Leandro Karnal e a Escola Sem Ideologia

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Leandro Karnal fala, no Roda Viva, sobre a Escola Livre, ou Escola Sem Partido. Para ele não existe um só evento na história que não tenha uma opção política. Ele deu um bom exemplo: Maria Antonieta foi decapitada. Você, ao expor o fato ao aluno vai comentar o quê? “Ah, coitadinha!” ou vai explicar os fatos políticos por trás da Revolução Francesa? Karnal afirma que não existe escola sem ideologia. Entende ele que seria muito bom que um professor não impusesse apenas uma ideologia e abrisse caminho para o debate. Mas esta Escola Livre é uma crença de uma direita delirante, absurda e estúpida de que a escola forme a cabeça das pessoas e os jovens saiam líderes sindicais. Karnal afirma que os jovens têm sua própria opinião, não são massa de manobra e os pais e professores sabem que eles têm sua própria opinião. Ele gostaria de uma escola que suscitasse o debate.

 

Veja a entrevista completa:

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Escola sem ideologia? Piada pronta.

    Basta perguntar aos jovens que estudam no Porto Seguro de São Paulo quais são as suas posições políticas e elas claramente tenderão ao pensamento direitista. É o meio que ela vive que determina suas convicções políticas.

    O mesmo acontece numa escola da periferia. So que o pensamento será mais para esquerda.

  2. Esse pessoal dessa tal

    Esse pessoal dessa tal ‘escola sem partido’ são um bando de débeis mentais isso sim. Do tipo que se o peixinho do filho morrer, compra imediatamente outro igual. Tudo para que o filho não conviva com a idéia de morte, perda. É um fenômeno que observo faz um tempo razoável e com a internet, ganhou mais evidência. Como dizem, redes sociais auxiliam na imbecilização humana.

  3. Tudo é ideologia

    Quem quiser viver num mundo sem ideologia deixe-se afundar no fundo do mar e tente respirar.

    Segundo a legislação brasileira todas as escolas são obrigadas a elaborar o chamado projeto político pedagógico ou PPP, preferencialmente de forma participativa. É um procedimento absolutamente consolidado na educação pública brasileira.

    O PPP é uma prática que obviamente introduz a reflexão sobre política e ideologia no ambiente escolar, porque, desde que vivemos em sociedade, desde que existam sonhos, estamos imersos em política e ideologia.

    Segundo Noemia Lopes (http://goo.gl/34TgWv):

    Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico – o famoso PPP. Se você prestar atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:

    :: É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo

    :: É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.

    :: É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

    […] continua

    1. tudo é ideologia….

      Ideologia sim. Propaganda partidaria não. Sala de aula é para discussão e ensinamento de todas as correntes politicas de forma democratica Quando Karnal rotula “direita delirante e absurdamente estupida”, já está mostrando suas preferências. Pode até ter as suas, desde que como professor ensine que existem outras. Tão delirantes e estupidas quanto as da sua preferência.

      1. Todo mundo tem suas

        Todo mundo tem suas preferências, e Karnal não é diferente.

        E ele não fala de toda a direita, mas especificamente de uma certa “nova” direita, cria de Olavo de Carvalho, Reinaldo Azevedo, Rodrigo Constatino e assemelhados. ESSA direita é, sem dúvida, estúpida e delirante (e violenta, acrescento eu).

        Karnal apenas constatou um fato.

      2. Cara, vc já entrou em uma sala de aula?

        Circulo há mais de 15 anos em escolas públicas de todo o Brasil e NUNCA vi professor fazer propaganda partidária em sala de aula. NUNCA vi gestor escolar fazendo propaganda partidária no ambiente escolar. NUNCA vi cartaz de propaganda política ou adesivo ou santinho de candidato DENTRO de uma escola pública. Do lado de FORA da escola, em postes, muros, outdoors, OK., mas dentro, nunca.

        Agora, já soube de crianças ricas que agrediram colegas que se declararem petistas. Já vi pais de alunos de escolas privadas que discriminaram professores por opiniões políticas que estes expressaram FORA da escola, em redes sociais. Pra esse tipo de perseguição ideológica, ninguém pede a justa punição dos pais.

  4. Não assistio mais Roda Morta

    Não assistio mais Roda Morta prque não tolero a imposição ideológica de Augusto Leite, anti-petista doente. Os jornalistas que compõem a roda são da Globo, do Estadão, da Folha, às vezes da Piauí, Nêumann Pinto, e, por fim, ninguém com ideias distintas do PIG. 

    Acho, no entanto, que Leandro Karnal deve ter incomodado muito o paresentador com o pouco que vimos nesse vídeo. Primeiro, por ele atacar a brrice da direita, em querer impor métodos de ensino com uma única visão política. Pra quem não aceita o contraditódio, e é direitista, gopista, por certo o pedido pra novos comerciais veio no momento certo de interromper o entrevistado. 

    Gostei muito quando Leandro Karnal em uma de suas palestras disse: se acabarmos com o PT, acaba-se com a corrupção,  e seremos todos felizes para sempre.

    Deve ser muito gratificante ter Leandro karnal como professor, 

  5. Eles ainda não sabem…

    Aristóteles (384 / 322 Antes de Cristo) já dizia: O homem é um animal politico!

    Esse é o problema de não gostar muito de escola e seu conhecimento.

    Quem sabe um dia eles vão compreender isso…

    É mole, ou quer mais…

  6. escola sem ideologia

    A demonstração que a escola não tem esse papel ideológico é a formação  desse Congresso Conservador Reacionário. Se houvesse uma ideologia a esquerda, espirita, homoafetiva, anticristão a esquerda não seria minoria nesse Congresso. Sem falar em corruptos. Desculpe, erro. Os corruptos no Brasil só são de esquerda, melhor, petistas.

  7. O que acontece nessa “escola

    O que acontece nessa “escola sem partido”  quando forem falar da 2°Guerra ou melhor de Hitler? ou sobre a escravidão no Brasil?

     

    Essa é a direita lelé

  8. Não existe 100%
    Não, Karnal não é infalível, ele tem erros de avaliações como qualquer simples mortal. Fala bem, com um português invejável, mas tem a cabeça de esquerda e tenta de forma disfarçada sempre validar a esquerda e descontruir a direita.
    Em que pese a direita ter feito algumas coisas erradas a esquerda e a recordista de erros e mortes.
    Nossos mestres foram doutrinados com as teorias Granmscianas e a ocupação cultural dos valores de esquerda.
    Eu gostaria que as pessoas tivessem as informações dos fatos e tirassem suas conclusões ,afinal Sócrates não desenvolveu a dialética para cada chegar às conclusões ? Ou seríamos todos tapados?

  9. Me doí todo, de tanto que
    Me doí todo, de tanto que torci para o Augusto Nunes ir para o debate franco e defender que não é golpe, mas o covarde arregou…

  10. Sabe o que chama a atenção…

    … no brilhante discurso dos defensores da “Escola sem Partido”? 

     

    O fato de que é a PRIMEIRA VEZ que eles resolveram se preocupar com algo que, segundo eles, acontece na escola. Chega a ser espetacular eles se preocuparem tanto com “doutrinação” nas escolas, sem antes se preocuparem com várias questões que são no mínimo “interessantes”: 

    1) Violência no ambiente escolar; 

    2) A escola como local de instalação do tráfico e do consumo de drogas;

    3) A falta de referências para nossos adolescentes; 

    4) Por que nossos adolescentes não têm o menor respeito pelo espaço escolar e por seus professores, em geral? 

    5) Como atrair as melhores mentes do país para a docência? 

    6) Por que nossa formação média em Matemática e Português é tão ridícula? 

    Eu poderia colocar mais vinte ou trinta questões, na sequência, que julgo serem muito mais importantes do que “doutrinação”, “coxinhas x petralhas”, “escola sem partido”…

    Mas aqueles que descobriram HOJE que existem escolas no Brasil estão preocupados somente com “partido”. Chega a ser interessante como os defensores dessa ideia são simpatizantes de partidos que nunca fizeram UM A pela educação nacional, não? 

     

  11. Sabem quando foi que a Escola

    Sabem quando foi que a Escola Pública boa… de qualidade… de renome… sumiu de vista, desapareceu no Brasil? E ainda não conseguimos encontrá-la e recolocá-la aos olhos da Nação?

    Foi desde que um indivíduo nocivo ao Ensino (recentemente morto e, por isso, não vou divulgar-lhe o nome; embora os mais informados saibam a quem me refiro) exerceu o cargo de Ministro da Educação durante anos da Ditadura Militar. Ele implantou com mão-de-ferro uma Reforma do Ensino ditatorial, exaltando valores de servilismo e de anulação pessoal e até mesmo coletiva dos alunos-alvo da Escola Pública de então. Nivelou o Ensino Público por baixo, alterou currículos, criou disciplinas especiais (como Moral e Cívica) para capturar a espontaneidade do ser em formação… Retirou-se até a Bandeira Nacional da obrigatoriedade nos mastros das escolas e não se cantou mais hinos… nem mesmo o Hino Nacional. 

    Foi ele quem, num programa da TVE, numa roda de jornalistas daquele tempo (dos quais muitos ainda estão por aí), respondendo a uma pergunta sobre o que “ele achava ser bom como resultado de toda aquela alteração na Escola Pública”, disse cheio de um orgulho cínico: Acabamos com o “magister dixit”!

    Em outras palavras: O professor não manda mais nada!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador