Janine Ribeiro em entrevista exclusiva, hoje no Brasilianas.org

Governo quer estabelecer uma base curricular mínima para uniformizar ensinos básico e fundamental no país
 
 
Nesta segunda-feira (31), a partir das 20h00 na TV Brasil o programa Brasilianas.org tem o prazer de exibir entrevista exclusiva com o Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. O paulista de Araçatuba, professor e filósofo é especialista em Thomas Hobbes, autor de O Leviatã. Em 1973 concluiu seu mestrado na Universidade Sorbonne, em Paris, com o trabalho “A marca do Leviatã” reeditado em 2003 pela Ateliê Editorial. A obra versa sobre a cultura política nas sociedades ocidentais do terceiro mundo, sobretudo Brasil e América Latina. 
 
Janine Ribeiro lecionou na faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. De 2004 a 2008 assumiu o cargo de diretor da avaliação do CAPES, onde ajudou a desenvolver novos métodos de avaliação que resultaram no fechamento de alguns programas de pós-graduação. Em abril foi convidado pela presidente Dilma Rousseff a assumir o Ministério da Educação. 
 
Nessa entrevista especial, Janine Ribeiro abordará a Base Curricular Nacional (BCN), instrumento que está sendo desenvolvido pelo MEC para ajudar na gestão pedagógica de professores e escolas de norte a sul do país. Através BCN o Ministério quer estabelecer uma base curricular mínima para garantir um sistema de ensino básico e fundamental mais uniforme no país. Atualmente, cada estado e município tem o seu próprio método de ensino. “Por conta disso acabamos sem ter padrões mínimos do que em cada ano de curso o aluno deve estudar. Por exemplo na matemática, quando você deve aprender equação de segundo grau? História, com que tipo de formação em história o aluno deve sair do ensino fundamental? Então a Base Comum é a ideia de você ter um currículo que atenda determinados requisitos para o país todo”, afirmou o Ministro durante a entrevista desta semana do Brasilianas.org. O MEC pretende fixar um mínimo de 60% em escala nacional, enquanto que 40% do método de ensino ficará a cargo das políticas públicas de cada estado e município. 
 
O ministro também falará das mudanças que estão sendo realizadas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para que os dados dessa prova auxiliem na produção de políticas públicas educacionais e também sobre o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. O Brasil foi campeão da maior competição mundial de educação profissional com a importante colaboração dos alunos do programa sendo que dos 31 medalhistas da WorldSkills, 25 são do Pronatec. 
 
Não perca, mais tarde, a entrevista completa na TV Brasil. 
Quando: Hoje, segunda-feira (31 de agosto)
Horário: 20h00 às 21h00
Saiba como sintonizar a TV Brasil: Clique aqui.
 
Obs: Como este programa foi gravado, não abriremos espaço para o recebimento de perguntas, como fazemos em todas as edições ao vivo. 

 

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ministro Janine Ribeiro

    Nassif, pelo amor de Deus, pergunte ao ministro sobre se há algum estudo acerca do impacto da aprovação automática na educação fundamental pública. Considero esse o maior problema atualmente, pois convém aos professores não ensinar e não avaliar. Por outro lado, o professor fica sem nenhum tipo de instrumento disciplinar para forçar o aluno a estudar, porque não há o que temer, nem mesmo a reprovação. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador