Fórum Brasilianas.org discute a Economia Verde

Na próxima segunda-feira (29/10) será realizado, em São Paulo, o 32° Fórum de Debates Brasilianas.org, que discutirá a Economia Verde. O evento será uma oportunidade para se fazer uma análise crítica do conceito de Economia Verde, bem como descutir o desafio de conciliar desenvolvimento e preservação; além da proposta do tripé da sustentabilidade como um nicho promissor às empresas e os subsídios e leis para o desenvolvimento da sustentabilidade na economia. O fórum contará com as participações de:

Sérgio Margulis: assessor especial do Ministério do Meio Ambiente

Amyra El Khalili: economista e fundadora da Aliança RECOs – Redes de Cooperação Comunitária Sem Fronteiras

– Mariana Meirelles: vice-presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS)

Rodrigo C. A. Lima: gerente do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (ICONE)

– Marcio Macedo: chefe de departamento da Área de Meio Ambiente do BNDES

– Cleuler Barbosa das Neves: professor de Direito da Universidade Federal de Goiás

– José Gustavo de Oliveira Franco: advogado especialista em Direito Ambiental

Participe! Faça sua inscrição agora mesmo: envie e-mail para [email protected] ou ligue 0800 16 99 66 (ramal.23 ou 24).

*Membros do Blog Luis Nassif, professores e estudantes são isentos da taxa de inscrição.

29/10/2012 – a partir das 9h
Hotel Blue Tree
Endereço: Rua Peixoto Gomide, nº 707 – São Paulo
Confira a programação completa em http://www.advivo.com.br/seminarios

ECONOMIA VERDE – DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE EM DEBATE

A análise do uso dos recursos naturais frente à necessidade de desenvolvimento

A crise ambiental está atrelada à crise financeira que poderá ser maior no futuro pela escassez de recursos naturais importantes. Independente das questões que envolvem o aquecimento global, a discussão a respeito da sustentabilidade abarca a racionalidade futura de recursos e serviços ambientais, importantes para a estabilidade das relações humanas, como o ar puro, água potável, reservas de minerais e material biológico. Para abordar esses temas, profissionais ligados ao meio ambiente, economia, acadêmicos, Governo e organizações se reúnem no próximo dia 29 de outubro no 32º Fórum Brasilianas – A Economia Verde.

O evento será dividido em três blocos mais a abertura de Sérgio Margulis, assessor especial do Ministério do Meio Ambiente, abordará a dificuldade de conciliar desenvolvimento e preservação través das políticas públicas do estado brasileiro para o tema.  No primeiro bloco, Amyra El Khalili, economista e fundadora da Aliança RECOs – Redes de Cooperação Comunitária Sem Fronteiras, fará uma análise crítica da economia verde. “O apelo para conter o aquecimento global é legítimo. Porém, o modus operandi a que se pretende alcançar esses objetivos é questionável até para os mais monetaristas dos cientistas econômicos”, ressalta. Para Khalili, é preciso impedir que o movimento especulativo das bolsas de valores transformem riquezas necessárias para o bem de toda a humanidade em simples moedas de troca.

Na segunda parte, Mariana Meirelles, vice-presidente do CEBDS, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável dividirá a mesa com Rodrigo C. A. Lima, gerente do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (ICONE). Os dois irão tratar do tripé da sustentabilidade, formada por economia, sociedade e meio-ambiente. Por fim, no último bloco, Marcio Macedo, chefe do departamento da Área de Meio Ambiente do BNDES, Cleuler Barbosa das Neves, professor de Direito na Universidade Federal de Goiás, e José Gustavo de Oliveira Franco, advogado especialista em direito ambiental, discutirão os subsídios e leis para o desenvolvimento da sustentabilidade na economia entram em discussão.

O jornalista Luis Nassif, fundador do Projeto Brasilianas.org, fará a mediação do Fórum. O evento tem início às 9 horas e acontece no Hotel Blue Tree, na Rua Peixoto Gomide, 707, região da Avenida Paulista em São Paulo. Informações e inscrições podem ser feitas pelo 0800 16 9966, pelos ramais 23 e 24, ou pelo e-mail [email protected]. O investimento é de R$ 250, estudantes, professores e membros do Blog do Luis Nassif estão isentos. Credenciamento para imprensa entrar em contato com WR Press (11) 3672-4333 ou pelo e-mail [email protected].

Sobre o Projeto Brasilianas.org
O Projeto Brasilianas.org Criado pelo jornalista Luís Nassif com o objetivo de contribuir com discussões das políticas públicas brasileiras, trazendo a proposta de um jornalismo colaborativo. O trabalho é um aglutinador das principais discussões públicas em pauta no país, pensando no desenvolvimento nacional e no papel de cada agente social nesse processo.

Serviço:
31º Fórum Brasilianas – A Economia Verde
Data: 29 de outubro de 2012
Local: Hotel Blue Tree, na Rua Peixoto Gomide, 707 – São Paulo/SP
Horário: 8h30 às 15 horas
Inscrições público: 0800 16 99 66, ramais 23 e 24, e-mail [email protected]
Credenciamento imprensa: (11) 3672-4333, e-mail [email protected]

Divulgação:
(11) 3672-4333
Jornalista Responsável: Wal Ruiz – Mtb. 23.962
Christina Souza – [email protected]
Rafael Santiago – [email protected]
Maria Clara Ramos – [email protected]
Outubro / 2012

 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador