A destruição completa do ensino superior e da pesquisa científica, por Luis Felipe Miguel

Por Luis Felipe Miguel

No Facebook

As instituições privadas aproveitaram a derrubada dos direitos trabalhistas para promover demissões em massa e substituir profissionais experientes por professores temporários e sub-remunerados. Além do drama pessoal de tantos colegas, que perderam o emprego por vezes depois de décadas de trabalho, afirma-se a opção preferencial das universidade privadas brasileiras por serem fábricas de diplomas, sem qualquer preocupação com a qualidade do ensino e muito menos com a pesquisa.

As instituições estaduais vivem, em graus diferentes, situações dramáticas. O caso mais grave é o da UERJ, vítima de um sufocamento criminoso, mas outras universidades importantes, como as de São Paulo ou do Paraná, sofrem com a redução de seus orçamentos e o desinteresse, quando não hostilidade, dos governos, com impactos já sensíveis nas condições de trabalho.

As universidades federais vivenciam o recrudescimentos dos ataques que sofrem há décadas, com o objetivo de abolir a gratuidade e abrir caminho para a privatização, do qual o melhor exemplo é o infame relatório do Banco Mundial. Vivemos também um novo ciclo de subfinanciamento, com consequências também já visíveis. A “novidade” é o cerco judiciário-policial-midiático, sob pretextos o mais das vezes risíveis, com o objetivo de humilhar e intimidar seus dirigentes e desmoralizar sua imagem pública.

Acrescente-se ao cenário a ofensiva censória da extrema-direita, contra o pensamento crítico praticado nos campi.

O que está em jogo é mais do que a universidade. É o futuro do Brasil; é a possibilidade de se construir um país mais justo, mais desenvolvido e mais soberano, um projeto que não prescinde da educação e da ciência.

Luis Felipe Miguel

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. exportação

    Os anos Lula e Dilma formaram muitíssimos Profissionais, Mestres e Doutores. Agora essa gente muito bem preparada, depois dos atuais golpes, usurpações, retrocessos e do desmonte da atividade produtiva no Brasil, vai trabalhar.

    De posse de sua expertise, depois de ter custado muito à bolsa da viúva, por falta de oportunidades vai trabalhar “na gringa!”.  

    Como dizia o compositor: “Ai, esta terra ainda vai cumprir seu ideal: Ainda vai tornar-se um imenso Portugal!”…

    (só que o Portugal do século vinte da ditadura, não o de hoje, o que está dando certo.)

  2. Ocupe UERJ

    A UERJ deve ser ocupada e funcionar como um centro comunitário, um centro de resistência e vanguarda, de cultura e debates.

    Saraus, peças teatrais, filmes, arte popular, muita poesia, dança.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador