Sobe para 37 o número de escolas ocupadas em SP

Atualizado às 13h45

Da Agência Brasil

Subiu para 37 o número de escolas ocupadas no estado de são Paulo em protesto contra a reorganização escolar que será implantada pela Secretaria de Educação em janeiro de 2016. O levantamento foi divulgado hoje (16) pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial no Estado de São Paulo (Apeoesp).

O projeto da secretaria prevê o fechamento de 94 escolas e a transferência de cerca de 311 mil estudantes para instituições de ensino da região onde moram. O objetivo da reorganização, segundo a secretaria, é segmentar as unidades em três grupos (anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio), conforme o ciclo escolar.

Hoje cedo, estudantes da Escola Estadual Godofredo Furtado, localizada na Rua João Moura, em Pinheiros, interditaram parcialmente a via em protesto contra a proposta da Secretaria da Educação. Com a reorganização escolar, a unidade de ensino ficará somente com o fundamental 2 (6° ao 9° ano). Os alunos do ensino médio serão realocados em outras escolas.

Além das 25 que estavam ocupadas ontem, a Apeoesp incluiu na lista mais 12: Professor Astrojildo Arruda (Vila Carolina), Sinhá Pantoja (Recanto Santo Antonio), Professora Marilsa Garbosa (Jardim São Luís) e Neide Solitto (Jardim das Palmas), na zona sul da capital; Roger Jules de Carvalho Mange (Itaim Paulista), zona leste; Coronel Antonio Paiva Sampaio (Quitaúna/Osasco); Santinho Carnevale (Vila Mara/Ribeirão Pires); Professora Maria Elena (Parque das Américas/Mauá); Stela Machado (Vila Pacifico/Bauru); Américo Brasiliense e José Augusto de Azevedo Antunes, em Santo André; e Mario Avezani, em Santa Cruz das Palmeiras, na região de Pirassununga.

Na sexta-feira (13), os estudantes que ocupavam sete escolas na capital e Grande São Paulo receberam o apoio do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Entre sexta-feira e hoje (17), o MTST ocupou sete estabelecimentos de ensino: quatro na zona sul da capital (Professor Flávio José Negrini, Professora Neyde Sollitto e Comendador Miguel Maluhy, na região do Campo Limpo, Mary Moraes, no Portal do Morumbi), uma na zona leste (Cohab Inacio Monteiro III, Cohab Inacio Monteiro), e duas no ABC Paulista (Antônio Adib Chammas, em Santo André) e Maria Elena (Mauá).

Hoje, completa uma semana em que a segunda instituição de ensino da Grande São Paulo foi ocupada. Na terça-feira passada (10), ocorreu a ocupação da Escola Fernão Dias Paes, em Pinheiros, na zona oeste da capital. Na noite da última sexta-feira (13), o juiz Luis Felipe Ferrari Bedendi, da 5ª Vara de Fazenda Pública, que havia determinado, dois dias antes, a desocupação da escola recuou e suspendeu a reintegração de posse.

Em nota, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informou ontem (16) que continua disposta a dialogar com os manifestantes que ocupam algumas unidades de ensino da capital e região metropolitana, apesar das constantes negativas desses grupos. A secretaria lamenta que grande parte dessas invasões seja liderada por representantes de movimentos que desconhecem o processo de reorganização da rede de ensino. O órgão diz que reconhece o direito à livre manifestação, mas ratifica que não pactua com movimentos político-partidários que não têm como objetivo a melhoria da qualidade de ensino e cerceiam o direito dos alunos de assistirem às aulas. A secretaria informa ainda que todo o conteúdo pedagógico perdido será reposto.

 

A secretaria não informa quantos estabelecimentos de ensino estão ocupados no estado.

Do ABCD Maior

Cresce o número de escolas estaduais ocupadas em SP
 
Por: Rosângela Dias
 
Já são 30 as unidades ocupadas por alunos contra ‘reorganização’ imposta pelo governo do Estado

Iniciada na noite da última segunda-feira (09/11) na E. E. Diadema, a série de ocupações de escolas estaduais contra a “reorganização” do ensino imposta pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB) cresce a cada dia.

Levantamento divulgado nesta segunda-feira (16/11) pela Apeoesp (Sindicato do Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) mostra que subiu para 30 o número de escolas ocupadas no estado, incluindo cinco no ABCD. A reorganização pretende separar as escolas por ciclos e fechar ao menos 93 unidades.

Os alunos da Escola Estadual Diadema, antiga Cefam, conquistaram na Justiça o direito de permanecer no local ao menos até 12h desta terça-feira (17/11), data da nova reunião de conciliação com a Procuradoria Regional do Estado. A saída dos alunos da escola estava prevista para as 14h desta segunda, mas foi suspensa após decisão do Ministério Público.

O advogado Elton Cândido, representante da OAB, acompanhou uma das tentativas de conciliação e acredita que não há motivos para pedir a reintegração de posse. “Os alunos não estão ocupando para depois requerer propriedade, só querem chamar para o diálogo e exigir políticas públicas de educação”, disse.

“É inaceitável que uma questão educacional se torne uma questão policial”, avaliou Ariel de Castro Alves, membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que visitou a escola nesta segunda. Ariel afirma que tem acompanhado de perto as ocupações e acredita que o Estado precisa rever o projeto de reorganização.

Os estudantes da E. E. Diadema continuam acampados no pátio da escola. Os jovens foram divididos em grupos e cada um é responsável por um setor da ocupação. Michelle Moreira, 15 anos, ficou responsável pela limpeza do local. Ela conta que os jovens têm recebido doação de comida e fazem vigília durante a noite.

“Dormi três noites seguidas aqui. Temos nos revezado, se eu precisar sair, alguém fica no meu lugar para fazer a tarefa”, explicou. “Pensamos muito antes de ocupar a escola. Sabíamos que poderia ter represália, mas isso dá mais valor para a nossa luta”.

DÉLCIO

Ainda em Diadema, a E.E. Délcio de Souza Cunha, no Bairro Canhema, foi ocupada por estudantes na manhã desta segunda.

Suellen Dias, 17 anos, é aluna da Délcio e conta que os estudantes se inspiraram no exemplo da primeira escola ocupada na cidade. “Fomos fazer uma visita e nos espelhamos neles. Ocupamos a nossa escola hoje (segunda) de manhã e vamos ficar até ter uma resposta concreta”, afirmou. Com o novo modelo estadual, a unidade passará a oferecer somente turmas do Ensino Fundamental, o que resultará no fechamento do período noturno.

SANTO ANDRÉ

Outras três escolas, em Santo André, estavam ocupadas até as 20h desta segunda. A E. E. Oscavo de Paula foi ocupada por volta das 19h de sexta-feira (13/11) por cerca de 250 alunos. A diretoria da escola, que fica no Bairro Bangu, anunciou no início deste mês o fechamento do período noturno.

Indignados com o fechamento da E.E. Valdomiro Silveira, em Santo André, previsto para acontecer em 2016, um grupo de estudantes permanece na escola desde a noite de quinta-feira (12/11). Desde então, a entrada e saída é monitorada pelos alunos, que decidem por meio de votação quais os próximos passos.

A E.E. Adib Chammas, no Jardim Santa Cristina, foi ocupada na noite de sexta-feira. Cerca de 100 pessoas participaram da ocupação, entre alunos, pais de alunos e militantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto).

 

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A ordem dos EUA, sob

    A ordem dos EUA, sob orientaçao da CIA, FBI, NSA…., é derrubar o PT, Lula e Dilma…, acorda Brasil, fomos invadidos e estamos sendo dominados…, sao varias frentes de ataque internos com manipulaçoes midiaticas e juridicas: ACORDA BRASIL….,Foi um ato terrorista planejado contra a Cidade de Mariana tem que ser investigada, eles querem a PETROBRAS….o PRE-SAL e a Amazonia??? ACORDA BRASIL: Todas as entidades sociais, CUT, UNE, UBES, IGREJA, FORÇA SINDICAL e outras deveriam se engajar nesta bandeira e os familiares de alunos, somos maiores que esta policia nazista, que espanca professores, alunos e pratica genocídios todos os dias a mando de um corrupto, ladrão sob proteção do podre judiciario !!! Se organizar, se reunir, traçar pautas e ir para luta: ACORDA BRASIL, ACORDA BRASIL: Alckmin e sua superquadrilha do PSDB: 
    Fechar escola tambem é um ato de terrorismo, sr juiz bandido de toga…, tudo é do PSDB, as instituiçoes publicas e federais esta corrompidas, tudo nos bolsos do PSDB, DEM, PPS…..OS VERDADEIROS LADROES DOS COFRES DO BRASIL, com a proteçao do PODRE JUDICIARIO??? ACORDA BRASIL, ACORDA BRASIL, vamos a luta, colher 1 milhao de assinaturas em uma semana e pedir o IMPEACHMET de todos desgovernadores do PSDB no Brasil, onde tem PSDB na mais irá crescer!!!
    Com proteçao especial do PODRE JUDICIARIO BRASILEIRO: vejam a listas das corrupçoes, onde os corruptos imprendiveis, inimputaveis, improcessaveis, injustiçaveis…quase todos do PSDB, participaram e continuam a roubar, diariamente??? Onde tem PSDB, PPS, DEM, VEJA, EPOCA, ISTO É, REDE ROUBO e a Midia Brasileira …..tem MENTIRAS PLANTADAS, NOTICIAS FABRICADAS, FALSOS TESTEMUNHOS, MANIPULAÇOES GERAIS, FALSOS DOSSIES, CORRUPÇAO, DELAÇOES FORÇADAS, ROUBOS DOS COFRES PUBLICOS, como AECIOPORTOS, CEMIG, COPASA, LISTA DE FURNAS, Radio do Aecio, CPMI DO BANESTADO, SANGUESSUGA, MAFIA DO ASFALTO, MENSALAO DO AZEREDO/PSDB, MENSALAO ARRUDA,RORIZ/ DEM e PSDB/DF, TRENSALAO DO PSDB EM SAO PAULO, 700 PEDAGIOS EM SAO PAULO, ROUBO DO DINHEIRO DA SANTA CASA e DA SAUDE DE SAO PAULO, ROUBOANEL, ROUBO DA AGUA DA SABESP e do DINHEIRO TAMBEM, ROUBO DA MERENDA ESCOLAR ESTADUAL, falência da NossaCaixa, venda doativa do BANESPA para o SANTANDER com dinheiro do BNDES, falencia e privatizaçao da USP, lavanderia BUTANTAN, SATIAGRAHA, CASTELO DE AREIA, ZELOTES, SUIÇALAO DO HSBC, CHACAL,e etcs
    http://kidjansen.wordpress.com/2011/01/21/julio-cerqueira-sobre-a-inundacao-de-franco-da-rocha-uma-irresponsabilidade-da-sabesp

    https://jornalggn.com.br/noticia/operador-tucano-de-pasadena-nao-e-denunciado-na-lava-jato

    https://jornalggn.com.br/noticia/o-direito-de-resposta-e-o-caso-da-juiza-marcia-cunha

    https://www.facebook.com/video.php?v=1214052078610352

    http://kidjansen.wordpress.com/2011/01/21/julio-cerqueira-sobre-a-inundacao-de-franco-da-rocha-uma-irresponsabilidade-da-sabesp

    http://escandalostucanos.strikingly.com/

    https://www.facebook.com/video.php?v=316200815234952&set=vb.100005351081069&type=2&theater

    http://www.contextolivre.com.br/2014/10/obrigado-bloomberg-agora-sabemos.html?spref=fb

     

    http://www.redebrasilatual.com.br/…/o-papel-da-samarco…

    http://www.novojornal.com/…/alstom-promotoria-da-suica…
    http://www.istoe.com.br/…/316224_TRENS+E+METRO…
    http://www.istoe.com.br/…/319551_TODOS+OS+HOMENS+DO…
    http://www.istoe.com.br/…/337679_MP+APONTA…
    http://www1.folha.uol.com.br/…/1400001-documento-mostra…
    http://mariafro.com/…/a-batata-do-alckmin-esta-assando…/

    http://www.viomundo.com.br/…/propinoduto-tucano-teria…

    http://www.novojornal.com/…/alstom-promotoria-da-suica…
    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/…/rolo…

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/…/lobis…

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/labogen.html
    http://eleicoes.uol.com.br/…/alckmin-deve-entregar-so… 
    https://www.youtube.com/watch?v=RueXGs02ZIA
    https://www.youtube.com/watch?v=i2qF65hskgs#t=79
    http://pocos10.com.br/?p=11129#sthash.pRNfRMub.dpuf
    https://www.youtube.com/watch?v=Yt6O9hXCRbg

    https://www.youtube.com/watch?v=ub-trb-clfk
    http://www.forbes.com/profile/veronica-serra/
    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/e-se-veronica…/

    http://cartamaior.com.br/
    http://www.redebrasilatual.com.br/…/o-papel-da-samarco…

    http://www.revistaforum.com.br/…/frias-da-folha-saad…/

    http://o-espinhoso.blogspot.com.br/…/o-negociador-das…
    http://www.jesocarneiro.com.br/…/por-prescricao-justica…

    https://jornalggn.com.br/…/a-implosao-sistematica-de…

    http://br29.com.br/executivos-da-andrade-gutierrez-citam…/

    http://www.conversaafiada.com.br/…/nunca-se-roubou…
    https://www.youtube.com/watch?v=vO8vPa_H71g
    https://www.youtube.com/watch?v=pet_sdhEtP8
    http://www.diarioliberdade.org/…/content/article.html
    https://br.noticias.yahoo.com/…/exclusivo-jornalista-e…
    http://br29.com.br/jornalista-global-solta-os-cachorros…/#
    http://www.conversaafiada.com.br/…/obama-esta-na-lava-jato

     

  2. Como escrevi outro dia quando

    Como escrevi outro dia quando eram apenas duas escolas, bastou a polícia alckimica ‘comparecer’ que a manifestação ganhou combustão.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador