Começa a temporada de inscrições para o Enem

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 

Hoje, 13 de maio, têm início as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e terminam no dia 27 de maio. O exame, voltado para todos os que concluíram ou vão concluir o ensino médio, será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado obtido é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para vagas em instituições públicas de educação superior.

Uma boa avaliação é primordial para aqueles que pretendem participar nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras, além de poder se candidatar a receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Para se inscrever, o candidato deve se inscrever pela internet no endereço HTTP://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem. É preciso ter em mãos, o CPF (Cadastro Pessoa Física) e documento de identidade para preenchimento do formulário. Como inscrição é cobrada uma taxa de R$ 35, que deve ser paga até 29 de maio. Os estudantes que concluírem o ensino médio em escolas públicas em 2013 e aqueles com renda mensal até 1,5 salário mínimo estão isentos da taxa de inscrição. Os que solicitarem isenção deverão ter documentos de comprovação de renda em mãos.

No caso de participante que necessite de atendimento diferenciado ou específico, a informação deverá ser dada no ato da inscrição. Esse tratamento diferenciado é facultado a pessoas com deficiência visual, auditiva, física e mental, dislexia, déficit de atenção, autismo ou outra. Atendimento específico é direcionado a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e aos sabatistas (aqueles que, por motivo religioso, não podem ter atividades aos sábados, no período diurno).

Os maiores de 18 anos que ainda não têm certificação do ensino médio poderão fazê-lo por meio do Enem. Para isso deverão pedir, na inscrição, que o resultado do exame seja utilizado para a certificação e deverão indicar uma das instituições certificadoras que constam no edital do exame.

Finalizando a inscrição, após verificação de que foi concluída com sucesso, o participante deverá guardar o número e a senha e, com essas informações poderá acompanhar o processo de inscrição, além de consultar e imprimir o cartão de confirmação. Caso precise recuperar os dados, o candidato poderá entrar no site e realizar a pesquisa. Um alerta: alterações nos dados cadastrais, cidade de provas e opção de língua estrangeira só serão permitidas até o fim do período de inscrição.

A inscrição é confirmada assim que o pagamento é realizado. Para isenção, a confirmação é feita após a entrada dos comprovantes exigidos. Depois disso, o participante recebe em casa o cartão de confirmação da inscrição, numerado, e com data, local e hora de realização das provas, bem como opção de língua estrangeira e outras informações.

O exame tem duração de 4 horas e 30 minutos no primeiro dia e de 5 horas e 30 minutos, no segundo. É composto por redação e quatro provas objetivas. No primeiro dia serão realizadas as provas de ciências humanas e da natureza e, no segundo, linguagens e códigos, matemática e redação.

Com informações da Agência Brasil.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador