fez a proposta de pedágio de R$ 2,85 para cada 100 km rodados, com deságio de 52% com relação ao teto de R$ 5,94 fixado pelo governo, e acima do apresentado pelos concorrentes Invepar, Ecorodovias, Queiroz Galvão e CCR. 

O deságio relevante de 52% ficou em linha com o discurso do poder concedente de modicidade tarifária. A tarifa teto estipulada era de R$ 5,94 por 100 km; e a Triunfo fará os investimentos na BR 060/153/262 cobrando uma tarifa de R$ 2,851 por 100 km. O segundo colocado (Invepar) ofereceu deságio de 42%, quase o mesmo valor apresentado pelo consórcio liderado pela Ecorodovias (ECOR3) de 41%, Queiroz Galvão também trouxe proposta agressiva de 38% e ficou em 4º, e por fim, CCR (CCRO3) demonstrou apetite moderado pelo trecho, ofertando 22% de deságio.

Trecho

Em relatório, o analista Renato Hallgren, da BB Investimentos, afirma que o percentual de deságio ficou acima dos 40% esperados pela corretora. “Porém, analisando o potencial de alavancagem do projeto, com 70% de dívida ao custo inferior a 7% ao ano, o ativo poderá agregar valor à companhia marginalmente”.

O trecho concedido tem 1.177 km de extensão, dos quais 648 km deverão ser duplicados nos próximos cinco anos. A projeção de fluxo de veículos equivalentes é de 139,7 milhões em 2014, atingindo 200 milhões no ano 2029 e no último ano da concessão (2044) o fluxo deverá ser de 300 milhões de veículos equivalentes. A arrecadação do pedágio poderá ser iniciada após a conclusão de 10% do Capex, o que deverá ocorrer no quarto trimestre de 2015. 

O trecho é o segundo maior, do pacote de concessão federal de rodovias, em termos de Capex (despesas de capital, ou investimentos). Aproximadamente R$ 11,5 bilhões serão aplicados entre duplicação e manutenção da rodovia, ao longo dos próximos 30 anos de concessão.

“Ainda aguardamos novas informações do management sobre a estratégia do lance e a perspectiva de captura de valor sobre o novo ativo. Consideramos positivo também pelo fato da Triunfo acrescentar mais uma concessão de rodovias no portfólio, uma vez que o prazo médio restante de suas três concessões rodoviárias era de apenas 8 anos”, diz o analista, ressaltando que a empresa tem grandes chances de conquistar outros ativos em mobilidade urbana e também ainda em rodovias.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

1 Comentário

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  1. Já no Paraná…

    Aqui em minha cidade, Jacarezinho, há uma praça de pedágio explorada pela Triunfo. Preço da tarifa, reajustada esta semana: R$ 13,10. 

    Detalhe: o contrato é da gestão Jaime Lerner, incensado pela mídia como grande planejador.

    O Requião já foi eleito uma vez prometendo fazer churrasqueiras nas praças, que continuam firmes e fortes. Dizia ele: ou abaixa ou acaba. Nem uma coisa nem outra, contratos cumpridos, como manda o figurino.

    Investimento que é bom, duplicação, nem pensar. Não havia contado? Pois é, a estrada não tem duas pistas (BR-153 e BR-369).

    É um verdadeiro escárnio.

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