Movimento doa aulas a mais de 100 escolas ocupadas em São Paulo

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Já são mais de 100 escolas estaduais de São Paulo ocupadas por estudantes contrários à reorganização, que pretende modificar a divisão de alunos por ciclos, a transferência de estudantes para outras escolas e o fechamento de 93 unidades de ensino. Com a ocupação dos espaços, um grupo que apoia as manifestações resolveu mobilizar voluntários para “doarem” aulas aos pequenos ativistas.
 
A campanha foi criada na última terça-feira (18) e, em menos de dois dias, já somava 1.300 ofertas de aulas. A iniciativa pensada pela comunidade Hub Livre, que apoia movimentos sociais por meio de ferramentes nas redes sociais, armazena um banco de dados com as informações de todos os colaboradores interessados e disponibiliza às escolas que têm interesse.
 
Apenas na manhã desta terça (24), mais seis escolas de Sorocaba, no interior de São Paulo, foram ocupadas por estudantes da rede estadual. De acordo com professores que já participaram da campanha, as escolas ocupadas pelos alunos estão organizadas em um cronograma de atividades, que além do ensino de matérias de conteúdo tradicional, como História e Artes, também inclui a possibilidade de oficinas diversificadas.
 
Para participar, basta preencher o formulário criado pelo grupo (acesse aqui) e descrever o tipo de aula que a pessoa pode doar a uma das escolas públicas. No espaço, também é possível esclarecer se o voluntário necessita de algum equipamento e especificar se tem preferência por alguma unidade específica.
 
No texto de convocação, os estudantes afirmaram: “esta é o maneira mais efetiva de se pressionar por uma educação de qualidade, construindo coletivamente o programa e demonstrando para o governo a força do apoio popular”.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Confesso! Fiquei emocionado

    Confesso! Fiquei emocionado ao ler o texto! Coisa linda!! Ainda resta uma esperança, nem tudo está perdido!! E isso graças a esses valentes jovens que nos enchem de ougulho. Meu forte e fraternal abraço a todos!!

  2. Acho que estes alunos estão

    Acho que estes alunos estão aprendendo coisas muito mais importantes nestes últimos dias, do que em toda a sua vida escolar até aqui. Estão aprendendo sobre civismo, arte, cidadania, comunicação, direito, etc. Parabéns e todo apoio a vocês! 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador