A demolição do Minhocão

Da Folha Online

Prefeito Gilberto Kassab anuncia demolição do Minhocão

EVANDRO SPINELLI
da Reportagem Local

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), anunciou na manhã desta quinta-feira a demolição do elevado Costa e Silva, o Minhocão, no centro da cidade. O projeto faz parte de uma série de mudanças urbanas previstas para as regiões Lapa/Brás, Mooca/Vila Carioca e Rio Verde/Jacu.

Inaugurado em 1971 pelo então prefeito Paulo Maluf, o Minhocão é frequentemente criticado por urbanistas pela degradação que gerou no entorno. O barulho dos carros, entre outros problemas, levou à desvalorização imobiliária ao longo da avenida São João.

Apesar do anúncio, a assessoria de imprensa da prefeitura afirmou que o plano de demolição ainda precisa passar por análise. O projeto faz parte dos novos projetos urbanísticos anunciados para a cidade na semana passada, que, segundo a prefeitura, aproximará emprego de moradia, diminuindo a necessidade de deslocamentos diários entre a periferia e o Centro.

Como parte do projeto, há ainda dois planos de ocupação do entorno da malha ferroviária, um entre os bairros da Lapa e do Brás, e entre a Mooca e a Vila Carioca. “Questões ambientais também serão contempladas nas intervenções, com a criação de parques e parques lineares, aumento das áreas de permeáveis e melhoria da drenagem.”

Essa não é a primeira vez que a Prefeitura de São Paulo estuda a possibilidade de demolição do Minhocão. Outras análises para a destruição também ocorreram nas gestões de José Serra (PSDB) e Marta Suplicy (PT).

Em 1990, a então prefeita Luiza Erundina (1989-1992) proibiu o trânsito no local aos domingos e feriados e restringiu o funcionamento durante a semana –fechado em grande parte da noite. Com a medida, o elevado passou a ser utilizado como um equipamento de lazer pelos moradores da região.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador