Secretária do MEC volta a falar em “revisão” do PNE

Maria Helena Guimarães, em declaração ao jornal “Valor Econômico”, falou novamente em rever o documento em função da crise econômica. 

Da Redação, Centro de Referências em Educação Integral

A secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro, voltou a defender mudanças no Plano Nacional de Educação (PNE), com o objetivo de readequá-lo ao atual momento econômico do país.

Saiba + Peças fundamentais da equipe de FHC voltam a ocupar postos chave no MEC

“O PNE foi aprovado em um momento em que a situação não parecia tão dramática, e agora se trata de termos a responsabilidade não só fiscal, mas social, de examinar as metas e tentar pensar quais são as prioridades”, afirmou a secretária ao jornal Valor Econômico, em matéria publicada dia 06/02.

Saiba + PEC 55 é a morte do Plano Nacional de Educação, diz Daniel Cara

Não foi a primeira vez que Maria Helena abordou a necessidade de rever as metas do PNE. Um dia após a aprovação no Senado Federal da PEC 55, no dia 14 de dezembro do ano passado, ela declarou, também ao Valor Econômico: “Não acho que o PNE morreu. Acho que deverá passar por alguma revisão e a principal delas será na Conferência Nacional de Educação, em 2018”.

Na entrevista, a secretária afirmou que apesar da crise econômica, todos programas de apoio à educação básica estão mantidos. “Não teve nenhum corte no nosso orçamento em relação à inflação. Nosso orçamento aumentou, apesar da restrição de receitas”, afirmou Maria Helena.

As declarações foram feitas em resposta a um levantamento feito pela organização Todos pela Educação, que aponta que 20 dos 27 estados tiveram queda real dos valores anuais por aluno no Fundeb.

Saiba + Confira nosso especial “Desvendando o PNE”, que ex-plica cada uma das 20 metas

O PNE é um instrumento previsto na Constituição Federal, por meio do artigo 214, que determina a elaboração de planos com metas educacionais a serem cumpridas em um período de 10 anos, independentemente de governos. O primeiro PNE vigorou de 2001 a 2010, período no qual pouco se avançou.

A construção do segundo plano, sancionado em junho de 2014 após ser aprovado pelo Congresso Nacional, contou com um processo democrático de debates que durou 4 anos. Saiba mais sobre o processo:

[video:

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Educação sempre começando do zero de novo

    É inacreditável como o país joga quatro anos de trabalho sério no lixo, feito por profissionais brasileiros, de várias partes do país.

    Quem é esse ministro para mexer nisso, com que autoridade?

    Daqui a pouco ele sai para se candidatar ao governo de Pernambuco, como já foi noticiado.

    Há coisas do governo que deveriam ser imexíveis!

    Uma delas são os projetos de educação.

    A cada golpe a nossa educação é atacada, como foi em 1964, portanto estamos sempre começando do zero

    Isso é atacar a nossa inteligência!

    Triste, muito triste

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador