Educadores da SBEM se posicionam contra PEC 55 (ou 241)

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – A Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, em nome de seus mais de 10 mil filiados por todo o Brasil, divulgou um manifesto em favor da educação e contra a reforma do Ensino Médio (MP 746) e a PEC 55 (antiga 241), que propõe por meio de medida provisória um congelamento de gastos públicos com a Educação.

A entidade considera essas propostas autoritárias e desrespeitosas com a sociedade civil e entende que uma mudança tão significativa quanto a Reforma do Ensino Médio não pode ser realizada de urgência, e ainda mais por meio de medida provisória, sem a devida reflexão e o amadurecimento de ideias tão necessárias.

Na outra ponta, a PEC 55 (ou 241) limitando gastos com Educação por 20 anos, promovendo, com isso, o sucateamento da educação pública, com cortes de verbas e de programas na área, além de uma desvalorização profissional do professor. Além disso, a desprofissionalização do docente trará prejuízos irreparáveis para a carreira, a formação de professores e para os estudantes.

Mídia e agentes governamentais atuais atacam o desempenho dos estudantes no Enem com críticas aos professores, como se não questionassem há muito a falta de clareza e de adequação do Ensino Médio, sempre dividido entre a preparação para a universidade e o profissionalizante, segmentando a escola em “escola para ricos” e “escola para pobres”. Nas duas vertentes, entendem os professores que as propostas existentes são desanimadoras.

De um lado não prepara o estudante para o ingresso nas universidades e, do outro, não contempla as novas realidades profissionais do País. Junte-se a isso tirar a obrigatoriedade de algumas disciplinas, precarizando ainda mais o curso.

É preciso uma ampla discussão sobre a Reforma do Ensino Médio e propor projetos inovadores, amparados pelo princípio da flexibilização curricular, mas que sejam mais criativos e possam trazer inovações para a formação dos alunos.

“Em resumo, há que ser mais responsável ao propor reformulações”, alerta a SBEM.

Leia o manifesto em anexo.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador