As providências da Petrobras relacionadas à Operação Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Em nota à imprensa, a Petrobras informou nesta segunda-feira (27) que está tomando uma série de providências internas relacionadas à Operação Lava Jato, investigação sobre casos de corrupção na estatal, além de lavagem de dinheiro e outros crimes que podem ter movimentado cerca de 10 bilhões de reais.

A companhia disse que contratou no último dia 24 duas empresas independentes para apurar as informações prestadas pelo ex-diretor da empresa, Paulo Roberto Costa, à Justiça. Entre outras denúncias, ele delatou que contratos superfaturados da Petrobras rendiam até 3% de propina para políticos do PT, PP e PMDB.

A Petrobras também pediu acesso aos depoimentos do doleiro Alberto Youssef e à delação premiada, mas aguarda decisão da Justiça. Na semana passada, Youssef ganhou os holofotes da grande mídia ao dizer que Lula e Dilma Rousseff (PT), reeleita neste domingo (26), tinham conhecimento dos esquemas de corrupção na estatal. Os dois petistas vão processar a revista Veja, que publicou o depoimento – sem apresentação de provas – de Youssef à Polícia Federal.

Leia mais: A razão do mal estar de Youssef


Leia, abaixo, a nota da Petrobras na íntegra:

A Petrobras, diante das notícias relacionadas às investigações decorrentes da Operação Lava Jato, vem atualizar a imprensa com as seguintes informações:

A “Operação Lava Jato” é uma investigação que vem sendo realizada pela Polícia Federal brasileira. No âmbito da operação, um ex-diretor da Petrobras, conjuntamente com outras pessoas, já foi denunciado pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa. Neste momento, estão em curso investigações sobre a prática de supostos crimes em desfavor da Petrobras.

Considerando esse cenário, a Petrobras tomou diversas medidas com a finalidade de apurar fatos, cabendo ressaltar as seguintes:

– Constituiu Comissões Internas de Apuração para averiguar indícios ou fatos contra a empresa, bem como subsidiar medidas administrativas e procedimentos decorrentes;

– Requereu acesso aos autos da investigação relacionada à Operação Lava Jato, incluindo os autos da ação por lavagem de dinheiro e organização criminosa, como forma de acompanhar de perto as investigações, o que foi deferido pelo Poder Judiciário;

– Solicitou acesso ao conteúdo da “delação premiada” realizada pelo ex-Diretor Paulo Roberto Costa, o que ainda não foi deferido pelo Poder Judiciário;

– Vem prestando esclarecimentos às autoridades (Polícia Federal, Ministério Público Federal e Poder Judiciário), inclusive informando as diligências já realizadas no âmbito da companhia;

– Solicitou esclarecimentos, para subsidiar suas avaliações internas, às empresas mencionadas na imprensa como tendo atividades sob investigação na “Operação Lava Jato”, especialmente após a repercussão na mídia de informações a respeito da mencionada “delação premiada”.

Especificadamente diante das denúncias de corrupção na companhia efetuadas pelo ex-diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa, e pelo Sr. Alberto Youssef, em audiência na 13ª Vara Federal do Paraná em 08/10/2014, a companhia, conforme autorizado pelo Juiz da causa, teve acesso oficial ao inteiro teor dos depoimentos – que não se confundem com a íntegra dos depoimentos prestados no âmbito da chamada “delação premiada”, que ainda estão sob segredo de Justiça – e tem utilizado tal material para subsidiar suas Comissões Internas de Apuração.

Em 24 e 25/10/2014 a Petrobras assinou contratos com duas empresas independentes especializadas em investigação, uma brasileira e outra americana, com o objetivo de apurar a natureza, extensão e impacto das ações que porventura tenham sido cometidas no contexto das alegações feitas pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa, bem como apurar fatos e circunstâncias correlatos que tenham impacto material sobre os negócios da companhia.

Ao autorizar a contratação dessas empresas, a Diretoria Executiva cumpre seu dever de diligência e, além das normas regulatórias e de auditoria aplicáveis pela CVM, considera o contexto do Foreign Corrupt Practices Act (“FCPA”) e da Seção 10A do Securities Act of 1934 (Seção 10A), uma vez que a Petrobras é registrada na Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA.

Paralelamente ao avanço das investigações, a companhia já está trabalhando nas medidas jurídicas adequadas para ressarcimento dos supostos recursos desviados e dos eventuais valores decorrentes de sobrepreços derivados das empresas supostamente participantes do cartel, conforme mencionado no depoimento do ex-diretor Paulo Roberto Costa, além dos danos causados à imagem da companhia.

A companhia reitera que vem acompanhando as investigações e colaborando efetivamente com os trabalhos das autoridades públicas, conforme reconhece o Poder Judiciário. Reitera, ainda, enfaticamente, que manterá seu empenho em continuar colaborando com as autoridades para a elucidação dos fatos.

A Petrobras reforça, por fim, que está sendo oficialmente reconhecida pelas autoridades públicas como vítima nesse processo de apuração.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Hora de trabalhar pelo Brasil que dá certo

    Agora, é arregaçar as mangas e trabalhar mais ainda para um Brasil que já deu certo. A turma do “quanto pior, melhor” continuará atacando, mas são poucos perto da vontade da maioria.
    P.S.: Outra etapa é tirar a investigação da nada isenta Polícia Federal do Paraná e jogar Youssef no colo do seu amigo Álvaro Botox Dias.

  2. Tenho a triste suspeita de

    Tenho a triste suspeita de que sem servir para abater o PT essa operação vai ser desprezada. Uma pena! Justo no momento que em que chegava-se perto de corruptores, empreiteiras, superfaturamento, etc.

  3. Uma discussão estritamente

    Uma discussão estritamente jornalística sobre Veja, por Paulo Nogueira

     seg, 27/10/2014 – 11:07Atualizado em 27/10/2014 – 11:07

    Enviado por Webster Franklin

    Uma discussão estritamente jornalística sobre o caso Veja

    Por Paulo Nogueira

    Do Diário do Centro do Mundo

    Vou falar estritamente sobre a técnica jornalística utilizada pela Veja na última edição.

    Percebi que é necessário, uma vez que mesmo jornalistas experientes como Ricardo Noblat não compreendem exatamente onde está o problema.

    Citei Noblat porque, em sua conta no Twitter, além de em determinada altura do debate de ontem ele informar seus seguidores de que a bateria do celular acabara, ele fez a seguinte indagação.

    “Que prova Dilma quer da reportagem da Veja?  Uma gravação? Diria que é falsa. Uma entrevista do doleiro preso?”

    Uma das missões do jornalismo é jogar luzes sobre sombras. Noblat jogou ainda mais sombras sobre as sombras já existentes.

    Prova é prova. Prova são evidências consideradas irrefutáveis pela Justiça depois de um processo em que as partes defendem sua posição.

    Prova não é a palavra de ninguém – gravada, escrita ou dita em público. Porque o ser humano pode dizer qualquer coisa que imagine que vá beneficiá-lo ou prejudicar um opositor.

    Imagine que alguém queira destruir moralmente você. Ele afirma que você é pedófilo, por exemplo. Grava um vídeo e coloca no YouTube.

    O fato de ele haver falado que você é pedófilo não prova nada, evidentemente. Você o processa. A Justiça vai pedir provas. Se o difamador não as tiver, estará diante de uma encrenca considerável.

    O raciocínio acima não vale, infelizmente, para o jornalismo, dada a influência que as empresas de mídia exercem sobre a Justiça no Brasil.

    Mas vale em sociedades mais avançadas. O caso clássico, neste capítulo, é o de Paulo Francis.

    Acusou diretores da Petrobras de terem contas no exterior. Como as acusações foram feitas em solo americano, no programa Manhattan Connection, os acusados puderam processá-lo nos Estados Unidos.

    A Justiça americana pediu provas a Francis. Ele nada tinha. Na iminência de uma indenização à altura das calúnias, Francis se atormentou e morreu do coração.

    Na Justiça brasileira, ele certamente se sairia facilmente de um processo. E ainda seria glorificado como mártir da liberdade da expressão.

    Ainda que, para voltar à frase de Noblat, uma fita fosse apresentada, isto não valeria rigorosamente nada. De novo: nada.

    Imagine, apenas a título de exercício mental, que alguém tivesse prometido ao doleiro preso vantagens no caso de uma vitória de Aécio: dinheiro, pena branda, cobertura discreta em jornais, revistas, telejornais.

    Imagine, além disso, que o doleiro de fato acreditasse que uma simples declaração sua daria a presidência a Aécio.

    Ele falaria o que quisessem que ele falasse, naturalmente.

    No Brasil, situações como a que descrevi podem acontecer.

    Nos Estados Unidos, e volto a Paulo Francis, não. Sem provas, não apenas o acusador estaria frito. Também jornais e revistas que reproduzissem suas acusações enfrentariam problemas colossais.

    A sociedade tem que ser protegida.

    Em meus dias de Abril, meus amigos se lembram, sempre disse que seria simplesmente inimaginável um jornal publicar – sem provas – uma entrevista em que um irmão do presidente fizesse acusações destruidoras.

    Esse irmão poderia estar mentindo, por ódio ou motivações pecuniárias. Inventando coisas. Aumentando outras.

    Onde muitas pessoas viram um triunfo da Veja, enxerguei desde o princípio uma demonstração da miséria do jornalismo nacional. E da Justiça, porque se ela agisse como deveria ninguém destruiria a reputação de ninguém sem provas.

    Tantos anos depois deste caso a que me refiro, nem o jornalismo brasileiro e nem a Justiça evoluíram.

    As trapaças estão até nos detalhes. O jornalismo digno manda que você tome cuidados básicos ao publicar acusações. O acusador disse isso ou aquilo. Afirmou. Para manipular leitores, a Veja utiliza outro verbo: revelou. É, jornalisticamente, uma canalhice e um crime.

    A Veja sabe que pode publicar o que bem entender porque a Justiça não vai cobrar provas. Como opera em solo brasileiro, e não americano, ainda poderá se declarar mártir da liberdade da expressão, caso seja mesmo processada por Dilma.

    Era o que aconteceria com Paulo Francis se não tivesse sido julgado pelas leis americanas.

    Nos Estados Unidos, de onde emigrou há 60 anos a então modesta família Civita para fazer fama e fortuna no Brasil, a Veja estaria morta há muito tempo com o tipo de jornalismo que faz.

     

    https://jornalggn.com.br/noticia/uma-discussao-estritamente-jornalistica-sobre-veja-por-paulo-nogueira

    1. era visível o que iria

      era visível o que iria acontecer: quando esse acusa petista, é por ser comprado por um bando de safados para fazer acusações falsa, e quando diz  de gente do outro lado é por ser puro, honesto e do mais alto valor ético.A úncia coisa boa é que o  processo de Francis prova que até os governos FHC a petrobrás só tinha em todos os setores gente honesta e da mais moralidade pública

  4. Não há necessidade da

    Não há necessidade da contratação de consultoria independente para analisar desdobramentos da Operação Lava Jato porque a quantidade de evidências produzidas pela investigação da Polícia Federal é suficiente para mandar para cadeia este doleiro, o ex-diretor da Petrobras e todas as empreiteiras envolvidas nesta roubalheira. O destino da Operação Lava Jato é identico ao da Operação Satiagraha onde o delegado responsável pela operação foi transformado em réu no processo e os bandidos jamais foram punidos. O governo federal, acionista majoritário da Petrobras, tenta acalmar o mercado com esta comissão de mentirinha para ocultar as empresas  privadas envolvidas na trampolinagem. No mesmo pacote de bondades oferece o Ministério da Fazenda a um executivo do BRADESCO o que vai transformar o governo em refém do chamado mercado. O governo federal ligou a mangueira da Operação Lava Jato ao reservatório tucano da Cantareira. 

  5. Cada vez mais temos que

    Cada vez mais temos que permancer de olho no paraná de sp. Para não dar muito na vista que só rolava vazamento em sp, mudaram os vazadores para o paraná de sp.

  6. Parabéns !

    Hoje faz aniversário um grande HOMEM, para mim o maior político que já tivemos e espero continue a nos iluminar por muitos e muitos anos.

    Ele já ganhou o seu presente ontem, vencendo o partido Golpista , menos que o sr. Aécio Neves.

    Então só me resta lhe dizer : Que Deus lhe dê muita saude e energia.

    PARABÉNS , grande LUIS IGNACIO LULA DA SILVA, o mais “arretado” dos brasileiros e que deixou outra grande “ARRETADA” para continuar sua obra.

    Um grande e fraterno ABRAÇO !

    1.  
      Parabéns a vosmecê também

       

      Parabéns a vosmecê também Lenita, por lembrar a todos companheiros do estabelecimento, da data de aniversário deste grande brasileiro, o cidadão Luiz Inácio Lula da Silva.

      Nosso conterrâneo especial, que tanto nos tem estimulado a gostar mais e mais do Brasil e dos brasileiros. Foi belíssima a felicidade estampada nos rostos dos brasileiros que habitam nos mais diversos rincões da imensa República dos Estados Unidos do Brasil, pela importante vitória da Dr. Dilma, maneira carinhosa, que as brasileiras do sertão usam ao se referir, à nossa Dilma, Coração Valente.  Brasil! Terra de todos os brasileiros :

      Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia,Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins.

      Quanto aos que perderam nas apostas que fizeram. A despeito de aqui terem feito suas vidas, mas, por insatisfação pessoal, desconhecimento da grandeza do país, ou, por falta de compreenção e informação, ameaçavam se mudar do Brasil caso seu candidato fosse derrotado nas urnas… nada podemos fazer.

      Perderam!, Se vierem a cumprir a ameaça, como disse o Lobão, e partirem para o “primeiro mundo”, perderão duas vezes. Mas, se é esse o desejo, que se vá e sejam felizes.

      Nós outros, vamos continuar sendo brasileiros, aqui. Trabalhando e defendendo as políticas de inclusão social do governo do PT . Sobretudo, na geração de empregos e da renda, e no campo de melhoria da distribuição da riqueza gerada pela força do trabalho entre todos os brasileiros. Seja, empreendedores privados, servidores públicos, e dos trabalhadores das cidades e do campo.

      Na educação gratúita para todos, por entendermos que na educação, não se gasta recursos. Em  Educação e Cultura, o Estado faz seu melhor investimento.

      Parabéns ao nosso querido Lula da Silva, que tenha muitos anos de vida com saúde para trabalhar pelo Brasil. Como tem feito até aqui.

      Orlando

       

    2.  
      Parabéns a vosmecê também

       

      Parabéns a vosmecê também Lenita, por lembrar a todos companheiros do estabelecimento, da data de aniversário deste grande brasileiro, o cidadão Luiz Inácio Lula da Silva.

      Nosso conterrâneo especial, que tanto nos tem estimulado a gostar mais e mais do Brasil e dos brasileiros. Foi belíssima a felicidade estampada nos rostos dos brasileiros que habitam nos mais diversos rincões da imensa República dos Estados Unidos do Brasil, pela importante vitória da Dr. Dilma, maneira carinhosa, que as brasileiras do sertão usam ao se referir, à nossa Dilma, Coração Valente.  Brasil! Terra de todos os brasileiros :

      Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia,Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins.

      Quanto aos que perderam nas apostas que fizeram. A despeito de aqui terem feito suas vidas, mas, por insatisfação pessoal, desconhecimento da grandeza do país, ou, por falta de compreenção e informação, ameaçavam se mudar do Brasil caso seu candidato fosse derrotado nas urnas… nada podemos fazer.

      Perderam!, Se vierem a cumprir a ameaça, como disse o Lobão, e partirem para o “primeiro mundo”, perderão duas vezes. Mas, se é esse o desejo, que se vá e sejam felizes.

      Nós outros, vamos continuar sendo brasileiros, aqui. Trabalhando e defendendo as políticas de inclusão social do governo do PT . Sobretudo, na geração de empregos e da renda, e no campo de melhoria da distribuição da riqueza gerada pela força do trabalho entre todos os brasileiros. Seja, empreendedores privados, servidores públicos, e dos trabalhadores das cidades e do campo.

      Na educação gratúita para todos, por entendermos que na educação, não se gasta recursos. Em  Educação e Cultura, o Estado faz seu melhor investimento.

      Parabéns ao nosso querido Lula da Silva, que tenha muitos anos de vida com saúde para trabalhar pelo Brasil. Como tem feito até aqui.

      Orlando

       

  7.  
    NA BAHIA, APLICOU-SE UMA

     

    NA BAHIA, APLICOU-SE UMA BOA PORRETADA, NUM GRUPO DE REACIONÁRIOS QUE JÁ PENSAVAM ENGROÇAR O PESCOSSO

    Outro acontecimento de pouca importância, todavia, digno de registro em pé de página policial:

    Finalmente o Noblat retirou a “burca.” Nesta eleição, o cabra termina abandonando por completo qualquer veleidade em demonstrar possuir  algum escrúpulo. Se é que tenha tido alguma vez. Um gajo que patinou durante muito tempo se fazendo passar por jornalista. Confesso, que cheguei a me enganar por um breve período com o sujeito.

    Aliás, o mesmo ocorreu com os mineiros iludidos que estiveram com o “filhinho de papai”, digo, netinho do Tancredo. Fnalmente, abriram os olhos, à tempo de revelar o mentiroso.                                                                             

    No meu caso, também tive oportunidade de conhecer melhor um portador de recados que se fazia de jornalista. Agora percebo que o cara não era flor que se cheirasse. Mas, entre o engajamento partidário descarado, e o papel que cabe ao profissional que labuta com informação. O mínimo a cobrar, é que se tenha respeito aos fatos e um mínimo de profissionalismo e ética ao relatá-los.

    É ai que o Noblat murcha e se encolhe, apresentando sua pequena dimensão. Entrar de corpo e alma num jornalismo abjeto de esgoto. Abdicando definitivamente do bom jornalismo ao descer ao rés do chão, se dispondo a rastejar ao lado do que há de pior na imprensa (?) brasileira, chafurdando nas pocilgas dos Civita, dos Marinhos et caterva. Isso, é o fim da picada. Pode até dar bom retorno monetário, mas…, a biografia…

    Tanto esforço e muitos factoides sujos depois. O diabo será agora, quando restolhos e estilhaços retornarem como bumerangues. Como irão se comportar estes íntegros demóstenes?

    E o senador Botox do Paraná, amigo do doleiro Youssef, e dos demais parceiros do PSDB-DEM-Imprensa? Continuarão estes moralistas tão interessados na Operação Lava Jato?

    Vamos apreciar.

    Orlando

  8. Que bom que a Petrobras esta

    Que bom que a Petrobras esta tomando todas essas providências, maaaaaaaas, agora que o psdb perdeu, acho que a pressão do lado de la para “abafar” o caso vai ser maior. Qual o interesse de Alvaro Dias de que se revele suas ligações com Youssef ? Ou dos proximos de José Serra ? E da familia Campos ? Aposto que se não tiver nada de concreto com o PT, veremos pouca coisa sobre mais um “o maior escândalo de corrupção do Pais.”

    1. Pra mim o maior escandalo é o

      Pra mim o maior escandalo é o que Aécio fez no governo de Minas Gerais. Precisa ser apurado com maior urgencia o trafico de drogas. TSE também é outro que precisa ser apurado urgentemente.

  9. pelo jeito muita gente já

    pelo jeito muita gente já sabe da colusão de interesses

    do senador álvaro dias com o youssef e o juiz moro.

    vão engavetar?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador