Resultados trazem o rendimento escolar em creches, pré-escolas, ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos
Jornal GGN – O Ministério da Educação divulgou os resultados preliminares do Censo Escolar de 2014 no Diário Oficial da União desta segunda-feita (13). A importância desse levantamento é que traz informações sobre as escolas, matrículas, funções docentes, abandono e rendimento escolar.
É o principal instrumento de coleta de dados da Educação Básica, que abrange o ensino regular (educação infantil, ensino fundamental e médio), a educação especial e a educação de jovens e adultos. Essas informações ajudam a traçar um panorama da educação brasileira e auxiliam como referências para a criação de políticas públicas, além de execução de programas na área.
Os resultados parciais divulgados hoje referem-se às redes estaduais e municipais, urbanas e rurais em tempo parcial e integral e o total de matrículas nessas redes de ensino. Os resultados são apresentados por Unidade da Federação, em ordem alfabética, segundo os municípios. Confira no DOU todos os dados. As matrículas da Educação Especial constam no Anexo II.
O Censo Escolar, além de medir os índices de aprovação, repetição e abandono escolar, complementa as avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), que juntos calculam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador completo que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação.
Para conhecer o índice que sintetiza a aprovação escolar e o aprendizado em português e matemática, acesse o QEdu, uma ferramenta alimentada pelo banco de dados atualizados desses indicadores, e apresenta essas informações de forma autoexplicativa e didática.
No portal, já existe um especial com os dados disponíveis do Ideb de 2013, aliando as recém divulgadas informações do Saeb e Prova Brasil.
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PROJETO EDUCACIONAL: CIDADANIA E SOLIDARIEDADE
Rio de Janeiro 13 de outubro de 2014 PROJETO EDUCACIONAL: CIDADANIA E SOLIDARIEDADE Caros amigos (as) só vamos melhorar esse mundo, que vivemos, se plantarmos o bem, desde bem cedo. Pensando nisso gostaria de sugerir um projeto escolar, uma nova matéria, para se implantada nas escolas do Brasil e do mundo inteiro, CIDADANIA E SOLIDARIEDADE, onde os professores tentariam com ajuda de seus alunos melhorar esse mundo complicado que vimemos, passando tarefas e trabalhos nesse sentido. Amigos (as) tenho certeza, que se essa sementinha do bem for plantada vai dar bons frutos, para o nosso país e o mundo inteiro. De que adianta só saber fazer contas, se a pessoa não sabe ser solidária? Ambas matérias são importantes, para as nossas crianças, vamos fazer a diferença e pensar num mundo e futuro melhor para todos. Atenciosamente:
Cláudio José, um amigo do povo e da paz.
agora que praticamente o ano
agora que praticamente o ano letivo já terminou isso não serve mais para nada. Vamos esperar os próximos dados