Governo descredencia 89 profissionais que abandonaram Mais Médicos

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Aline Valcarenghi

Da Agência Brasil

Governo descredencia 89 profissionais que abandonaram Mais Médicos

O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União o descredenciamento de 89 profissionais que deixaram sem justificativa o Programa Mais Médicos. Os médicos foram notificados no último dia 12 e tinham 48 horas para se manifestar. Dentro do grupo, estão quatro médicos cubanos que também tiveram o registro provisório cancelado.

De acordo com o Ministério da Saúde, 30 profissionais comunicaram a desistência depois da notificação. A pasta não informou a nacionalidade dos médicos. O restante não se manifestou e também foi desligado. Do total, 80 são brasileiros, cinco estrangeiros inscritos individualmente e quatro cubanos contratados por meio do acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde.

Apenas os quatro cubanos tiveram os registros cancelados, pois os documentos tinham sido emitidos pelo ministério. Eles ficam impedidos de exercer a medicina no Brasil. Entre eles, está o médico Ortelio Jaime Guerra, que atuava em Pariquera-Açu, no estado de São Paulo, e foi embora para os Estados Unidos. A médica cubana Ramona Rodriguez não está na lista, pois o desligamento dela já havia sido formalizado antes.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sabotagem

    O título deveria ser “Governo descredencia 80 médicos brasileiros do Mais Médicos” para não deixar dúvidas de que é pura sabotagem dos nossos compatriotas

  2. O importante não são 4

    O importante não são 4 cubanos que abandonaram o Programa Mais Médicos, num universo de 7.000 médicos cubanos.

    Assustador …são OITENTA MÉDICOS BRASILEIROS, num universo de oitenta e quatro que abandonaram o mesmo.

    Filhos do Brasil, ou FDP mesmo?

    Não esqueçamos que brasileiros NÃO TEEM O HÁBITO de pagar suas contas com a sociedade, nem o estado, no caso de BOLSAS DE ESTUDOS para serem pagas após a formatura…e acham isso “NATURALÍSSIMO”. Depois enchem as ruas para “PEDIR ÉTICA” ahahaha

    Quanto aos cubanos…o mercado “hoteleiro” de Miami adora camareiras/mordomos, que JAMAIS EXERCERÃO A PROFISSÃO DE MÉDICOS, em seu território.

     

  3. CONTRATA EU

     Precisam de um radialista ??? Nossa profissão está passando fome neste país… SOCORRO! Tô pensando em entrar pro mais médicos, KkKKkk…. ahhhhh

  4. Ampliação do Mais Médicos
    Conselho Deliberativo do COSEMS/RS solicita ao Ministério da Saúde a ampliação do atendimento dos profissionais médicos do Programa Mais Médicos às UPAs e aos PAs, aos finais de semana O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS) enviou ao Ministério da Saúde (MS) documento solicitando que os profissionais do Programa Mais Médicos sejam autorizados a atender também nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e nos Pronto-Atendimentos (PAs) em finais de semana, especialmente no período compreendido entre às 19h de sexta-feira e às 7h de segunda-feira. A decisão ocorreu em reunião do Conselho Deliberativo e da diretoria da entidade, realizada em Porto Alegre, no dia 13 de fevereiro de 2014, contando com a participação de mais de 70 gestores municipais de Saúde, que representavam a maioria das Regiões de Saúde do Estado.

    O presidente do COSEMS/RS e secretário da Saúde de Novo Hamburgo, Luís Carlos Bolzan, explica que tal solicitação se baseia no êxito que vem sendo obtido pelo Programa Mais Médicos na ampliação do acesso da população aos serviços médicos e a mudança do modelo de atenção à saúde na Atenção Básica, sendo importante que ocorram alterações nas normas vigentes, de modo que a cobertura do programa seja ampliada e, por consequência, atenda mais pessoas.  “Entendemos que o programa Mais Médicos é um sucesso absoluto até agora, oportunizado a mudança do modelo de atenção à saúde, ampliando a Estratégia da Saúde da Família e também mudando uma situação que tínhamos antes, de total escassez de médicos no Brasil para essas funções”, afirma.
    Segundo Bolzan, a proposta considera, também, a expansão das UPAs no país e a imensa dificuldade das gestões municipais em contratar trabalhadores médicos para esses serviços, principalmente os clínicos gerais e os pediatras. Para ele, a ampliação do atendimento aos finais de semana garantiria maior acesso dos cidadãos aos serviços de urgência e emergência e viabilizaria as redes de urgência/emergência, como as UPAs, nas quais o Ministério da Saúde tem investido maciçamente, contudo sem atingir sua plenitude de capacidade de atendimento devido, principalmente, à falta de profissionais médicos. “O Ministério tem investido muito nessa área, mas não há uma garantia de oferta do mercado, que é ineficiente, para garantir a cobertura de médicos necessária”, explica Bolzan.

    O custeio desses serviços se daria através de recursos dos municípios ou já destinados pelo Ministério e/ou secretarias estaduais da saúde, sem que implique em novos desembolsos a estas esferas. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o Governo do Estado já adota uma política de cofinanciamento das UPAs. Além disso, a solicitação do COSEMS/RS prevê que os médicos do programa possam atender em unidades localizadas nos respectivos municípios em que estão lotados, conforme registro expedido pelo MS.

    O COSEMS/RS reafirma seu apoio ao Programa Mais Médicos por ser uma importante medida do Ministério da Saúde para o fortalecimento e a qualificação da Atenção Básica e a ampliação do acesso aos serviços médicos a toda a população brasileira.  (http://www.cosemsrs.org.br/index.php?menu=noticia&id=2386

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador