Professor pede para Beto Richa não fechar escola no Paraná

Do blog do Esmael Morais

O drama do fechamento de turmas e escolas pelo governador Beto Richa
 
Esmael Morais

Professor Piva, do município de Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba, faz um apelo dramático para que o governador Beto Richa (PSDB) não feche a Escola Jardim Apucarana; segundo o mestre, trata-se do único equipamento público disponível para a comunidade de seis mil pessoas; “Por favor, não entre para a história como o sujeito que fechou escola, repense, autorize a abertura do 6º ano”, implora o professor, que emocionou seguidores no Facebook ao relatar que o estabelecimento foi condenado ao fechamento total até o ano de 2019; Beto Richa não está muito preocupado com a fama de quem fecha escolas; estima-se que o tucano tenha fechado na surdina milhares de turmas, que, no final das contas, equivaleria a 150 escolas em todo o Paraná; medida significa menos vagas para alunos, menos professores, menos funcionários, e salas superlotadas; tucano debocha dos paranaenses ao afirmar que “o melhor ainda está por vir”.

Uma postagem no Facebook conseguiu sintetizar e mostrar de maneira simples o estrago causado pelo fechamento de turmas nas escolas públicas estaduais.

Com o título “Cadê o 6° ano? Beto Richa mandou fechar”, de autoria do professor Piva Luiz Romeiro, o texto fala de uma escola em Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba.

A Escola Jardim Apucarana fica no bairro com o mesmo nome, onde, segundo professor Piva, vivem cerca de 6 mil pessoas. “Gente humilde e trabalhadora, que tem orgulho do seu único equipamento público, a escola, que hoje corre o risco de ser fechada”, comenta.

A escola funciona em um prédio do município e divide as instalações com outra municipal de educação infantil. A construção de uma escola estadual é uma reivindicação antiga da comunidade, um sonho. A prefeitura já separou até um terreno, mas, ao invés de construir, o governador Beto Richa (PSDB) quer é fechar a escola.

Neste ano foi fechada uma turma de 6° ano. O motivo do fechamento é que só houve 18 alunos matriculados, e pelos critérios do governo esse número é muito baixo.

Qualquer educador há de concordar que este é um bom número de estudantes para uma turma. Mas esses 18 alunos terão que procurar escolas em outros bairros, longe de casa. Provavelmente estudarão em turmas superlotadas. Muitos devem simplesmente desistir.

Além disso, se não há turma de 6° ano em 2016, ano que vem não haverá 7° ano, no outro acaba o 8° e a escola estará condenada a morrer em 2019.

O professor Piva conclui sua postagem perguntando se é justo que os 18 estudantes matriculados sejam impedidos de estudar? E faz um apelo: “Por favor, não entre para a história como o sujeito que fechou escola, repense, autorize a abertura do 6º ano”.

Mas parece que Beto Richa não está muito preocupado com a fama de quem fecha escolas. Pelo contrário. Estima-se que o tucano tenha fechado na surdina milhares turmas que, no final das contas, equivaleria a 150 escolas no Paraná.  Isto significa menos vagas para alunos, menos professores e funcionários e salas superlotadas. Ou seja, o tucano debocha dos paranaenses ao afirmar que “o melhor ainda está por vir”.

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Frederico69

- 2016-03-03 22:57:01

aluno consciente não vota em tucano,
Acho que é essa a teoria educacional do filhote de salafrário.

Flavio Martinho

- 2016-03-03 17:51:24

Coitado do professor, vai

Coitado do professor, vai perder o emprego.

Moguga

- 2016-03-03 16:57:38

Ele está garantindo o futuro

Ele está garantindo o futuro dos netos dele.

E devemos lembrar que o Grupo Positivo é um dos maiores do país. Imagina a pressão que não deve ter para que os alunos de escola pública não tomem vagas nos melhores vestibulares.

Fabiana Oliveira

- 2016-03-03 16:05:16

Isso é PSDB...seja aqui em

Isso é PSDB...seja aqui em São Paulo onde GOVERNAM HÁ  25 ANOS ou em qqer outro canto do Brasil.
A educação se SP se tornou uma das piores, pois os alunos tem aquela progressão continuada, o importante são os números de matrículas e não o aprendizado; classes SUPER LOTADAS. Imaginem dar aulas em uma sala com 40/45 alunos, essa é uma sala padrão do estado em SP.
O PSDB (pelo menos os governantes de SP, PR, GO e o governo anterior a esse em MG) ACABARAM E ESTÃO ACABANDO com a educação, constróem presídios e transformam a polícia em uma SS que só serve para reprimir brutalmente qqer manifestação e dái cria-se a cultura deque policial pode td e temos essa matança indiscriminada.
Esse é o "CHOQUE DE GESTÃO" deles. 

Ugo

- 2016-03-03 15:50:35

jeito tucano

A afilhada da globo no estado sempre com cara de paisagem, entra em orgasmo quando da detenção de alguma personagem na" lava com mão de gato" e com o onipresente japonês este também lavado pelos seus pares.

O Richa aumentou o ICMS sobre todos os produtos sem excluir os da cesta básica, o IPVA  em 50%. O tucanistão das araucárias não demonstrou capacidade para o controle dos seus gastos, está tentando a venda da COPEL, o ultimo a anel do ultimo dedo e continua falido.

era republicana

- 2016-03-03 15:30:35

o pior é o que está por vir

o pior é o que está por vir para os professores que enfrentarão terrívies problemas com

salas abarrotadas de alunos, o pior problema da educaação no país, certamente,

mas que é problema bem maior nos governos  tucanos, faz anos,....

essa é a eficiencia tucana, sacrificar professores e alunos que

querem estudar, mas om uma estrutura insuficiente e que revela

o menosprezo pela formação educacional e pelo conhecimento

que seráo repasados aos  alunos....

como repassar conhecimentos   se o professor só se preocuopa em resolver

problemas por causa da uma estrutura  caótica  fornecida injustamente pélo estado?

com lerner e fhc  já era assim, requião tentou minorar os problemas,.

com lula e requião houve melho;ras objetiva, uma clara  distensão...

os professores e alunos começaram a respirar mais democracia,

mais participação positiva, mais livros e materiais de estudos..

agora richa piora tudo...

é stress e tensão  maculando o ensino paranaense...

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador