Mendonça Filho esvazia Fórum Nacional de Educação

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Depois de receber Alexandre Frota e Marcelo Reis, o ministro interino do MEC, Mendonça Filho, inviabiliza e esvazia o Plano Nacional da Educação, exonerando 31 assessores técnicos. Desse total, 23 eram ligados à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) e oito, à Secretaria Executiva da pasta. A lista dos desligados foi publicada no Diário Oficial da União de hoje, dia 2.

O Fórum Nacional de Educação é a instância com atividades mais afetadas, pois foi criado para mediar a interlocução e promover a participação e controle social, desde a concepção, passando pela implementação e avaliação da política nacional de educação e no acompanhamento da tramitação de projetos legislativos referentes às políticas para o setor e na avaliação dos impactos da implementação do Plano Nacional da Educação (PNE). Esta instância foi criada a partir de deliberação da Conferência Nacional de Educação (Conae) de 2010.

O coordenador do FNE Heleno Araújo, declarou à Rede Brasil Atual que ficaram sem equipe de trabalho. Heleno é representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) no órgão. Segundo ele, a atuação dos servidores já vinha sendo prejudicada com a negativa de providências por parte da Secretaria Executiva do MEC, a que está vinculada.

“Não vínhamos mais conseguindo sequer encaminhar as solicitações de convites para o trabalho de articulação dos planos de Educação de estados e municípios. No dia 31, fomos pedir, formalmente, para que esses encaminhamentos fossem providenciados. E ontem soubemos que a toda a equipe seria exonerada”, conta Araújo.

Paa Heleno, este é mais um gope contra o processo de consrução da participação social nas políticas educacionais, representando uma ameação à impmelmentação do PNE. Se a sociedade não tem participação e entram setores conservadores, do tipo que o ator Alexandre Frota representa, “o sinal é de retrocesso”, alerta ele.

Há ainda o perigo, segundo Heleno, é a sinalização de apoio que a atual gestão do MEC têm feito a projetos que são claramente retrocesso, com cerceamento da prática docente, de criminalização dapromoção e reflexão sobre os direitos humanos por parte de setores fundamentalistas. “É o caso de iniciativas como a chamada Escola Sem Partido ou Escola Livre, contrárias ao livre pensamento, à liberdade de expressão e reconhecimento das diversidades nos espaços educativos”, diz ele.

Murilo Camargo, professor do Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares da Universidade Federal de Brasília (UnB), foi um dos exonerados. No Facebook, ele desabafou: “Encabecei a lista dos exonerados hoje! Estou feliz por estar do lado certo e, ao mesmo tempo, triste por ver o início do desmonte da Secadi com a exoneração de quase metade de seu quadro em uma única canetada. Volto para a UnB e, de lá, continuaremos lutando pela EJA, pela diversidade e inclusão na educação!”

(Com informações da Rede Brasil Atual)

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Caro Nassif
    Qual a

    Caro Nassif

    Qual a necessidade de um Fórum, em meio a golpistas?!

    Chama o Frota e deixe rolar, sem segunda conotação.

    Saudações

     

     

  2. Bandidos.

    Na hora que uns morrerem…digo, uns tipo Serra, Mendonça, Padilha, Temer, Gilmar, entre outros, aí falarão em terrorismo…estão procurando…quem procura acha…e será sem viés político, será por raiva de CORRUPTOS DESCARADOS…ENTREGUISTAS.

  3. Amanhã

    Fico imaginando o dia de amanhã para Mendoncinha!

    Das duas, uma! Ou Temer liga para ele dizendo “é isso mesmo,meu garoto!” , ou

    Ou ” que merda você fez, desgraçado!!! Não viu o que aconteceu com a tentativa de extinção do Minc? Quer me fuder!. A turma da educação é muito maior, seu bostinha!”

  4. golpistas não educam…

    causam instabilidade aonde quer que chegam para assim poderem neutralizar qualquer tipo de educação anterior

    não ensinarão nossos jovens a viverem de maneira certa, mas sim de acordo com o que eles, golpistas, consideram ser o certo

    junte pornografia com psicopedagogos de deus e destrua toda a juventude ou futuro de um país

  5. a Educação de uma das maiores

    a Educação de uma das maiores economias do planeta nas mãos do crime organizado..,…na disputa pelo butim o congresso de bandidos está colocando o pais abaixo, todas as áreas sendo detonadas…assim constroem um Estado para chamar de seu, para usar o termo de Romulus…

  6. Esse é o jeita da direita

    Esse é o jeito da direita governar…

    Eles têm a opinião formada e NÃO PRECISAM DE DECISÕES CONSENSUALIZADAS.

    L’État c’est moi.

     

  7. Pilantras do Golpe

    50 anos de atraso em 3 semanas. A conta do golpe já tá chegando, então é preciso pagar aos que viabilizram; o STF, a Procuradoria, a PF, o PIG e outros coxinhas.

    E pensar que ainda tem otário acreditando que agora vai melhorar.

  8. Se assim  quer a socieade

    Se assim  quer a socieade bananeira, que seja então… Resta aos dignos sairem e o último jogar um molotov na sala.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador