Dilma conclui a reforma ministerial

Dilma troca comando do Itamaraty e conclui reforma ministerial

Por Luana Lourenço e Paulo Victor Chagas

Da Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff concluiu hoje (31) a reforma ministerial para o segundo mandato, com a indicação do embaixador Mauro Luiz Iecker Vieira para o Ministério de Relações Exteriores e a confirmação no cargo de 13 ministros do atual governo. Vieira é o atual embaixador do Brasil em Washington e trocará de posto com o atual ministro Luiz Alberto Figueiredo, que deixará a Esplanada para assumir a embaixada brasileira nos Estados Unidos. Figueiredo estava no governo desde agosto de 2013.

Permanecerão nos cargos no segundo mandato os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante; da Saúde, Arthur Chioro; da Justiça, José Eduardo Cardozo; da Secretaria de Diretos Humanos, Ideli Salvatti; do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos; da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci de Oliveira; do Gabinete de Segurança Institucional, José Elito Carvalho Siqueira; da Advocacia-Geral da União, Luís Inácio Adams; do Trabalho, Manoel Dias; da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Marcelo Neri; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; e da Secretaria de Comunicação Social, Thomas Traummann. Ontem (30), Dilma anunciou o nome de Juca Ferreira para o Ministério da Cultura.

O anúncio do novo ministério foi feito em etapas. No fim de novembro, nomes que têm credibilidade no mercado financeiro foram indicados para a equipe econômica. Joaquim Levy, que foi diretor-superintendente do Bradesco, foi nomeado para o Ministério da Fazenda e Nelson Barbosa, que integrou a equipe econômica nos dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, irá para o Planejamento. Alexandre Tombini foi mantido na presidência do Banco Central. Dias depois, Armando Monteiro foi indicado para assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Na semana passada, Dilma anunciou 13 ministros, entre eles, membros de partidos aliados do governo, como o PMDB, o PSD, o PROS, o PCdoB, o PRB. Foram divulgados os nomes de Gilberto Kassab (PSD) para o Ministério das Cidades, Cid Gomes (PROS) para a Educação e Aldo Rebelo (PCdoB) para a Ciência, Tecnologia e Inovação. Além disso, foram indicados os peemedebistas Eduardo Braga (Minas e Energia) e Kátia Abreu (Agricultura), além do petista Jaques Wagner (Defesa).

Nessa segunda-feira (29), sete nomes foram divulgados. Alguns já integram a equipe de governo e foram remanejados. É o caso de Ricardo Berzoini, que vai assumir a pasta das Comunicações. Ele será substituído por Pepe Vargas na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência. Miguel Rossetto, que chefiava o Desenvolvimento Agrário, vai para a Secretaria-Geral da Presidência, no lugar de Gilberto Carvalho. Antonio Carlos Rodrigues, ex-senador pelo PR, irá para o Ministério dos Transportes.

 

Redação

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dá-lhe, Rigoni!

    Dilma preteriu Amorim em favor do embaixador em Washington, hehehehe! Amorim, o melhor quadro do governo, incluindo Dilma. Dá-lhe, Dilma, que o cavalo (ou burro?) somos nós!

  2. A Dilma terá que esperar mais

    A Dilma terá que esperar mais uma grave crise para demitir o Cardozo.

    Ela só funciona por pressão mesmo, tanto que mudou as comunicações, área que quase impôs sua derrota.

    Espero que ela continua centralizadora, pois com esses ministros (Kassab, Kátia, George Hilton) não pode dar bobeira.

  3. E direto de São Paulo, a dupla dinâmica:

    Mercadante e Cardozo.

     

    Aí D. Dilma, só posso dizer que estou muito constrangido, pelas suas “escolhas”.

  4. Será?

    Com a dispensa do ministro mais qualificado do atual governo, Celso Amorim, com a entrevista do novo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, com a retirada de direitos dos trabalhadores (nem que a vaca tussa?), com a manutenção de ministros que não deram certo (Justiça e Casa Civil), com a repetição do primeiro mandato, trazendo o Embaixador em Washington para o Itamaraty, será que foi mesmo Dilma a eleita? Ou terá sido um clone feminino de Aécio?

     

  5. Sugestões de novos

    Sugestões de novos ministérios:

     

    “Ministério da igualdade de regiões” 

    “Ministério da igualdade sexual”

    “Ministério da imprensa”

    “Ministério das pontes”

    “Ministério das estradas”

    “Ministério da esquina”

    … e por aí vai.

     

    1. Joagr a toalha eu não jogo

      Joagr a toalha eu não jogo não, pois não estou no lugar dela para saber suas razões.

      Mas… Engolir de novo o Cardoso na justiça é dose! E vou sentir falta do Amorim…

  6. Feliz 2015, meu Brasil.

    Como não sou petista nem votei nela, tudo o que posso fazer é desejar à nossa Presidente e sobretudo ao nosso Brasil os próximos quatro anos de muita paz e muita prosperidade.

  7. Espero estar enganado, mas, pelo visto…

    O segundo mandato terminou sem ter começado. Tirar o Celso Amorim e manter o Quinta Coluna na Justiça foi a gota d’água. Desisto. A Dilma é burra, cega, surda ou muito mal assessorada.

  8. E Celso Amorim fora?

    Essa é das melhores.

    Um dos poucos que eram sinceros com Dilma, e nao concordava com muita coisa acontecendo no governo. 

    A piada da comissão da verdade, e que Dilma deu tanto valor, e que não era a dos sonhos do Celso. 

    Foi expurgado. O exercito de pijama venceu.

    A Dilma nao se recuperou da pancadaria na cabeça ocasionada pelas eleições. Deveria ter mais tempo  para montar seu ministerio, um verdadeiro  misterio.

    Nem Freud explica, pois desistiu, assim como nos todos que nos atolamos nas ruas, levando pancadas de todos os lados, para defender a possibilidade de Dilma dar continuidade a um governo que tinha tudo para continuar as diretrizes de Lula. 

    Tomara que quando ela ver o que fez, mude de ideia. Precisa passar o efeito das pancadas na cabeça presidencial.

     

    1. “Não fui convidado, portanto não recusei “

       Palavras hj. do “diplomático” Celso Amorim ( Celsinho Cineasta ), que revelam que mesmo já alem da idade limite do Itamaraty ( completa 73 anos em 03/2015 ), demonstra com palavras e atos, seu comprometimento com o País, pois na sequencia de seu pronunciamento afirma: ” não me furtaria, ou alegaria cansaçõ ou doença, caso convocado, a servir novamente o País “.

        Realmente ocorreu em circulos itamaratianos, militares, industriais (FIESP), alguns setores da midia, “lulistas”, internacionalistas, uma certa pressão para que Celsinho retorna-se ao MRE,pelo menos por mais 1 ano, para que o MRE ganha-se um pouco mais de “corpo”, protagonismo – como foi em Lula1 e 2 – no governo Dilma 2, ou um “Celso Amorim” sem o próprio, mas de alguem a ele semelhante dos quadros do MRE.

         A opção da Sra. Rousseff, foi o mais do mesmo de seu governo 1, no que se refere a politica externa, a de manter “perfil baixo”, tanto no MRE, como em ações diretas do governo, até mesmo – que me entendam os “mercosulistas e unasulistas ” – em relação as entidades multilaterais latinoamericanas ( a passagem de Dilma em Cartagena no inicio de seu mandato, e em Quito recentemente, deixaram muito a desejar, foram protocolares ). Com Lula, o MRE, independente do que cores ideológicas, ou juizos de valor da mesma ordem infiram, teve seu momento de proa, de protagonismo, os diplomatas de todos os escalões, puderam visualizar uma carreira, uma importancia, com Dilma o retrocesso foi grande e abrupto, de diplomacia, retornou a simplesmente consular, e pelo jeito, em Dilma 2, assim irá continuar.

           P.S 1.: Podem e irão desmentir, tanto Celsinho, como: Brig. Saito e Crepaldi , Generais De Nardi e Elito Siqueira, Berndt Jagner (SAAB), que Celsinho estava demissionário do MinDEF desde dezembro passado – demissão não aceita pela PR – após a descisão final do FX-2. Por que ? Após anos de estudos, relatórios, mais de 5.000 paginas, consultas ao MinFazenda/IndCom/MRE/MCTI, em dezembro de 2013 já se dava como favas contadas que a descisão FX-2, ficaria para 2014 ou até 2015, portanto solicitações de revalidação das propostas, estavam sendo delineadas para envio aos fabricantes, quando extemporaneamente a Sra. Rousseff e seu bigodudo assistente, chamou todos os interessados ao Planalto, e imperialmente, comunicou sua descisão ( nada contra, é prerrogativa da PR/CinC tal ato ), mas muitas vezes, na maioria delas, a forma, importa mais que o conteudo, pois “prestigio” é moeda forte em Brasilia. 

  9. Cardozo da pra entender

    A Dilma quer o Lula fora da eleição presidencial em 2018. So pode ser isso, a manutenção do Ze plumbing  man no ministerio. Se a Sabesp tem vazamentos, a Justiça do Ze ganha longe. A falta de controle dos subordinados é uma esculhambação. A policia federal, quase moralizada pelo Paulo Lacerda, acabou virando antro do PSDB. É incrivel ver isso acontecendo e so a presidenta nao vê. Com o Ze, o ministerio da Justiça foi o de pior desempenho em seu governo, atentando ate contra sua sobrevivencia. 

    Outra hipotese: Dilma tem um caso secreto com o Ze. Tao carente, coitada.

    Ou ve e quer tal situacao no fim de seu governo, que o Lula não consegue a sua eleicao em 2018  nem com reza braba.

      1. Querida anarquista, não entro
        Querida anarquista, não entro aqui sobre o que é especulação ou não pois o Nassif já me deu uma bronca exemplar, mas a pesquisa mínima ao blog, verás que o dono do blog é só gentililezas ao falar do referido ministro.

    1. Querido

      Os melhores resultados do Governo Dilma foram na área da justiça com 3 projetos nos quais o Ministro Cardozo teve participação direta quanto a elabotação e aprovação pelo Congresso. A saber :

      – Lei anti-corrupção;

      – Lei da Transparência ;

      – Marco Civil da Internet ;

      Agora, se você quer um chefe de polícia política ou advogado de defesa de governo, isso não é funcção de Ministro da Justiça.

  10. No ITAMARATY um sinal dos

    No ITAMARATY um sinal dos tempos. Vem um Embaixador burocratico, de carreira  leve e para Washington vai um Embaixador mediocre, de carreira levissima. Não se conhecem as ideias, a visão de mundo e o modus operadi de nenhum dos dois, vai ver porque não tem esses equipamentos. Diplomatas do SIM SENHOR, tem a alma do funcionario publico e não do diplomata. É um sinal de nossos tempos. Já tivemos em Washington um Oswaldo Aranha, um dos pro homens de Vargas, Revolucionario de 1930, seu Ministro da Fazenda duas vezes, o grande lider das Conferencias cruciais da Segunda Guerra no continente, a de Havana e a do Rio de Janeiro. Na Embaixa americana em Brasilia temos o par perfeito para o novo Embaixador em Washington, uma desconhecida diplomata cujao maior posto anterior foi Assunção, no Paraguay. Uma Embaixada no Brasil que já teve um Adolf Berle Jr, um dos conselheiros mais importantes de Roosevel.

    Ambos postos mostram o apreço que o EUA tinham pelo Brasil e tem hoje e o apreço que o Brasil tinha pelos EUA e tem hoje. Grandes nomes para grandes postos, hoje pequenas figuras porque os postos ficaram minusculos.

    1. Araújo, nem precisa voltar

      Araújo, nem precisa voltar tanto no tempo, já tivemos um Celso Amorim, um dos maiores homens públicos brasileiros, que não terá espaço nesse novo governo Dilma.

  11. Decepção

    Depois da Lava-Jato, a Dilma teve a capacidade de manter Cardozo na Justiça?

    Quando os delegados aecistas da PF a chamavam de presidAnta, acho que eles tinham razão.

  12. A expressão REFORMA

    A expressão REFORMA MINISTERIAL é incorreta. Trata-se  de um novo governo portanto é um novo Ministerio e não um ministerio reformado. A reforma ministerial se dá DURANTE um governo vigente.

    1. disse tudo…

      também penso dessa forma

      no início de seu governo, Dilma entrou numa de respostas imediatas, sempre de acordo com opiniões de entendidos e de jornalistas, e muitas vezes se deu mal

      muitos exigem mudanças, mas o que mudou realmente na visão da maioria? nada

  13. não fez tudo que era preciso, mas fez tudo muito bem…

    entendo a Dilma como governo que gosta de encarar ou enfrentar, não de mudar

    ninguém resolve o que evita

    ministros passam, problemas e pontos fracos ficam

    1. e por falar nisso…

      desejo a todos(as) um 2015 de muita paz, saúde e sucesso

      que os planos, desejos e promessas, sejam realmente novos e não uma simples repetição

  14. Quem sonhou com a volta de um
    Quem sonhou com a volta de um Flaklin Martins, Samuel Pinheiro Guimarães ou a permanência de um Celso Amorim, terá que acordar com a manutenção dos medíocres e a entrada de alguns ossos duros de roer, pelas conivências políticas.

  15. toró já passou, que bom…

    completamente por fora da irrigação dos ministérios, mas desconfio que o gotejar das nuvens indicam que o próximo presidente sairá do PMDB

    ou das nascentes do meu Rio Maravilha

  16. CARDOSÃO

    Não gosto do Cardoso, mas que ele é estrategista ah isso é!!!

    Do tipo ou tudo ou nada!!!

    No caso da Petrobras com riscos calculados, deIxou a tucanalha da PF e o Juiz Moro, comandarem a operação que apesar dos vazamentos selecionados pra ferrar a DILMA, saímos VITORIOSOS. 

    Se ela o manteve depois desse risco, é sinal de que sabe mais do que nossa vã filosofia.

    Manobra arriscada mas que conseguiu pegar as maiores empresas cartelizadas do país, alguns peixes graúdos e vários peixinhos miúdos, fazendo-os pagar criminalmente por isso e ainda reembolsar o erário.

    Numa só tacada coloca as obras do PAC e a PETROBRAS nos eixos.

    Difícil de acreditar ainda mais com toda mídia também cartelizada, contra.

    Pós turbulências necessárias,  DILMA e GRAÇA conquistarão os louros, e o GOVERNO  e PETROBRAS poderão respirar melhor.

    Quem sou eu pra achar que DILMA é burra, jogar a toalha e ter que pedir penico depois!!!

    COM CERTEZA UM FELIZ 2015 PRA TODOS NÓS!!!

  17. pois é…

    cartel por cartel, há os que dominaram três governadores seguidos sem que ninguém tenha conseguido recuperar um tostão furado

    mesmo considerando  a grana envolvida, bem menor, não podemos esquecer que neste caso é como se tivessem dominado uma parte razoável da sociedade local, diretamente prejudicada, cansada, apertada e mal transportada

     

  18. <<< --->>>

    Lógica Elementar I: se os petistas não estão gostando do novo ministério de Dilma é sinal que os ministros convidados pela Presidenta devem ter suas virtudes.

    Frisando ao final: o melhor ministro de Dilma, ainda bem que vai continuar no cargo, foi o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.

    Apavorando ao final: posso estar inferindo errado, mas acho que os petistas da gema ja devem ir se acostumando com a idéia de José Eduardo Cardozo ser o Homem de Confiança de Dilma dentro do Governo. Só sai do cargo de Ministro para sentar numas das onze cadeiras do STF.

    Relaxando ao final: O tempo não para mas FELIZ @)!% prá toda a raça…..

     

  19. eh  quase inacreditavel a

    eh  quase inacreditavel a manutenção do cardoso e desse pessoal da secon.

    mas no todo ´´e o ministerio da coalizão.

    boa sorte, novamente, a dilma.

  20. Zé ainda….

    Deste jeito, fico com a sensação que Dilma ainda nomeará Joaquim Barbosa para o supremo, novamente.

    Acho que ela quer perder o mandato e se sentar ao lado de Jango.

  21. É, aconteceu com o Brasil o

    É, aconteceu com o Brasil o mesmo que acontece com os EUA: eleições disputadas entre o candidato da direita e o candidato da extrema direita.

     

  22. E Celso Amorim, um dos

    E Celso Amorim, um dos maiores homens públicos do país, não terá lugar no governo Dilma, que vai se consolidando como um dos piores governos da história recente.

    Devia ter anulado meu voto.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador