As charretes de Poços de Caldas

Da Folha.com

Passeio de charrete cria polêmica em Poços de Caldas (MG)

JULIANA COISSI
DE RIBEIRÃO PRETO

A imagem de um cavalo caído em uma avenida deu início a uma batalha na cidade mineira de Poços de Caldas. Está em xeque uma das principais atividades turísticas da cidade: o passeio de charretes por cachoeiras, lojas e fábricas artesanais.

Um dos abaixo-assinados que circulam em redes sociais pede o fim das charretes, passeio que, garantem os charreteiros, já atraiu turistas como Getúlio Vargas, jogadores de futebol e até o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O pivô da crise é Iraque, um cavalo de cerca de 12 anos. Em dezembro, ele voltava para casa após ter feito, segundo o dono, dois passeios e aparentar estar mal.

No caminho, foi ao chão. Segundo a prefeitura, o laudo veterinário apontou estafa –o dono diz que ele estava com dificuldades de urinar.

Silva Junior/Folhapress 

Charrete transporta turistas em Poços de Caldas (MG); supostos maus-tratos causam polêmica no interior mineiroCharrete transporta turistas em Poços de Caldas (MG); supostos maus-tratos causam polêmica no interior mineiro

Outra veterinária, Sheila Patresi dos Santos, de um grupo protetor de animais, passava de carro, parou e fez fotos da cena, que caíram na internet.

Opiniões prós e contras à parte, porém, uma avaliação acendeu um alerta. Segundo a prefeitura, diagnóstico clínico da medicina veterinária da PUC de Poços apontou que, de 70 cavalos de charreteiros analisados, 38% não tinham condições de trabalhar, em razão de fadiga muscular e esquelética.

A constatação levará a prefeitura a exigir que charreteiros assinem um termo se comprometendo a uma série de pontos, como limite de peso, para evitar abusos. Uma audiência na Câmara também propôs sugestões, como a de um veterinário próprio para os charreteiros e a criação de um disque-denúncias.

Mas o debate está longe do fim. Segundo Sheila, há intenção de propor uma alteração na lei, para que, quando os atuais charreteiros se aposentarem, não possam mais “passar o ponto” aos filhos.

TRADIÇÃO

A ideia fere um motivo de orgulho entre os donos das charretes –são 49 famílias ligadas à atividade, e um total de pelo menos 120 cavalos.
Cada um faz até quatro passeios por dia. O ganho mensal chega a R$ 3.000, em alta temporada.

“Eu já venho da terceira geração e meus netos estão se preparando para trabalhar com a charrete”, disse Francisco Carlos Rodrigues, presidente da associação.

Segundo a associação, cada dono possui ao menos dois cavalos –a maioria tem três–, que fazem rodízio diário.

Após a polêmica, Iraque foi aposentado –prefeitura e charreteiros dizem que o animal é saudável e atualmente vive em uma fazenda.

O último dono do cavalo Iraque, o charreteiro e técnico em enfermagem Davi Bonaldo, negou existir maus-tratos. “Foi um fato isolado. Eu trabalho numa UTI cuidando de pessoas doentes, tenho cachorro, não sou tão tonto, sei cuidar bem [dos cavalos]”, disse.

Para Rosangela Ribeiro, representante da WSPA Brasil, uma das principais entidades de proteção animal do país, o ideal seria acabar com as charretes com fins turísticos.

Enquanto isso, diz a veterinária, é preciso leis rígidas e fiscalização para coibir abusos.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador