Os contratos da Sabesp com as prefeituras

Oi Nassif, seria excelente investigar como a prefeitura de São Paulo e outras prefeituras estão recebendo os contratos da SABESP para o saneamento das cidades.

No mínimo, é imoral, pois é a SABESP quem formula esses contratos e entrega pronto para as prefeituras, todas elas, inclusive a da capital, sem nenhuma análise mais detida desses procuradores, que muitas vezes são submetidos a constrangimentos quando querem questionar alguma cláusula desses contratos, pois tem gente séria nesse meio, embora sem nenhum poder de decisão.

NaveNa verdade, nem procuradores e nem a sociedade civil organizada são chamados para discutir esses contratos que a SABESP elabora e impõem às prefeituras de São Paulo.

O resultado disso pode ser sentido: todos os rios de São Paulo estão poluídos com coliformes fecais e outros patógenos, além de compostos químicos de todas as variedades; nas praias, conforme avança o verão, avança o número das impróprias para o banho, justamente quando famílias inteiras estão veraneando, e basta acompanhar as notícias ou olhar os indicadores da CETESB; falta de pesquisa e investimento em pesquisas para a biogeração de energia a partir da biomassa residual de esgotos.

Isso está acontecendo agora.

Gustavo Cherubine.

Por Ramos

Fui prefeito de uma pequena cidade justo na época de renegociação do contrato com a Sabesp. Eles não admitem mudanças no contrato. Estabelecem metas que fazem parte da avença mas não as cumprem. Se o município tenta rescindir eles ameaçam com a cobrança de tudo o quanto investiram, ou seja, quebram as finanças da cidade.

P.S.: O mais interessante é que eles cobram água dos prédios do município concedente (sede, escolas, hospitais). Um absurdo, enfim. É a visão neoliberal dos tucanos levada ao extremo.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador