APEOESP denuncia “reorganização” ocorrendo sob Alckmin

Jornal GGN – A APEOESP está realizando um levantamento sobre fechamentos de salas de aula, transferências compulsórias de estudantes, negativas de matrículas e outras ocorrências nas escolas estaduais do Estado de São Paulo. O levantamento parcial já aponta mais de 500 salas fechadas, o que, no entender do sindicato, configura uma “reorganização disfarçada”. Em 4 de dezembro do ano passado, Alckmin suspende o projeto de reorganização, em mais um dia de bombas de gás lacrimogênio (veja vídeo). O governador, à época, fez uma declaração que acalmou parcialmente os ânimos, quando considerou que “respeita a mensagem dos estudantes e dos seus familiares, com as suas dúvidas e preocupações em relação a reorganização das escolas”. Relembre aqui seu pronunciamento.

Em Guarulhos, duas escolas tiveram turnos e ciclos inteiros fechados. Na zona oeste da capital mais de 50 salas já foram fechadas. Na escola Aroldo de Azevedo, professores estão sendo forçados a pegar aula pela manhã. Em Itapeva, nas escolas Zulmira de Oliveira e Raul Venturelli, estão sendo inviabilizadas matrículas no sexto ano.

A reorganização está bloqueada judicialmente pelo Ministério Público do Estado, em conjunto com a Defensoria Pública estadual. O prometido é que haja a realização de debates nas escolas com participação popular para efetivar reorganizações ao longo do ano. A APEOESP entende que “as Diretorias de Ensino vêm realizando [ações que] visam ‘driblar’ esta decisão judicial”.

O Subcomando Sul das Escolas Ocupadas se reuniu e divulgou em página do Facebook também um levantamento de ocorrências nas escolas da região, veja abaixo:

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Hoje o subcomando sul se reuniu e realizamos um pequeno levantamento de salas de aula que serão fechadas na zona sul….

Publicado por Subcomando Sul das Escolas em Luta em Quarta, 3 de fevereiro de 2016

A APEOESP reforça que “fechamento de classes e superlotação de salas de aula não combinam com qualidade da educação”. Nesse início de ano é possível pontuar mudanças na política estadual de educação: Fernando padula foi exonerado da Secretaria de Educação (aqui), Alckmin vai usar youtubers para defender a reorganização (aqui) e lança resolução que permite maior número de alunos por salas de aula (aqui).

Veja o levantamento feito pela APEOESP das reorganizações em todo o Estado, com fechamento de mais de 900 salas de aula.

 

Veja mais

Em Goiás, governo mantem linha dura contra as ocupações de escola

Reunião do Comando das Escolas em Luta dia 14/02

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador