Em medida de Damares, famílias poderão controlar o que é ensinado

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Damares Alves

Jornal GGN – A medida provisória que dá direito a pais tirarem os filhos completamente da escola para ensiná-los em casa deve ser publicada até a próxima semana. A informação foi dada pela ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, ao blog de Andreia Sadi.

A MP é uma das metas dos 100 dias do governo de Jair Bolsonaro, que foram consideradas prioritárias pela nova gestão. Dentro da pasta de Damares, a ministra que vinha sendo envolvida em diversas polêmicas por defesas e pautas conservadoras, o chamado “homeschooling” foi considerado prioridade.

É uma prática que não só permite como também dá suporte legal a famílias que quiserem optar pelo ensino de crianças dentro de casa, isolado do contexto escolar.

O caso já chegou a parar no Supremo Tribunal Federal (STF), em setembro do ano passado, quando os ministros consideraram a prática ilegal e determinaram que os pais e responsáveis não têm o direito de tirar os filhos da escolha para ensiná-los exclusivamente em casa.

Isso porque os ministro da Suprema Corte entenderam que é necessária a frequência da criança na escola, que garante não só a educação, como também a convivência com estudantes de diferentes origens, valores e crenças, por exemplo, o que aporta na formação da infância.

O Supremo havia destacado, ainda, que a educação é dever não só da família, como também do Estado. E apesar de alguns ministros entenderem que a prática poderia ser viável em um futuro, seriam necessárias ferramentas de análise e estudo que comprovem que o estudante não seria prejudicado, tanto no âmbito do aprendizado, como também da socialização dessa pessoa.

Mas Damares não levou em consideração nenhuma destas posições dos ministros do Supremo e defendeu que a prática “é muito boa”, porque com os pais, os alunos podem aprender mais em menos tempo e que garante aos responsáveis o poder de gerenciar o tipo de aprendizado dos filhos.

No final de janeiro, a ministra concedeu uma entrevista à repórter do G1, defendendo a medida provisória. Andreia Sadi questionou se a escola domiciliar é uma forma de as famílias terem controle sobre a educação dos filhos, considerando que a ministra já havia criticado a chamada “ideologia de gênero” nas escolas, por exemplo.

“Veja só: Na educação domiciliar, o pai vai poder gerenciar, inclusive, conteúdos. O pai vai poder estar junto com o aluno, com o filho, acompanhando o conteúdo, acompanhando o material didático”, respondeu, admitindo esse controle dos pais sobre o ensino.

“Então o pai vai poder estar gerenciando o conteúdo. Nós temos pesquisas que apontam que num ambiente escolar em torno de 40% do tempo com o aluno não é aplicado o conteúdo, é gerenciamento da classe, é gerenciamento do ambiente escolar”, continuou.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Desculpem-me se escrevo no lugar errado…

    É que, hoje, ao visitar o GGN como sempre faço, encontrei o site completamente “revirado”.

    A antiga, mas familiar, diagramação sumiu. Não encontro mais aquela lista de posts diários, semanais ou mensais a qual eu costumava consultar para saber as novidades.

    Parece não mais existir a possibilidade de inserir fotos, vídeos, ou mesmo negritos e itálicos no texto, nem mesmo de avaliar posts e comentários através das estrelinhas.

    Enfim… estou me sentindo um peixe fora d’água.

    Como me orientar no novo padrão?

  2. Gerar conteudo… Eh tudo o que interessa a essas pessoas: formar soldados, fundamentalistas, como eles proprios são. Para se educar alguém em casa é preciso muito tempo, dedicação conhecimento e ainda assim, muitas idas à museus, cinema, teatro, bibliotecas; coisas que não se encontram na maioria das cidades brasileiras.
    Ja faz um tempo que acho que Damares Alves deveria aceitar o fato de que ela prefere mulheres a homens. Acho que ela ficaria em paz com ela mesma e quem sabe pararia de querer controlar a tudo e todos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador