Polêmica sobre Enem revela falta de limites da imbecilidade, por Djamila Ribeiro

Da Carta Capital

Simone de Beauvoir e a imbecilidade sem limites de Feliciano e Gentili
 
A filósofa francesa realizou um estudo sério; se for pra criticar, ao menos façam comentários sérios e embasados, sem impedir ou rebaixar a reflexão
 
por Djamila Ribeiro
 
Na última semana assistimos a um grande show de horror no Brasil. Uma questão na prova do Enem que trazia uma frase da filósofa francesa Simone de Beauvoir e o tema da redação que versava sobre a persistência da violência contra a mulher, causou falsa indignação e respostas tenebrosas por parte de alguns membros da intelligentsia (muita ironia, por favor) brasileira.

Marco Feliciano, em sua página de Facebook, desaprovou a questão. Disse se tratar de tentativa de doutrinamento e completou:

“A primeira pergunta apresentado na prova do Enen (sic) deste sábado versa sobre um assunto em que em todas as esferas legislativas de nosso país foi vencida e jogada no lixo, a teoria de gênero, algo que sutilmente tentaram nos incutir de forma sorrateira e rechaçada pelos parlamentares eleitos democraticamente pela maioria da população e que todas as pesquisas apontam como maioria de fé Cristã e conservadora”, opinou.

“Essa frase da Filósofa Simone de Beauvoir é apenas opinião pessoal da autora, e me parece que a inserção desse texto, uma escolha adrede, ardilosa e discrepante do que se tem decidido sobre o que se deve ensinar aos nossos jovens.”

O promotor de Justiça de Sorocaba, Jorge Alberto de Oliveira Marun, também sobre Beauvoir escreveu em sua página de Facebook:

“Exame Nacional-Socialista da Doutrinação Sub-Marxista. Aprendam jovens: mulher não nasce mulher, nasce uma baranga francesa que não toma banho, não usa sutiã e não se depila. Só depois é pervertida pelo capitalismo opressor e se torna mulher que toma banho, usa sutiã e se depila”, escreveu.

A declaração fazia referência à célebre frase de Simone de Beauvoir, ”Não se nasce mulher, torna-se mulher”. O comentário ofensivo e desprovido de reflexão crítica rendeu uma nota de repúdio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Para quem estuda a obra de Simone de Beauvoir como eu, foi uma alegria ver uma questão sobre sua obra numa prova de alcance nacional.

Beauvoir foi uma intelectual importante que, ao lançar O Segundo Sexo em 1949, colocou a mulher no centro do debate e rompeu com uma tradição filosófica que a mantinha invisível ou vista a partir do olhar do outro.

Quando lançou a obra, Beauvoir não se entendia como feminista ainda, nesse estudo em específico pensa a categoria de gênero por uma perspectiva existencialista e, como afirma Margaret Simons, uma das maiores especialistas em Beauvoir, posteriormente a obra adquire um caráter fundamentalmente político.

Estudar Simone de Beauvoir é de suma importância por conta de suas grandes contribuições filosóficas. Feliciano colocar a famosa frase de Beauvoir como “opinião dela” mostra seu total desconhecimento de como funciona um sistema filosófico. Maldita doxa, diriam os gregos.

Fora isso, houve uma tentativa de querer destruí-la como ser humano em vez de questionar cientifica e politicamente sua obra dentro das condições históricas a qual estava submetida.

Tanto Feliciano como Marum podem discordar do pensamento dela, mas que tenham competência crítico-argumentativa para fazê-lo em vez de destilarem machismo e burrice. Beauvoir realizou um estudo sério. Se for pra criticar, ao menos façam críticas sérias e embasadas. Não se pode impedir e nem rebaixar a reflexão crítica, por favor.

O que Beauvoir quis dizer com a frase “Não se nasce mulher, torna-se” não é de difícil entendimento. Explico: ao dizer que “não se nasce mulher, torna-se”, a filósofa francesa distingue entre a construção do “gênero” e o “sexo dado” e mostra que não seria possível atribuir às mulheres certos valores e comportamentos sociais como biologicamente determinados. Simples, não é? E faz todo sentido, o ser mulher se impõe; há uma imposição social de como as mulheres devem se comportar.

Diante das várias imbecilidades proferidas, Danilo Gentili, o imbecil mor ficou com inveja e não quis ficar de fora. Em seu programa The Noite, um de seus convidados fez piadas violentas escancarando o que há de pior no humor brasileiro.

Já escrevi sobre como o humor não está descolado dos valores da cultura, e o convidado descerebrado de Imbecili, Leo Lins, só comprovou isso ao dizer coisas do tipo: “Eu já li que a cada 12 segundos uma mulher sofre violência no Brasil, mas estou escrevendo a redação há 30 e não vi nenhuma apanhando”.

“Também é preciso ver quem fez a pesquisa… como saber se o sangue é de violência ou ciclo menstrual? Afinal, o sangue que sai de um corpo é o mesmo, não importa o buraco.”

Após esse show de desrespeito absurdo, uma fã de Imbecili criticou o fato de os “humoristas” debocharem de um tema tão sério e disse que não seria mais fã de Gentili. Ao que ele respondeu: “Mas vc jura por tudo que deixou mesmo de ser minha fã? Eu posso até depositar uma grana pra vc me enviar um contrato que nao é mais minha fa. É importante pra mim saber que nao tenho fã arrombada”.

O cúmulo da falta de respeito e de civilidade.

O show de falta de respeito e de civilidade de Danilo Gentili

Gentili é o que há de pior na televisão brasileira. Debater temas como violência contra a mulher é importante para a sociedade, há inúmeras pesquisas sérias que comprovam o alto índice de mortes de mulheres por seus companheiros.

Logo debochar disso, além de mostrar que essas pessoas têm problema de caráter e revelar o que há de mais sujo e baixo, é uma forma de concordar com essa violência, de manter as coisas como estão. Gentili poderia fazer um favor à humanidade e permanecer calado até aprender a ser gente.

Apesar de toda a manifestação horrenda de Feliciano, Marun e Gentili, vejo algo positivo nisso tudo. É urgente que temas como esses sejam debatidos e ensinados, se estão incomodando é porque talvez estejamos no caminho da mudança.

Como disse Érico Veríssimo: “Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento”.

As três figuras aqui citadas querem permanecer erguendo as barreiras da ignorância, do desrespeito e machismo. Façamos moinhos de vento.

 

Redação

43 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Somente estúpidos
     
    Quanto ao

    Somente estúpidos

     

    Quanto ao procurador poderiamos procurar brechas na lei para exonerá-lo, uma vez que tal idiota recebe dinheiro do contribuintes.

    Quanto a mula do inGentili, toda pessoa com um pouco de dignidade, com respeito a suas mães, irmãs, tias, primas, sobrinhas, afilhadas, filhas, netas, esposas, amigas, avós … deveria boicotar todo e qualquer canal de TV, que é uma concessão, que tal energumino fosse contratado.

    Basta isto.

    Boicote total ao canal SBT.

    O Silvio Santos, que até pode vir a concordar com as opiniões de seus Gentilis e Sherazades, não é bobo e  não gosta de perder audiência e principalmente dinheiro se livraria de tal lixo.

  2. Excelente texto.

    Realmente o que se escreveu e falou no radio/TV a respeito do texto da Simone de Beauvoir no Enem escancarou o reinado da imbecilidade mais tosca em terras brasileiras e especialmente paulistas, já que o “deputado” e o “humorista” são sim de SP. a ex-locomotiva…

  3. Parece que as nossas filhas vão sair as ruas.

    Tenho quatro filhas, desde os trinta e poucos até os quinze, e elas não estão gostando do que estão fazendo a prova do Enen parece ter sido a gota d’água. Estão todas as meninas das mais diversas idades e das mais diversas personalidades se mobilizando, me parece que a direita cruzou a linha vermelha. (Detalhe, as meninas saindo a rua quem vai atrás?).

    Este pessoal não lê jornal, não assiste o jornal nacional nem lê a veja, se informam através da internet e está bombado a revolta contra a pauta conservadora, os direitistas incrustados na bancada dos três B foram longe de mais, ninguém está achando o Gentile engraçado.

     

  4. muito bom o texto
    Gostei muito. Não tenho o que acrescentar.

    Os imbecias não podiam deixar de aparecer.

    Crei um ditado que serve para a ocasião: Um imbecil nunca perde a oportunidade que confirmar nossa certeza:
    que é um imbecil.

  5. DEMONSTRARAM IGNORÂNCIA

     

     

    DEMONSTRARAM IGNORÂNCIA, OU MELHOR, PASSARAM VERGONHA. SE VOCÊ NÃO TEM BAGAGEM FILOSÓFICA DEVE SE ABSTER DE CRITICAR UM PENSAMENTO FILOSÓFICO, POR UMA RAZÃO SIMPLES: É QUE VOCÊ NÃO VAI ENTENDER NUNCA O UE O PENSADOR QUIS DIZER, E AÍ SUA CRÍTICA VAI CAIR NO RIDÍCULO AOS OLHOS DAQUELES QUE DE FATO SÃO ESTUDIOSOS.

    NO CASO DE A OPINIÃO DESATRADA SER DADA POR UMA PESSOA FAMOSA OU UM PARLAMENTAR A SITUAÇÃO É AINDA PIOR PORQUE ISSO O EXPÕE AO MÁXIMO.

    DEVEMOS TODOS RESPEITAR AS MULHERES, ATÉ PARA TER O TRATAMENTO RECÍPROCO.

    AVALIAR PENSAMENTO FILOSÓFICO REQUER UM MERGULHO APROFUNDADO NA HISTÓRIA, NA POLÍTICA (QUE NÃO É A PARTIDÁRIA), NOS SENTIMENTOS E INTERESSES HUMANOS, EM TUDO MAIS.

    NÃO SE PODE DAR PITACO NA FILOSOFIA, COMO PRETENDEM ALGUNS, POR INTERESSE OU PORQUE NÃO SAÍRAM DO ENSINO FUNDAMENTAL E LEVAM TUDO NA BRINCADEIRA (SÃO VERDADEIROS OLIGOFRÊNICOS QUE CONQUISTAM ESPAÇO PORQUE A SOCIEDADE, A MÍDIA, A MASSA, POR ALGUM MOTIVO PRECISAM DELE).

  6. NGB de DOIS GÊNEROS!

    Francamente, a celeuma em torno desse episódio  tem servido para promover pessoas, é o que penso.

    É um tal de defesa da “mulher”  contra a violência e , por outro lado, dizer que as mulheres não sofrem ou sofrem pouca violência que ,  desculpem-me, cansa qualquer um de bom senso.

    O  pior é que banaliza o tema e acaba surtindo um efeito em desfavor das próprias mulheres, ou melhor, dos seres humanos que se julgam discriminados.

    Mulher( ou ser humano) que é inteligente e sabe manejar “as regras do jogo”!  saberá  como agir perante uma violência de quem quer que seja, inclusive, de outra mulher( isto é, de outro ser humano!)

    Por outro lado, eu compreendi a explicação que foi dada à famigerada fala  da autora. (Não se nasce mulher, torna-se”)

    Ou seja, a mulher não nasce mulher  “mostra que não seria possível atribuir às mulheres certos valores e comportamentos sociais como biologicamente determinados.”

    Tudo bem, estou concordando com essa explicação. É razoável pensar  que um feto, que acabou de nascer, acabou de sair da “barriga” de sua mãe, ainda não é “mulher” socialmente falando. Ora, nada sabe à respeito de “comportamentos sociais” que estão fora da “barriga da mãe. Talvez, só alguma lembrança do som que ouviu!

    Todavia, será  biologicamente do sexo feminino ou masculino ou ainda dos dois, caso venha ao mundo  com os dois. Certo? Ou errado? 

    Alguém pode argumentar que seria errado, pois antes mesmo do nascimento já saberíamos se seria “masculino ou feminino ou ambos”. Ok, estou concordando e aproveitando para  ratificar que mesmo no nascituro a “pessoa humana” já tem  alguns “direitos” protegidos, garantidos. 

    Portanto, concordamos que ao nascer a pessoa humana é um “barro mole” que ainda será “moldado” pelo convívio social. 

    Mas, superada esta análise inicial,  a pergunta que se faz é a seguinte:

    Só há essa explicação(interpretação)  possível para esta frase (orações) acima?

    Qualquer pessoa que ler: Não nasce mulher, torna-se, vai chegar a um única e exclusiva interpretação desta famigerada frase?

    Eu penso, por óbvio,  que não. Aliás, vale dizer, que quando alguém conta uma piada, nem todos conseguem rir. Nem todos compreenderam as mesmas “palavras” que foram usadas pelo “humorista” com seus “significados” específicos! Aliás, uns podem rir da piada, porém sem saber , exatamente, o que o autor quis dizer com a piada. E ainda, outros podem “morrer de rir” compreendendo a piada de uma outra forma; diferente daquela que o próprio autor quiz passar! Enfim, vamos combinar. Interpretaçao de texto pode gerar vários resultados. Dizer que um resultado é o absolutamente certo é, no mínimo, muitíssimo arriscado.

    E por favor, não estou dizendo com isso que não existem discriminações de sexo no Brasil e o mundo. Não sejamos tão idiotas assim!

    Refiro-me à hermenêutica do texto. Refiro-me à linguística, ao signo, à persuasão,  e mais distante  ao PODER( ou ao uso do poder). A força é usada ao fim e ao cabo para demonstrar que tem e quem não tem poder!

    Permita-me uma outra pergunta:

    Deus ou Deusa? Aquele representa um ser sem sexo e esta também? Seria “discriminação” pensar assim? Ora, então discriminem, curiosamente, o PREÂMBULO DA CR/88, pois lá encontra-se o vocábulo “Deus”. E olhem que vivemos numa Estado que se diz “laico”…

     

    Voltando….

    Penso que este tema da redação( acho que foi isso, certo?) já foi escolhido, já foi feito e agora faz parte do passado recente. 

    Uns , como já se sabe, foram contra. Outros não. E fim de papo! Fim de PROMOÇÃO de audiência alheias” e , portanto, de “lucros” alheios!

    Se uns são imbecis e outros não é problema de cada um!

    Se as mulheres aplaudem e dão “audiência” para esses  “uns”, supostamente imbecis,  é problema delas. Aliás, problemão. Ora, como podem aplaudir quem as “discriminam. Seriam imbecis aplaundindo imbecis?

    Se uma pessoa humana  nascer com o sexo que pode ou não ser desejado por essa mesma pessoa  no futuro, será problema ou solução  ou nenhum dos anteriores para essa pessoa, quando atingir a maioridade. Antes os pais terão algum “problema” ou “solução” para “enfrentarem ou não”.

    Se você vai educar sem filho do sexo masculino para agir de acordo com “as regras morais, sociais, legais, do sexo aposto( ou de outro qualquer) é problema ( ou solução) seu e do seu filho(a, ao)

    Em suma, cada um que se vire com suas escolhas, desde que estas não sejam CONTRÁRIAS à lei.  

    Essa é a regra do jogo em vigor! Lembrando que a “família” é a base da sociedade. 

    E os “economistas” de escol e de meia tigela” a defendem com unhas e dentes. Afinal, de onde vem mesmo a base do “sistema econômico”? Do preço? kkkkkk( aqui vale o kkkkk certo Nassif?)

    Por fim, quer mudar a lei? Ora,  mude-a! Mas tenha a convicção que  vai enfrentar concorrência e divergência. Inda bem! Eis a democracia!

    E para finalizar mesmo,   a violência, de qualquer forma, deve ser combatida, óbvio!  Agrediu SER HUMANO? Discriminou sexo? Ora, deve ser processado. Quem se sentir agredido que entupa o judiciário de processos e deixem de ser ” coitadinhos”(as, aos). Obs: o “aos” foi uma forma provisória que encontrei para me referir ao outro “gênero” que não seja masculino ou feminino.

    Ah, ia me esquecendo. Mudem a nomenclatura gramatical brasileira, pois lá, só há dois gêneros! E quando há um homem e um milhão de mulheres num determinado lugar, devemos usar o pronome “Eles”, seguindo assim a “norma culta” do português da Casa Grande!

     

    Saudações 

    1. Cara, seu comentário foi
      Cara, seu comentário foi muito bom! Eu acredito que existe um problema de VIOLÊNCIA contra o ser humano (mulheres e homens (socialmente construídos ou geneticamente criados)) e que na teoria quem não cumpre o artigo 5º da constituição (Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade) deve ser punido de forma rigorosa.

      No meu achismo o exame deveria tratar de forma IGUALITÁRIA (afinal não é supostamente isso que o “feminismo” “moderno” busca) a violência que tomou conta do país.

      Tem uma imagem engraçada que vi num fórum uma vez, de um lado a Barbie e uma legenda “Essa é Barbie. Durante os anos ela tem sido o centro de muita controvérsia pois as feministas dizem que ela representa um padrão irreal, não saudável e injusto de beleza que leva a “crise” para as jovens meninas e sua autoestima”. Do outro lado tem uma imagem do He-Man apenas com a frase “E esse é o He-Man”.

      1. Concordo, mas…

        A violência deve ser tratada de forma igualitária (sem distinção de sexo) quando metade dos delegados forem do sexo feminino, metade dos advogados forem do sexo feminino, metade dos juízes forem do sexo feminino, metade dos legisladores forem do sexo feminino, …

        Em suma, quando metade dos postos de poder forem ocupados por pessoas do sexo feminino, aí não precisaremos mais de leis e tratamentos diferenciados para proteger essa classe da população cuja representatividade ainda é absolutamente minoritária no poder. 

         

        1. Você esqueceu de mencionar o

          Você esqueceu de mencionar o principal. Quando houver também igualdade nas agressões, onde  homens forem agredidos tanto quanto as companheiras/ irmãs e mães são agora.   

          1. Cara debatedora

            Cara debatedora Ritinha,

            estou longe, mas muito longe de desejar “igualdade de agressões”. 

            Vou enfatizar para deixar bem claro:  meu foco é na PAZ!

            Digo não à AGRESSÃO.

            Guerra e Paz? Não!

            Só a PAZ!

            Paz compreendida de per si. Não precisamos da GUERRA para compreender a PAZ!

            Ora, se não se justifica uma agressão mesmo  contra um animal que se diz “irracional”,  por que então  admitir agressão entre “seres humanos que se dizem “racionais”?

            Darei um pulinho ali, na década de 1940. Vejamos.

            Com o advento da CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS, só para citar um exemplo, o Brasil e o mundo  priorizou  a busca pela PAZ. Claro! Diante das barbaridades ocorridas nas duas grandes guerras, só poderíamos seguir nessa direção mesmo. 

            Já imaginou discriminar SERES HUMANOS só por que não eram “Arianos”? In casu, o nível discriminatório desceu à limites irracionais a ponto de se ELIMINAR seres humanos. Uma coisa estúpida não?

            Note,   que a “discriminação” extrapola a de gênero e pode  ocorrer  também  até em nível de ESTADO, supostamente, SOBERANO.

            De qualquer forma,  superada essa fase de “barbarie”, nesse novo século, nesse novo milênio, o foco principal é a PAZ. 

            Todos em busca da PAZ, sob pena de FIM do mundo. Fim dos tempos.

            Por isso, direi com todas as letras:

            Diga não à discriminação de gêneros! 

            Mas, diga não também à discriminação de RAÇA, ORIGEM, COR, IDADE, OU QUAISQUER OUTRAS FORMAS. 

            É nisso que acredito até o momento.

             

            Saudações 

             

             

             

        2. Aí não né Vânia.
          Nesse caso,

          Aí não né Vânia.

          Nesse caso, você mudou o foco para “CARGOS”.  De novo, colocou-se como inferior( com o devido respeito)

          Eu até entendo que nossa “meritocracia” é furada. Furadíssima!.

          Comparamos banana com laranja( agora, com o português da senzala!) e achamos que isso é meritocracia.

          Merdoritocracia, isso sim.

          Conheço mulheres que são muito, mas muito mais bem preparadas que vários, inúmeros!,  homens!

          E olha que vieram do mesmo “lugar”. Do mesmo status quo.

          Ademais, temos hoje um presidenta da república! Ora, quer mais poder ainda!? (Algo inacreditável num passado recente!)

          Eu teci outro comentário no seu comentário anterior, por isso, já estou finalizando este.

          Mas, vale uma coisa:

          Todos juntos CONTRA a discriminação DE QUAISQUER FORMAS, inclusive, de mulheres, “paneleiras” perante seus “serviçais”!!!

          E , sem essa de tratar as mulheres como “coitadinhas”. São poderosas, inteligentes, capazes e podem ser até presidente de vários países mundo afora!

          Portanto, essa época de “coitatinha” já passou. 

          Com muito respeito e sem quaisquer discriminações ,saudações 

           

  7. Dá licença que eu vou tacar

    Dá licença que eu vou tacar um sorvete na testa e depois sair para me encontrar com o Gentile, o Feliciano e o Homer Simpson, para debater filosofia num grupo de estudos.

    O tal Marun vai discutir antropologia com a Xuxa, que ao contrário da Beauvoir, se depila e toma banho.

  8. Idiotas..

    Eu não vi talento neste boçal desde os tempos de CQC, nunca perdi meu tempo com este cara e sobre o evangélico prefiro ficar calado, agora imaginem todos : se o cara que é considerado de possuir um dos QI’s mais alto do Brasil ” o roger ” em minusculo mesmo, o admira e até lhe dá as deixas no programa, talvez nós é que estejamos errados!!!!  

  9. A mídia é o pior

    A pior coisa não é esses idiotas, dos quais os dois são apenas dois exemplos de muitos.

     

    O pior é a autoproclamada “grande mídia” dar espaço a eles.

     

    Se “os idiotas perderam a modéstia”, os donos da mídia perderam totalmente a noção.

     

  10. Muita vela?

    Engraçado… Até há pouco tempo, de cada 100  matérias em jornais, revistas, blogs, entre outras mídias,  digamos que 90 versavam sobre crise política,  9 sobre assuntos gerais e 1 tinha como tema as minorias.

    Normal.

    Agora, quando essa proporção mudou um pouco, digamos que 90 ainda são sobre a crise política (especificamente: PT x o resto), 8 sobre assuntos diversos e 2 abordam as minorias.

    Aí aparece gente (advinha o sexo?) reclamando que é muita vela pra pouco defunto ou coisa parecida.

    Será que são poucas defuntas mesmo? Quantas mulheres foram estupradas só este ano? Quantas sofreram assédio sexual? Quantas morreram em decorrência da violência de gênero? Sempre é bom frisar que estamos nos referindo àquelas que foram mortas pelas mãos de seus maridos, namorados, violentadores em geral. Não se trata de morte por acidente de transito, latrocínio, etc. Esses últimos sim atingem todos os seres humanos –  como alguns gostam de frisar nessas horas, mas só nessas horas em que a conversa gira em torno de questões feministas. Mudou o assunto, então voltamos a nos tornar mulheres (para esses uns).

    1. Esse ano não sei mas vamos
      Esse ano não sei mas vamos aos dados de 2010
      Segundo os dados oficiais do Governo colhidos pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/Datasus/MS), em 2010 tivemos um número absoluto de 52.970 homicídios no Brasil. Desse total, foram assassinados 48.493 homens e 4.477 mulheres.

      Total de homicídios causados por violência doméstica: 8.770;
      Total de homens mortos por violência doméstica: 6.934;
      Total de mulheres mortas por violência doméstica: 1.836;

      O assunto violência deveria ser tratado por IGUAL para homens e mulheres!

      1. Antes de mais nada.

        Eu coloquei a questão muito pontualmente:

        “Quantas mulheres foram estupradas só este ano? Quantas sofreram assédio sexual? Quantas morreram em decorrência da violência de gênero? Sempre é bom frisar que estamos nos referindo àquelas que foram mortas pelas mãos de seus maridos, namorados, violentadores em geral. “

        Inverta a minha pergunta, trocando mulheres por homens? 

        “Quantos homens foram estuprados só este ano? Quantos sofreram assédio sexual? Quantos morreram em decorrência da violência de gênero? Sempre é bom frisar que estamos nos referindo àqueles que foram mortos pelas mãos de suas esposas, namoradas, violentadoras em geral. “

        Então? Notou alguma diferença?

        ***

        Sobre os dados que você mencionou. A fonte aparentemente foi alguma página misógina / machista da internet. Eu fiz a pesquisa usando exatamente os dados que você colocou (entre aspas) no seu comentário e o resultado foi um monte de páginas sexistas. 

        (Quem quiser pode clicar no link abaixo e  confira todos os resultados)

        https://www.google.com.br/search?q=Total+de+homic%C3%ADdios+causados+por+viol%C3%AAncia+dom%C3%A9stica%3A+8.770%3B+Total+de+homens+mortos+por+viol%C3%AAncia+dom%C3%A9stica%3A+6.934%3B+Total+de+mulheres+mortas+por+viol%C3%AAncia+dom%C3%A9stica%3A+1.836%3B&oq=Total+de+homic%C3%ADdios+causados+por+viol%C3%AAncia+dom%C3%A9stica%3A+8.770%3B+Total+de+homens+mortos+por+viol%C3%AAncia+dom%C3%A9stica%3A+6.934%3B+Total+de+mulheres+mortas+por+viol%C3%AAncia+dom%C3%A9stica%3A+1.836%3B&aqs=chrome..69i57&sourceid=chrome&es_sm=93&ie=UTF-8

        Vou elencar só os 5 primeiros resultados:

        http://sexoprivilegiado.blogspot.com.br/2014/03/quatro-em-cada-cinco-pessoas-assassinadas-por-violencia-domestica-no-brasil-sao-homens.html

        https://www.facebook.com/canseidereligiao/posts/1607858606159413

        https://www.facebook.com/LoucurasDaReligiao/posts/488850547933620

        http://amadoriaedebate.blogspot.com.br/2015/10/analise-honesta-do-machismo.html

        http://averdadesobreofeminismo.blogspot.com.br/

         

         

         

      2. Vamos fazer algumas contas

        Vamos fazer algumas contas Adriano. Irei fazer do jeito mais simples:

        Se morrem 6934 homens por violência doméstica em 2010, em 2014 deveriam estar presas 34670 mulheres homicidas. Porém, a população carcerária feminina em 2014 era de 37.380 e a distribuição dos tipos de delitos que as mulheres cometeram foram: 68% tráfico, 9% furto e 8% roubo.

        Preciso explicar que seus dados são falsos?

        Segue o trecho e o endereço da matéria que consultei. Se quiser continuamos a conversa.

        “A população carcerária feminina no Brasil aumentou 567,4% nos últimos 15 anos, passando de 5.601 presas, em 2000, para 37.380, em 2014, revelou um estudo divulgado nesta quinta-feira (05/11) pelo Ministério da Justiça.

        Essa taxa de crescimento é quase cinco vezes maior do que o aumento médio no número de presos geral no país, que ficou em 119% para o mesmo período. O Brasil possuiu a quinta maior população carcerária feminina do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos (205 mil), China (103 mil), Rússia (5 mil) e Tailândia (44 mil).

        O primeiro relatório que traça um perfil da população penitenciária feminina brasileira revelou ainda que metade das mulheres encarceradas tem entre 18 e 29 anos. A maioria das presas (68%) é negra, e três em cada dez mulheres estão detidas sem condenação.

        O estado São Paulo possui a maior população absoluta de mulheres encarceradas, concentrado 39% das presas no país em 2014. O estado é seguido pelo Rio de Janeiro, com 11% do total, e Minas Gerais, 8,2%.

        O tráfico de drogas é principal delito cometido por mulheres no Brasil. Esse crime é responsável por 68% das detenções femininas, seguido de furto, 9%, e roubo, 8%.”

        http://noticias.terra.com.br/populacao-carceraria-feminina-cresce-mais-de-500-em-15-anos,99464dbaa6d72e225fc54a5ecd4a49b74iyzpm2v.html

         

         

        1. Processos

          Veja processos enfrentados por mulheres (nos quais foram condenadas) e não a quantidade de mulheres condenadas à reclusão ou detenção! No Brasil, homicídio/lesão corporal não significa prisão… procure dar uma lida em tribunal do juri, veja como funciona, ficaria muito grande a explicação aqui, mas o fato é que historicamente, no Brasil, as mulheres possuem penas muito mais brandas que os homens.

           

           

          OBS: Deveríamos nos abrir para um debate, não fiquem apenas atacando os conservadores, é possível que em alguns pontos haja concordância. Atacar, xingar… não ajuda em nada, pelo contrário, afasta o debate!!  

    2. Cara debatedora Vânia,
      vamos

      Cara debatedora Vânia,

      vamos partir do princípio que eu lhe compreendi bem ok? Vou então me  ater apenas à suposta  “discriminação” sofrida pelas mulheres ok?

      Isto posto, tenho a lhe dizer o seguinte:

      Penso que há discriminação de várias formas no Brasil. Discriminações estas que são literalmente reconhecidas pela Constituição de 1988.

      Note que um dos OBJETIVOS de nossa República é exatamente ( literalmente) promover o bem de todos, sem PRECONCEITOS de origem, raça, SEXO, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

      Portanto, não há dúvidas de que vivemos num ambiente em  que   a discriminação ainda  existe,  vez que o próprio texto constitucional reconhece isso. Ora, se é OBJETIVO é porque não chegamos à ausência de discriminações.

       De fato, temos de buscar este objetivo, isto é, o fim das discriminações que, no presente caso, se refere ao SEXO, especificamente, às mulheres em relação aos outros, não-mulheres.

      Todavia, note bem , cara debatedora, o combate é da discriminação em relação ao SEXO e a quaisquer outras formas e não, necessariamente às  mulheres. Outras discriminações também existem e  podem ser feitas por qualquer ser humano em relação ao outro ser humano.

      Nesse sentido, uma mulher pode discriminiar uma outra pessoa, por outro motivo que não seja sexo. Aliás, não é raro perceber que certas “paneleiras” discriminam suas empregadas(os) domésticos por razões várias. E o pior: essas pessoas acabam engolindo essas discriminações por outras razões.

      Por isso, notemos bem,  a forma que você e dezenas de outras pessoas abordam o tema , na minha opinião e com o devido respeito, é flgrantemente  equivocada. 

      Você já parte de um princípio que lhe auto discrimina ao   admitir que as mulheres “sofrem” esta ou aquela discriminação.

      Ora, as mulheres não devem  sofrer essa ou aquela discrimnação e nem admitir quaisquer tipos de discriminação, conforme previsto em nossas normas. Esse é o ponto.

      Não sei se estou sendo compreendido, mas a questão é buscar  a não-discriminação e permitir tão somente, a discriminação que é “permitida”, isto é, aquela que diferencia pessoas diferentes em certos casos.

      Mas, vale lembrar que homens e mulheres são IGUAIS e  são também DESIGUAIS.  Nesse sentido, uma mulher também pode “discriminar” um homem, por exemplo,   ao tentar classíficá-lo de forma pejorativa etc. 

      Lado outro, uma mulher também pode PAGAR pensão para um homem. Algo impensável até pouco tempo.  Uma mulher também pode ser a chefe de família. Enfim, uma mulher já pode e deve assumir condutas sociais que até o século passado só os homens as exerciam. 

      Uma mulher, portanto, já pode e deve ser tratada exatamente como qualquer outro ser humano. 

      Nesse sentido, se alguém sofre algum tipo de discriminação – proibida – este alguém pode e deve combater essa agressão e não se colocar com simples” vítima”.

      Portanto, não necessita e nem deveria  ser tratada como “sofredora de discriminação”. Não há falar nisso,  sob pena de , indiretamente, colocar-se numa situação inferior a qual, a meu juizo,  acaba ajudando a ser tratada com “inferior” e fomentando ainda mais este processo todo.

      Compreende?

      Saudações 

       

      1. Na boa

        Você já viu o meu comentário abaixo e já tergiversou bastante a respeito.

        Na boa, não tenho tempo para ficar discutindo  com misóginos nem com mogisenios.

        Se é pra ficar  andando em círculos, repetindo argumentos, taí o meu de novo. 

        A violência deve ser tratada de forma igualitária (sem distinção de sexo) quando metade dos delegados forem do sexo feminino, metade dos advogados forem do sexo feminino, metade dos juízes forem do sexo feminino, metade dos legisladores forem do sexo feminino, …

        Em suma, quando metade dos postos de poder forem ocupados por pessoas do sexo feminino, aí não precisaremos mais de leis e tratamentos diferenciados para proteger essa classe da população cuja representatividade ainda é absolutamente minoritária no poder. 

        Se alguém responder sem tergiversar, eu posso até responder  – quando eu tiver tempo.

         

        1. Não debatedora Vânia,
          não

          Não debatedora Vânia,

          não tergiversei não. Muito menos usei argumentação ad hominem como, lamentavelmente, você o fez.

          Só estou debatendo. Não me enquadro  nesse “clichê da moda” que você usou ( misóginos). 

          Evidentemente, respeito  as mulheres. Aliás, amo as mulheres e reconheço que muitas são intelectualmente superiores a mim. Talvez seja o seu caso. Daí, sua impaciência para o debate, certo?

          De qualquer forma, ao mesmo tempo que amo as mulheres , respeitando-as, não dou colher de chá nenhuma.

          Se homem pode e deve,  eventualmente, pagar pensão para uma ex-mulher. A mulher pode e deve pagar pensão para um ex- marido. 

          E este meu pensamento, não se engane, é um sincero  respeito às mulheres.

          Boa sorte 

           

           

          1. É nisso que dá…

            Ficar de mimimi com esse pessoal da Direita, esses trolls reacionários, deixando eles comentar sem registro aqui. Podem  reparar: é reaça, misógino, homofóbico, é tudo não registrado!

          2. Alan

            Infelizmente (mesmo), não são só trolls, nem apenas caras não registrados e não somente os macho de direita. Talvez você tenha perdido algumas postagens por aqui – inclusive alçadas a post principal – onde o nível dos comentaristas e seus argumentos ficou muito próximo aos do Gentilli e seus seguidores.

            Só pra registrar, alguns exemplos recentes. Observe que muitos dos comentaristas são cadastrados e “de esquerda”:

            https://jornalggn.com.br/blog/ricardo-cavalcanti-schiel/sim-o-novo-feminismo-existe-por-ricardo-cavalcanti-schiel

            https://jornalggn.com.br/noticia/feminismo-nao-e-uma-luta-por-privilegios-e-sim-por-protagonismo

            https://jornalggn.com.br/blog/mate-da-luz/desabafo-feminista-por-mate-da-luz

            https://jornalggn.com.br/noticia/trio-de-mulheres-tem-primeira-uniao-estavel-no-pais

            https://jornalggn.com.br/noticia/facebook-volta-atras-e-reativa-perfil-de-jout-jout-prazer

             

             

  11. Elite ?

    Mais uma demonstraçao da classe dominante que teima em querer ser elite , tem ainda a declaraçao do Forrest Gump da musica brasileira (Nelson Motta) que afirma que ele e sua familia sao mais importantes para o Brasil do que a familia do expresidente Lula .

     

  12. O Blog está ficando assustador

    O número de comentaristas machistas e até misóginos num blog que se pretendia progressista é de desesperar.

  13. Esse Danilo Gentili…

    Esse cara deve almoçar sentando em cima do prato. Já que ele defeca pela boca, presumo que tem as funções fisiológicas invertidas…

  14. Tristeza

    Ao ver felicianos, bolsonaros, cunhas, gentilis, e outros, dá uma tristeza muito grande. O país está regredindo no “quesito” cretinice. Esses cidadãos ousarem falar as monstruosidades que falaram sobre uma intelectual da estatura da Simone, é de uma ousadia imbecil  inacreditável. É muita má notícia neste país ultimamente.

  15. Um certo dia…

    Certo dia Fulano olhou para o espelho e disse:

    – Ei de um dia ser destaque em minha atividade profissional.

    O tempo foi passando e a previsão de Fulano não se realizava. Ele então intensificou esforços e finalmente conseguiu atingir seu objetivo. Fulano enfim alcançou a condição de destaque em sua atividade profissional e hoje colhe os frutos de seu sucesso.

    Hoje Fulano tem cabedal ideológico para ministrar palestras e o conhecimento necessário para ensinar os desejosos a conquistar, assim como ele, o tão sonhado sucesso.

    Qual o segredo? Intelectualidade? Não ! O segredo de determinados sucessos não está na capacidade intelectual, mas está justamente em seu oposto. A burrice extremada talvez seja o maior diferencial entre os homens. Afinal, poucos são os seres humanos com capacidade de formular ideias tais quais a de um asno. O sucesso, nestes casos, é garantido.

  16. Muito bem

    A famosa frase “não se nasce mulher, torna-se”, a autora do texto acima não assinala, mas Simone de Beauvoir emprestou de Montaigne, que disse o mesmo sobre quem? O gênero masculino! Qual a dificuldade de entender que ninguém nasce “macho ou fêmea”? Por que tantos comentarios que se dizem, a priori, ao lado das mulheres, mas nas entrelinhas de suas frases tortuosas, esta la o machismo? Ja disse o caminho é ainda longo e às vezes bate desânimo sim, sobretudo nos meios onde se espera maior compreensão da importância dessa discussão.

  17. Simone de Beauvoir

    Simone de Beauvoir e a imbecilidade sem limites de Feliciano e Gentili. E, por extensão, dessa majoritária manada sem cultura, chamada sociedade analfabeta funcional brasileira.

  18. Sobre questões polemica ENEM
    Não é de hoje que vemos um aparelhamento pela ignorância no âmbito do INEP
    A gestão do ensino tem mãos temerária
    São estes falsos educadores que produzem um nação de ignorantes e reacionários
    Se querem fazer isto vão para a Venezuela ou Cuba
    Vai gostar muito ….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador