EDUCAÇÃO: PEDAGOGIA DOS GAMES

 

ARTIGO

 

Por Amanda Costa
para o Acerto de Contas

Iniciando a temporada 2011 de posts, venho tratar de um tema que me é muito caro: os jogos eletrônicos. Mas, antes de iniciar o texto propriamente dito, não posso deixar de registrar meus parabéns à nossa primeira presidenta, Dilma Roussef.

Quando a campanha eleitoral estava ainda no início, havia declarado meu voto em José Serra. Minha intenção era votar em Marina Silva no primeiro turno, e em José Serra no segundo. Mas com o andar da carruagem, e percebendo o baixíssimo nível da campanha tucana, não tive dúvidas de que deveria depositar o meu voto na candidata Dilma. E aquilo que antes me parecia uma desvantagem da então candidata (falta de experiência política), hoje me parece uma virtude. Oxalá, inauguremos uma nova forma de fazer política nesse país, sem os velhos clientelismos.

Retomando a temática do post, devo indicar primeiramente o link para os que tiverem interesse em baixar o artigo que resultou da minha pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O artigo “Hipermídia Didática: relato de uma experiência no ensino médio” sistematiza o experimento que realizamos (eu, meu orientador Dr. Sérgio Abranches e o professor de Física do Colégio de Aplicação, Ms. Ricardo Amaral) no início do ano passado ao desenvolvermos um jogo de computador para o ensino de Física no 1º ano do ensino médio.

 

Embora eu já tivesse experiência na criação de mídias para educação, foi a primeira vez que desenvolvi um jogo propriamente dito, com regras, personagens, penalidades, recompensas, enfim… tudo o que compõe o universo dos jogos. A partir de então, me encantei com a experiência e tenho direcionado minha atenção a tudo o que se refere ao desenvolvimento desse tipo de software, especialmente às questões de natureza didática que devem nortear o processo de produção para o contexto educativo.

Aproveito para pedir sugestões de leitura na área, pois a literatura que trata desse recorte (pressupostos pedagógicos para o desenvolvimento de jogos) é muito escassa, dado o seu caráter emergente. Há vasta literatura sobre o desenvolvimento de jogos em suas implicações de ordem mais técnica (linguagem de programação, concepção de interfaces, arquitetura de informação etc.), mas os aspectos de ergonomia próprios da dimensão pedagógica compõem um segmento ainda muito novo e, devo admitir, fascinante.

Outro objeto de investigação, ligado aos jogos de computador, que também ganha força (especialmente fora do Brasil) é o dos efeitos que eles provocam no psiquismo, e mesmo nos cérebros, daqueles que se dedicam a ficar horas diante de uma máquina interagindo com mundos virtuais. Com o avanço da tecnologia de jogos, que favorece a criação de ciberexperiências cada vez mais complexas e envolventes, suas possíveis conseqüências começam a levantar questões absolutamente pertinentes para os desenvolvedores, mormente aos que se dedicam à produção de jogos com propósito educativo.

Quem acompanhou as manchetes de tecnologia nos últimos dias deve ter se deparado com a notícia de que uma empresa japonesa de desenvolvimento, a Nintendo, anunciou que a próxima geração de seus aparelhos de game portáteis, Nintendo DS 3D, que, como o nome indica, virá com a tecnologia de visualização 3D incorporada em suas telas, deve ser ajustada pelos pais para que crianças menores de seis anos vejam as imagens em 2D, como em uma tela comum.

Outras empresas como a Toshiba e a Sony também fizeram alertas do tipo, e a alegação é de que a tecnologia pode interferir no desenvolvimento normal da visão em crianças pequenas, pois a ilusão do 3D é provocada pelo envio de sinais diferentes para os olhos direito e esquerdo.

De fato, o que se sabe é que algumas pessoas que têm sido expostas à experiência de visualização de imagens com as novas tecnologias 3D reclamam de náuseas, e embora não exista nenhuma evidência médica de que essas tecnologias causem danos à visão, as empresas que têm interesse em incorporá-la aos seus produtos preferem divulgar um alerta e prevenir problemas futuros na justiça.

Apesar de o comunicado da Nintendo parecer fundamentado em gossip, o fato é que há estudos sérios a respeito dos efeitos dos jogos e suas tecnologias sobre o desenvolvimento e a cognição dos sujeitos, inclusive em contexto educativo, e felizmente eles começam a ganhar relevância na esteira da popularização desse tipo de produto. Só em 2010, o mercado de jogos faturou 12 milhões de dólares nos Estados Unidos, e o seu crescimento é estimado em 10% ao ano.

O programa Milênio, da Globo News, também tratou do tema no último fim de semana, e trouxe a palavra de especialistas de universidades americanas a respeito de alguns dos aspectos mais relevantes das pesquisas sobre o uso de jogos por crianças e adultos.

No tocante aos jogos educativos, o professor americano Mike Edwards, da Universidade de New School, em Nova Iorque, que realiza um trabalho muito bem-sucedido de criação de jogos para o ensino fundamental e médio, diz que um dos elementos centrais do uso dos jogos em sala de aula deve ser o de favorecer nos estudantes a capacidade de gerenciar de forma competente os elementos que compõem o jogo. Nesse sentido, o jogo é entendido como um sistema no qual os elementos, e as relações entre eles, são tão importantes quanto os conteúdos escolares que estão sendo trabalhados.

A competência de aprender a pensar e tomar decisões dentro de um sistema, gerenciando habilidades pertinentes, seria uma vantagem trazida pelos jogos educativos concebidos dentro da perspectiva defendida pelo professor. Algo que está muito distante da sala de aula tradicional.

Outra vantagem apontada para o uso de jogos na escola é a mudança de perspectiva que eles trazem como instrumento de avaliação, pois ao contrário da prova tradicional, na qual o aluno não aprende nada, apenas reproduz conhecimento, no jogo educativo concebido como sistema o estudante aprende mesmo quando se dá mal na solução de um problema, uma vez que ele pode aproveitar essa experiência adquirida com o erro para jogar novamente ou para lograr êxito em outra etapa semelhante do jogo.

Essa concepção de avaliação materializa aquilo que os construtivistas dizem desde os tempos do meu bom e velho Piaget, “o erro faz parte do processo de aprendizagem”. Ora, se o processo de aprender é fundamentalmente um processo investigativo a respeito de um sistema, é evidente que o aprendente vai esbarrar em dificuldades e cometer erros, e o aproveitamento da experiência do erro é importante para a aprendizagem como um todo. Na pior das hipóteses, com o erro (e com a compreensão das razões que o conduziram ao erro), o aluno aprende pelo menos o que não deve ser feito para avançar, e os jogos concebidos como sistema favorecem essa abordagem que tira o melhor proveito de qualquer ação, sempre a favor da aprendizagem.

Nos próximos posts, vamos expandir o tema para outros aspectos da ciberexperiência provocada pelos jogos que têm sido objeto de investigação científica, e que se relacionam principalmente com as mudanças que podem provocar naquilo que entendemos hoje como a forma tipicamente humana de pensar e de viver em sociedade.

__________________________
Amanda Costa é autora do blog www.pedagoguices.com, tem formação profissional em computação gráfica e editoração eletrônica para mídia impressa pela Data Control, graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), experiência acadêmica em pesquisa e desenvolvimento de software educativos baseados em Action Script e animação tridimensional.

A ciberexperiência dos videogames: questões pertinentes – II

 

Por Amanda Costa
para o Acerto de Contas

Vale a pena utilizar esse segundo post sobre a ciberexperiência dos jogos para fazer algumas considerações a respeito dos questionamentos, bastante pertinentes, trazidos pelo leitor Emanuel Távola no tocante à viabilidade em se utilizar jogos de computador nas escolas públicas brasileiras.

Emanuel diz “Achei interessante sua proposta de “pedagogia dos games”…”

Respondo: Primeiramente, não tenho nenhuma proposta (em sentido formal) de “pedagogia dos games”. O que existem são linhas de pesquisa na área, em universidades do mundo todo, mas não há um proponente de uma “pedagogia dos games” que seja referência, nem mesmo um autor ou instituição que seja referência mundial no tema, embora algumas estejam em estágios mais avançados de pesquisa. É uma área ainda muito nova, as pesquisas ainda são de caráter bem experimental, mas há princípios já em processo de consolidação e que deverão orientar as práticas de desenvolvimento de jogos educativos.

É importante destacar que falo de jogos educativos “escolares”, ou seja, aqueles desenvolvidos para uso em contexto educativo formal. Educativo, todo jogo é, pois todo jogo ensina alguma coisa, para o bem ou para mal. Mas nem todo jogo é educativo no sentido escolar. Essa é uma área de pesquisa ainda bem emergente.

 

“… se isso deu certo nos países desenvolvidos é pq lá eles passaram por todas as etapas da consolidação de uma educação REALMENTE qualificada.”

Não deu certo em países desenvolvidos. As experiências que envolvem a aplicação de novas tecnologias na prática pedagógica têm dado certo (e errado) em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Há erros e acertos, tanto lá como cá.

“No Brasil tem aquele velho problema do analfabetismo funcional, que vc por ser da área deve conhecer bem, ou seja, se o cara termina o ensino médio sem sequer saber ler ou, na melhor das hipóteses, ler e não entende uma palavra, como é que a pedagogia quer aplicar o que há de mais avançado em tecnologia lúdico-educativa numa base de aprendizagem extremamente defasada?”

Emanuel, há um equívoco nesse seu pensamento. Perceba que você assume que novas tecnologias educacionais, no caso em pauta, os games, são um produto que só deveria ser utilizado com alunos já bem educados. Ora, isso é uma contradição e, na prática, não faz sentido. Não queremos (nem precisamos) desenvolver jogos, ou outros produtos/serviços educacionais avançados, para alunos que já são nota 10. Precisamos de tecnologias de ensino avançadas principalmente para tirar do atraso quem ainda não aprendeu. Esses são os que mais precisam de ajuda. Entenda que as tecnologias de ensino são criadas para “ensinar”.

E também deixemos de lado a visão equivocada de que aluno de escola pública não sabe usar computador. Essa meninada vive enfiada em lans, jogando games e acessando interfaces altamente sofisticadas e muito mais interessantes do que a maior parte dos recursos didáticos que elas são obrigadas a suportar nas escolas.

“É, numa analogia pitoresca, como querer trazer o melhor da engenharia mecânica e da performance dos carros europeus (Ferrari, Jaguar, etc) pra jogar nessas “estradas” porcas e imundas do Brasil.”

Mas o nosso objetivo é justamente o oposto, é trazer o melhor da “engenharia de estradas” (seja lá o nome que se dá para isso no mundo da construção) para podermos criar vias de primeira linha para que nossos alunos possam trafegar rumo ao conhecimento da forma mais competente possível. Nossos alunos são os carros, as escolas (e suas propostas e práticas pedagógicas) são as estradas que precisam urgentemente ser reformadas. Nós, professores, somos os construtores. Nenhuma melhora no ensino em qualquer lugar do mundo deixa de passar pela figura do professor. Nessa tarefa, a apropriação das novas tecnologias é UMA das ferramentas necessárias. Muito outros fatores também são importantes para a melhoria da educação brasileira? Sim. Em nenhum momento eu trato as tecnologias como panacéia.

“Isso para não falar dos custos monumentais para se aplicar uma tecnologia de aprendizagem de ponta que, provavelmente, não interessa nem um pouco aos governos e nem aos políticos…”

Os custos existem, mas se o preço da educação de boa qualidade é alto, imagine o preço da má educação! É um investimento que compensa, quando bem planejado. Aqui mesmo, em Recife, temos Centros Experimentais que lograram êxito no uso das novas tecnologias na educação. Aqueles criados no governo Jarbas e expandidos no governo Eduardo Campos. O Centro Experimental Cícero Dias é um exemplo, o processo de aprendizagem dos conteúdos escolares acontece em meio a projetos de robótica extremamente bem-sucedidos. E o fato de alguns políticos não estarem interessados em oferecer serviços públicos de qualidade não pode ser desculpa para que nós, profissionais de educação, nos conformemos com o que há de pior.

“É muito melhor manter o velho esquema de papel, lápis, giz e merenda…”

Melhor para quem? Dependendo da resposta, posso concordar.

“Ou seja, quais as possibilidades e viabilidades PRÁTICAS da sua proposta, que, substancialmente, é bastante interessante?”

A proposta não é minha, eu sou uma pesquisadora e entusiasta. Há “várias” propostas, e algumas serão bem-sucedidas, outras não. Para citar um exemplo bacana, que ainda está no começo, mas já sinaliza com bons frutos, veja o que está acontecendo no município de Caetés, com o projeto Um Computador por Aluno – UCA. No site do GENTE tem um texto bacana, da professora Thelma Panerai. Acesse o link

“Já to imaginando a manchete: “Apurada licitação irregular para venda superfaturada de jogos 3D para escola pública””

Mas, Emanuel. Isso não pode servir como justificativa para a não-ação. Deixar de implementar o que há de bom nos serviços públicos porque pode haver desvio de dinheiro não é argumento. É preciso combater a roubalheira, não combater os esforços por serviços públicos de qualidade pelo medo do mau uso que pode vir a acontecer. Do contrário, vamos fechar logo todas as escolas públicas, hospitais, postos de saúde, delegacias… para não dar margem à corrupção no serviço público.

No próximo post, como prometido, vamos expandir o tema para outros aspectos da ciberexperiência provocada pelos jogos, que se relacionam principalmente com as mudanças que podem provocar naquilo que entendemos hoje como a forma tipicamente humana de pensar e se relacionar com o mundo.

Abraços.

———————————————-

Amanda Costa é autora do blog www.pedagoguices.com, tem formação profissional em computação gráfica e editoração eletrônica para mídia impressa pela Data Control, graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), experiência acadêmica em pesquisa e desenvolvimento de software educativos baseados em Action Script e animação tridimensional.

 

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador