USP perde liderança para UFRJ em ranking universitário

Jornal GGNPela primeira vez, a Universidade de São Paulo perdeu a liderança em ranking de universidades elaborado pela Folha de S. Paulo. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) obteve 97,46 pontos na avaliação e ficou em primeiro na avaliação das instituições.

O ranking é baseado em cinco indicadores e a USP não pontuou em um dos componentes do indicador de ensino que leva em consideração a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), já que a universidade não participa da prova.

A Unicamp lidera o ranking de cursos, com o primeiro lugar em 14 deles. A USP, que ocupava a liderança em 29 cursos, hoje está em primeiro apenas em nove de 40 carreiras avaliadas.

Segundo a Folha, uma das razões que fizeram a UFRJ ficar em primeiro foram o crescimento da área de petróleo nos últimos anos e também a diversificação no perfil dos alunos.

É na Federal do Rio de Janeiro que está a Coppe, seu principal centro de pesquisa, criado nos anos 60 em parceria com a Petrobras. Com mais de 100 laboratórios, a Coppe desenvolveu parte da tecnologia que permite a extração do pré-sal.

 

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Esquece esse “ranking” da

      Esquece esse “ranking” da folhinha. O Data Alkmin consegue colocar 2 milhões de pessoas na Paulista onde só cabem claustrofobicamente 400 mil pessoas (é só fazer a conta!!). Esse jornaleco se acha no direito de criar ranking, mas esquece de falar a verdade. Mais uma abobrinha saida do grupo Folhinha.

  1. Uma universidade que tem

    Uma universidade que tem Janaina Paschoal como docente revela que os padrões de qualidade já foram para o ralo há tempo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador