Brasileiros criticam Temer: 72% acham o governo péssimo, segundo Ibope

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Divulgação
 
Jornal GGN – O governo de Michel Temer continua mal avaliado na visão dos brasileiros. A popularidade do presidente Michel Temer caiu em um ponto percentual: se em dezembro do último ano, 6% consideravam a gestão ótima ou boa, agora são 5%. Outros 72% acham o governo péssimo ou ruim.
 
No ano passado, eram 74% os que avaliavam da pior maneira o mandatário emedebista. Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, permanecem as más estatísticas dos brasileiros contra o governo atual.
 
A informação é da pesquisa Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quinta-feira (05). Foram ouvidas mais de 2 mil pessoas em 126 cidades diferentes, entre os dias 22 e 25 de março.
 
De modo geral, pouco foi o aumento daqueles que consideram o governo Temer regular: de 19% para 21% este ano. Outros 2% foram os que não souberam ou não quiseram responder.
 
A baixa popularidade, que poderia ser justificada pelo Planalto como consequência das investigações que rodearam o mandatário nas últimas semanas, nem se enquadra no pior dos cenários para Temer. Isso porque a pesquisa foi feita antes da deflagração da Operação Skala, que prendeu três amigos do mandatário e levantou, novamente, os ilícitos envolvendo o Porto de Santos, reduto histórico de influência e controle de Temer e seu partido.
 
Pergunta similar, mas que trata especificamente da “maneira de governar” do atual presidente, 87% da população consultada desaprova. Outros 9% aprovam. E 4% não souberam ou quiseram responder.
 
Um critério adicional foi usado nas consultas: quais áreas de gestãorecebem maior ou menor apoio sobre o governo Temer. E para a surpresa das respostas, dois dos pilares usados pelo mandatário como bandeira de seu governo foram altamente desaprovados.
 
Segurança Pública recebeu 84% de desaprovação, contra apenas 14% de aprovação. A taxa de juros, sempre levantada como uma das melhorias de sua gestão na frente econômica, recebeu 85% dos que desaprovam, contra apenas 10% dos que aprovam. Também na área econômica, a forma de Temer combater o desemprego foi classificado com 85% de insatisfação, contra 13% de apoio. Na área de Educação, 80% dos ouvidos desaprovam e 18% aprovam.
 
 
 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador