O caso Vanderlei Luxemburgo

Por Gabriel Sitônio

Imagina que num dia vc tem 85% de aprovação do Brasil e logo depois o que era glória se torna pesadelo?

Não dá pra falar hoje em Seleção Brasileira e não lembrar de Dunga (técnico vitorioso). E não dá pra falar de futebol brasileiro e não lembrar de Luxemburgo?

Tenho 30 e poucos anos e lembro como ontem (1990) da ascenção do Bragantino da série “b” para campeão paulista; um furacão; um furacão que logo ganhou nome: Wanderley Luxemburgo.

Isso era início dos anos 90.

Foi quando Wanderley chegou ao Palmeiras e ganhou tudo; foi pro Corinthians; Santos, etc e venceu também. E vai e volta… e pronto! Quem manda no campeonato paulista e brasileiro sou eu.

Ai veio a seleção brasileira e no máximo uma copa américa. Sem falar no fiasco olímpico. E o fim inédito. Wanderley caiu não apenas pelos seus resultados na Seleção, mas tb pelas suas complicações políticas (cpi). E da cpi Wanderley Luxemburgo passou a ser Vanderlei Luxemburgo.

Tempo vai…. tempo vem… e Vandeco (para uns), Luxa para outros (vai) e faz seu maior feito: conquistar uma tríplese coroa pelo Cruzeiro: Estadual, Copa do Brasil e Brasileiro.

Isso tudo foi até 2003.

Nunca na história desse país um time (Cruzeiro) conquistou estadual, copa do brasil e brasileiro num ano só.

Ai Vandeco é Vandeco.

Pois bem… passou Cruzeiro e veio… 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009 sem nada e agora em 2010 está na lanterna do brasileiro com o Atlético de Minas.

Seria Vanderlei uma referência ou apenas (hoje) um poduto futebolístico? 

Comentário

Semana passada ouvi o programa do Juca na CBN. Um dos comentaristas contou todos os jogadores contratados pelo Vanderlei depois que assumiu o Atlético. Segundo eles, todos caros e mal escolhidos. O comércio de jogadores pode estar por trás do fim do mito Luxemburgo?

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador