“Gostaria de ter a burra cheia e distribuir”, diz Temer sobre críticas à PEC 55

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – “Qual é o governante que não gosta de gastar? Eu gostaria, como presidente da República, de ter a burra cheia e distribuir, ministro Meirelles [da Fazenda]. O ministro Meirelles não gostaria não, mas eu gostaria. Eu gostaria de dizer: olha aqui, agora tem o programa tal e agora tem o programa tal”, disse Michel Temer em cerimônia de entrega de prêmio promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
 
No evento de entrega do Prêmio Mérito Brasil de Governança e Gestão Pública, Temer disse que a cerimônia é uma forma de o TCU “aplaudir” o Executivo, sob o seu comando. “Quando vejo esses prêmios dados ao Executivo, digo que o governo está no caminho certo. O TCU não faria impunemente uma premiação dessa natureza. O controle externo na verdade aplaude o controle interno do Executivo”, disse.
 
Durante a sua fala, o presidente defendeu a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 55, que impõe limite de gastos da União pelos próximos 20 anos, impactando em investimentos da saúde e educação.
 
Temer deu a entender que os fins justificam os meios, uma vez que a PEC e a Reforma da Previdência representam “um corte na própria carne do governo federal”, mas necessária para “garantir o futuro do país”. “Caso contrário, em 2024 o país vai à falência como tem acontecido com vários estados brasileiros”, completou.
 
Para Temer, as manifestações representam um direito garantido pela Constituição, mas não as depredatórias. “Não há nenhum texto constitucional que autorize esses movimentos depredadores”, disse. E, ainda que admitindo sua legitimidade, mostrou que os protestos não são ouvidos pela Presidência: “Tem havido as mais variadas manifestações, contra as quais não devemos nos preocupar”, afirmou.
 
“Desde que pautadas pela legalidade e por uma certa formalidade protestativa ou protestante, nós temos de admiti-las até como fruto da democracia. Não devemos criticá-las. Mas devemos, sim, criticá-las quando pautadas por critérios que não apenas buscam eficiência, mas quando pautadas apenas por sentimentos políticos”, disse, contradizendo-se no direito à manifestação política.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu estava lutando aqui,

    Eu estava lutando aqui, contra a vontade de postar alguma coisa sobre essa inacreditável fala do mordomo, em respeito à primeira-dama, coitada, mas vi que alguém já o fez.

    Deixa prá lá.

    A questão é que, durante décadas, Michel Temer, mesmo sem ter feito carreira política brilhante, havia construído uma aparentemente sólida reputação de político habilidoso.

    Ainda que sempre acompanhada da expressão “bastidores”, o que está longe de ser lisonjeiro.

    Em apenas seis meses, demonstrou que nem isso ele era.

    Inábil com as palavras, desastrado em suas escolhas, incapaz de perceber a real natureza de certos incidentes envolvendo sua equipe…

    Um autêntico desastre.

    A tragédia de um homem ridículo.

  2. Para oferecer banquetes aos amigos não precisa de burra cheia?

    Mas Temer já gastou tanto com banquetes oferecidos aos seus Golpistas e agora reclama que não tem como gastar.

  3. Canalha.
    Temer escolheu dar
    Canalha.

    Temer escolheu dar 541 bilhões de reais para os banqueiros e rentistas ao aumentar os juros.

    Está dando centenas de milhões de reais às empresas de comunicação.

    Deu bilhões aos juízes aumentando os salários deles.

    O argumento dele é um engodo.

    Ele presume que todos somos burros quando fala que não tem a burra cheia.

  4. Pode até ser muito feio

    Pode até ser muito feio adjetivar as pessoas por meio de comentários neste blog, mas não posso me furtar a expressar meus sentimentos quanto a esse ordinário chamado Temer. Um sujeito que se senta numa cabeira que não lhe cabe, que não ousa sequer, aparecer num estádio nas Olimpíadas por medo de ser viado, tem a petulância de somente se organizar com um congresso tão imundo quanto ele, para comprar cada parlamentar, e, assim, por meio de um comportamento ditatorial, ataca em todas as frentes, sobretudo contra qualquer um que se diga a ele contrário. 

    Um sujeito como esse governador do DF, outro canalha, não tinha porque comandar essa onda de maus-tratos a um conjunto de manifestantes que não se sentem bem com o que vem acontecendo, demnstrando insatisfação. Ele tiha que ter um mínimo de bom senso para lidar com o povo nas ruas, e não aceitar de braços cruzados seus subordinados baterem violentamente num rapaz rão jovem, sem nenhuma razão. 

    Estou tão indignada com essa situação porque passa nosso País que tem horas que parece que tudo é um pesadelo, como se tivesse sofendo a perda de um parente querido, quando na verdade estou sofrendo mesmo a perda da democracia brasileira, e de tudo que teria de bom pra ainda acontecer a todos nós, à Nação. 

    São meus sonhos, e de muitos patriotas, perdidos numa noite escura, que parece não ter fim. 

    Temer nojento; sujeito ordinário, amigo do satanás. 

  5. Burra cheia?

    Como ter a “burra cheia”, se eles precisaram quebrar o medelo econômico e social que enchia a burra, para criar a crise avassaladora que lhes permitiu chegar ao poder pelo GOLPE?

  6. Bom….

    Bom artigo, paper ou mini-livro, concordo com a maior parte da argumentação, pequenas discordancias, mas sem tempo para escrever neste momento…..vou por o link do artigo do Mauro Santayana no , me parece muito pertinente para a compreensão da atual “guerra anti-corrupção” as empreiteras brasileiras…..creio que neste artigo vemos claramente o que esta por tras de toda esta operação….. 

  7. A burra deles só é vazia para os trabalhadores

    Para os banqueiros e especuladores a burra está sempre transbordando. Porque esses Jumentos rejeitaram destaque para que juros da dívida entrassem na PEC do teto?

    E esse Temer capacho do Geddel vem dizer que o governo vai cortar na própria carne com a PEC do teto dos gastos e com a reforma da Previdência. Só for cortar na própria carne da população deserdada. Esse caras merecem ser julgados e punidos por trairagem contra o Brasil e sua população.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador