Bolsonaro usou helicóptero para agendas não oficiais, sem informar gastos públicos

O mandatário fez percursos em helicóptero ao menos 5 vezes nas últimas duas semanas. Somente um foi um deslocamento a compromisso oficial

Foto Reprodução

Jornal GGN – O presidente Jair Bolsonaro aumentou consideravelmente o uso de helicópteros para se deslocar, sem informar os gastos públicos empenhados e, em sua maioria, para agendas não oficiais. A informação é de levantamento feito por reportagem do Uol, que identificou que o mandatário fez percursos em helicóptero ao menos 5 vezes nas últimas duas semanas. Somente um foi um deslocamento a compromisso oficial.

Os outros quatro deslocamentos em helicóptero foram para sobrevoar as manifestações de bolsonaristas com pautas antidemocráticas, contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF), nos dias 24 e 31 de maio, para ver o lançamento de um foguete, em Goiás, no dia 6 de junho, para acompanhar uma operação da polícia rodoviária, no dia 30 de maio, e para ir a uma lanchonete em Abadiânia, em Goiás.

O único compromisso de agenda oficial foi a ida à inauguração do hospital de campanha, no dia 5 de junho, em Águas Lindas, de Goiás.

O uso do helicóptero foi justificado pelo governo para aumentar a “segurança de Bolsonaro e ao interesse de cobrir distâncias maiores em bem menos tempo”, escreveu o jornal, segundo informações de interlocutores.

Os gastos para isso? Não foram informados. A Secretaria de Comunicação do governo não respondeu, e o Gabinete de Segurança Institucional disse que “não se manifesta sobre assuntos que envolvem a segurança presidencial”.

A reportagem tentou calcular o gastos do voo, com combustível e demais taxas. A fabricante da aeronave VH-36, modelo do helicóptero presidencial, Helibras, tampouco informou os custos, alegando “confidencialidade contratual”.

 

 

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Acaba de sair do forno mais uma pesquisa qualitativa da socióloga Esther Solano, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Complutense de Madri, com eleitores de Jair Bolsonaro em 2018, desta vez focada em como o presidente e seu governo estão sendo vistos por quem o elegeu e não nas razões do voto, como em seus estudos anteriores

    https://epoca.globo.com/guilherme-amado/pesquisa-aponta-filhos-truculencia-como-fator-de-arrependimento-no-voto-em-bolsonaro-1-24474000

    1. retrato de uma cidade-estado que Leva essa imprensa PODRE a sério. um presidente que em 1 ano e meio não fez absolutamente NADA ainda é idolatrado! enquanto isso, nosso país está indo a bancarrota! pior, somos PÁRIA internacional! e em Setembro, QUANDO A ONU DETONAR O BRASIL NO MUNDO, a falência é questão de tempo. triste.

    1. As chances de um acidente aéreo são bem maiores. Vamos lá jair use bastante os helicópteros para esses deslocamentos. Estamos torcendo por você.

  2. Até prá ir a uma lanchonete, usa helicóptero público?

    Que farra, hein! Euqnaot isso, há tantas pessoas passando fome e morrendo à mingua

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador