Asas da Florestania leva educação às comunidades da zona rural do Acre

Por Ana Luiza Basílio, do Centro de Referências em Educação Integral

 

A riqueza da diversidade brasileira vem acompanhada de grandes desafios educacionais. Os diferentes contextos sociais do país pedem uma educação que considere os indivíduos e seus contextos. A preocupação por ofertar uma educação que dê conta desta diversidade e que seja de qualidade é central no projeto acreano Asas da Florestania. Marcado por uma variedade de municípios rurais de difícil acesso, o estado tem o desafio de garantir educação à toda a população rural.

Os esforços para tanto começaram a partir da constatação da dificuldade das populações do campo em prosseguir os estudos após o 5º ano do ensino fundamental. A escassez de professores com formação específica nas diversas áreas do conhecimento nas áreas rurais era um dos principais empecilhos para a oferta de educação no níveis seguintes.

Para sanar este cenário, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, construiu o projeto Asas da Florestania. Estruturada em módulos, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e os referenciais curriculares do próprio estado, a iniciativa prevê a abordagem de temas regionalizados para contribuir com a qualidade de vida das comunidades.

Na teoria

Inicialmente prevendo a universalização do ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano), a proposta foi ampliada em 2008 para o ensino médio e, em 2009, para a educação infantil, onde foi batizada de “Asinhas” e trabalha com crianças de 4 e 5 anos. A abordagem metodológica tem como centro o aluno, sendo ele o sujeito de sua própria aprendizagem, de acordo com seus ritmo e valores culturais. No processo educativo são priorizadas a contextualização, a leitura de imagens e o desenvolvimento equilibrado de suas linguagens oral e escrita, além de seu ato criador.

Leia +: No Peru, Centros Rurais de Formação em Alternância trazem a comunidade e vida rural para dentro da escola

O projeto prioriza ambientes de aprendizagem prazerosos e incentivadores da inventividade, estética e sensibilidade. Além disto, que também promovam o trabalho investigativo e cooperativo e a integração entre os grupos. Os limites para tanto são entendidos de maneira individual e coletiva e os erros são vistos como inerentes ao processo de aprendizagem.

A partir da valorização das potencialidades e das qualidades, busca-se estimular o desenvolvimento da autoestima, da autocrítica e da autoavaliação, tidos como fundamentais para que os alunos tenham iniciativa, disciplina e organização.

 

Clique aqui e conheça essa experiência na integra. 

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tocantins

    Escolas de Palmas impressionam representante da Unesco

    Iolete Marques | 09/08/2011

    Após participar no último final de semana do 2º Seminário Internacional de Educação Integral promovido pela Prefeitura Municipal, Wagner Santana, oficial de Projetos da Área de Educação da Representação da Unesco no Brasil, aproveitou para conhecer algumas escolas da Capital.

     

     

    Depois de visitar as Escolas de Tempo Integral Caroline Campelo, Eurídice Mello e Vinicíus de Moraes, o oficial disse que ficou encantado com o que viu. “Do ponto de vista de infraestrutura, que é o que pude vê, vocês estão num padrão muito acima da média nacional e, de fato, os estudantes dessas escolas contam com espaços físicos privilegiados”, acrescentando, “eu viajo o país inteiro e são pouquíssimos os lugares que contam com escolas com uma infraestrutura tão boa, de muitíssima qualidade estrutural, física e também pedagógico, bem pensadas do ponto de vista das necessidades dos alunos, que precisam ser acolhidos ao longo de toda uma jornada. Vocês estão de parabéns”, destacou.

    Segundo Santana, iniciativas como essas devem ser destacadas e disseminadas. “Nós, como organismo internacional, estamos sempre atentos às boas experiências para torná-las públicas e disseminá-las e vocês conseguiram. Eu sei que com grande esforço proporcionaram aos alunos um espaço de acolhimento e de aprendizagem absolutamente privilegiado”, finalizou

    http://www.palmas.to.gov.br/secretaria/educacao/noticia/6921/escolas-de-palmas-impressionam-representante-da-unesco/ – com imagens da Internet

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador