Haddad quer aprovação de leis para realizar reforma urbana

Da Folha

Haddad promete realizar reforma urbana na cidade

Criação do Arco do Futuro é apontada como modelo para “repensar a cidade”

Prefeito fala em reduzir desigualdade social, o número de moradores de áreas de risco e melhorar os serviços

DE SÃO PAULO
O modelo de desenvolvimento que São Paulo adotou nos últimos 80 anos se esgotou e a principal contribuição da Câmara neste mandato será aprovar as leis que propiciarão a reforma urbana, começando pelo Plano Diretor.

A afirmação é de Fernando Haddad (PT), que tomou posse ontem como prefeito de São Paulo após ser eleito tendo como uma de suas principais propostas a criação do que sua campanha chamou de Arco do Futuro.

O arco, no entorno dos rios Tietê e Pinheiros e as avenidas Cupecê e Jacu-Pessego, corresponde à área que seria revitalizada para proporcionar a criação de empregos mais próximo de onde as pessoas moram, além da construção de mais moradias na região central da cidade.

Com esse plano, Haddad pretende “repensar o desenvolvimento da cidade”, como afirmou no discurso.

“[Temos] a ideia de que nós precisamos rever a legislação urbana, começando pelo Plano Diretor, mas dar para a cidade uma visão do seu próprio futuro”, disse o prefeito, que discursou de improviso.

Ele já declarou que pretende aprovar na Câmara, ainda em 2013, além do Plano Diretor, um novo Código de Obras, a Lei de Zoneamento e as novas operações urbanas, principalmente a que será criada no entorno do rio Tietê.

João Antonio, secretário de Relações Governamentais, tem uma meta menos ambiciosa: aprovar o Plano Diretor em 2013 e a Lei de Zoneamento no início de 2014.

MISÉRIA

Haddad disse que a maior prioridade de seu governo será “o enfrentamento da miséria extrema ainda existente na nossa cidade”.

Isso significa, afirmou, reduzir as desigualdades sociais, o número de moradores de áreas de risco e melhorar a qualidade dos serviços públicos, principalmente saúde e educação.

O prefeito disse que, em seu mandato, o programa federal de erradicação da miséria poderá dar resultados concretos em São Paulo.

Falando em “amor a São Paulo”, Haddad disse que está preparado para fazer uma cidade melhor.

O prefeito afirmou ainda que “todos os que passaram por aqui”, ou seja, os prefeitos que o antecederam, “tentaram oferecer o seu melhor, mas é hora de oferecer mais do que isso”. (EVANDRO SPINELLI E EDUARDO GERAQUE)

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador