Alexandre Lopes é exonerado da presidência do Inep

Demissão foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira; Lopes ocupava o posto desde maio de 2019

Alexandre Lopes, ex-presidente do INEP. Foto: Reprodução

Jornal GGN – O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Alexandre Lopes, foi exonerado do cargo.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (26/02) e tem a assinatura do ministro da Casa Civil, Walter Braga Neto. Lopes ocupava a presidência do Inep desde maio de 2019 – o órgão é responsável pela organização e realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

“O Ministério da Educação informa que a decisão é administrativa, sendo o cargo de livre nomeação e exoneração da Administração Pública. O ministro Milton Ribeiro, em nome do MEC, agradece o trabalho realizado pelo Alexandre Lopes durante o período que esteve à frente do Inep”, disse o MEC em comunicado. “O Instituto Nacional de Estados e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira começará um novo ciclo e, futuramente, divulgaremos maiores informações”, completa a nota.

Servidor público da carreira de analista de comércio exterior desde 1999, Alexandre Lopes é graduado em engenharia química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em direito pela Universidade de Brasília (UnB). Antes de assumir o Inep, atuava como diretor legislativo da secretaria executiva da Casa Civil, e também foi secretário de Gestão Administrativa e Desburocratização e subsecretário de Políticas Públicas do Governo do Distrito Federal. (com informações do UOL)

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador