Kátia Abreu deve ser ministra da Agricultura, mantendo a Pasta sob comando do PMDB

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A senadora Kátia Abreu vai ocupar o Ministério da Agricultura no segundo mandato de Dilma Rousseff, mantendo a pasta em posse do PMDB. As tratativas sobre a reforma ministerial acontecem a todo vapor nesta sexta-feira (21). É esperado que após o fechamento da bolsa, Dilma anuncie em definitivo os novos nomes da nova equipe econômico. A expectativa é de que Joaquim Levy seja o ministro da Fazenda e Nelson Barbosa, do Planejamento. Armando Monteiro (PTB) deve ocupar a pasta de Desenvolvimento. 

Kátia Abreu será a nova ministra da Agricultura

Da Folha

A senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), presidente da Confederação Nacional da Agricultura, será a ministra da área no próximo governo de Dilma Rousseff.

O convite foi feito na última quarta-feira (19), e a senadora aceitou, segundo a Folha apurou com pessoas próximas a ambas.

Principal símbolo do agronegócio no país, Kátia Abreu se elegeu pelo antigo PFL e fez oposição aos governos de Lula, mas sempre teve uma relação mais amistosa com Dilma.

Com sua nomeação, o PMDB mantém o controle da pasta da Agricultura, que detém desde o início do primeiro mandato de Dilma.

Nesta sexta-feira, a presidente também bateu o martelo na troca dos titulares dos ministérios da Fazenda, Planejamento e Desenvolvimento.

A vaga na Fazenda ficou com Joaquim Levy, que foi secretário do Tesouro. Nelson Barbosa, ex-secretário-executivo da Fazenda, será o novo titular do Planejamento.

Senador pelo PTB e candidato derrotado ao governo de Pernambuco, Armando Monteiro assumirá o Ministério do Desenvolvimento e Indústria, segundo a Folha apurou.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

68 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabéns, presidenta Dilma

    Não há como deixar de se congratular com a equilibrada escolha da senadora Katia Abreu para a pasta da Agricultura. Mais uma vez, a presidenta Dilma sai na frente ao indicar uma mulher para o comando de uma das pastas mais importantes hoje da economia nacioaal. Sim, pois é hoje o agronegócio a força matriz de nossas exportações, é o setor que mais gera empregos e que representa a riqueza de um país, que dá certo, principalmente na região Centro Oeste. Em sua trajetória parlamentar, a senadora Katia Abreu sempre se notabilizou por posturas progressistas, que podiam até chocar os mais puristas e ingênuos, mas que estão assentadas no sólido pilar do desenvolvimento e do progresso social. Ganha o Brasil com  a sua chegada ao Ministério da Agricultura. Parabéns, Presidenta Dilma!

    1. Aqui, eu também defendo o

      Aqui, eu também defendo o agronegócio como setor imprescindível para o Brasil. Mas, por favor, menos com essa coisa de “Somos quem sustenta a economia e bl[a blá blá”, Isso lembra o discurso para paulista anacrônico que se regojiza ao ouvir que ele é a locomotiva do Brasil. Vamos ver como a Katia Abreu vai se sair, mas aqui, nao precisa rasgar tanta seda pra ela.

      1. Se ela não trair a

        Se ela não trair a presidenta, estamos no lucro. Quando a Presidenta falou em um governo de todos estavam esperando o que o Stédille para ministro da agricultura? Agora com a Kátia abre espaço para alguém na reforma agrária realmente comprometido com a reforma agrária, é um equilíbrio!

        1. Justamente, caro RMaestri.

          Justamente, caro RMaestri. Uma opção seria o prórpio Stedile, mas eu acho que a posição cofornatável de não participar diretamente do Governo é algo tão forte como a Lei da Inércia. A agricultura familiar nao vai sofrer em nada com a Kátia simplesmente porque agricultura é agricultura e, diga-se de passagem, o país vem azendo relativamente um bom trabalho na condução da agricultura familiar.

          1. Agricultura familiar é uma

            Agricultura familiar é uma coisa, reforma agraria é outra coisa completamente diferente.

            Que toca 99,9% da agricultura familiar COMPROU a terra e trabalha durissimo, nem sabe e nem quer saber de reforma agraria, é bom o estediles dos blogs não falarem em nome da AGRICULTURA FAMILIAR que tem outro DNA, outra origem, outros praticantes.

            O publico da reforma são os “”assentados”, nem um em 10 é realmente agricultor, a não ser que com o lote venha um japonês para pegar no pesado.

          2. ”  … a não ser que com o

            ”  … a não ser que com o lote venha um japonês para pegar no pesado.” Cá pra nós, essa foi divertida . Uma verdadeira boutade quatrocentona .

          3. Nada a ver, Sr. Motta. Não

            Nada a ver, Sr. Motta. Não generalize pois é suficientemente culto para isso quando não contaminado pela sua ideologia. Você não conhence a realdade da maioria dos agricultores sem terra. Essa de achar que são todos vagabundos é o mesmo que eu chegar e dizer que quem vive de especulação é tão vagabundo quanto. 

          4. Caro André

            Aqui na cidade de SP, a prefeitura compra alimentos orgânicos do MST…eu pensei em fazer o mesmo em minha empresa, você aceitaria alimento orgânico de assentados?

    2. Katia Abreu progressista? Agora conta uma de papagaio

      Esses trolls pagos nao têm um pingo de vergonha de dizer as falsidades mais clamorosas. 

      1. Realmente, chamar Kátia Abreu de progressista…

        Realmente, chamar Kátia Abreu de progressista é gozação, ela é uma representante de um setor da sociedade brasileira, e pela lealdade que manteve durante a campnha é melhor alguém do setor que Dilma confie do que qualquer outro traíra que jogue bola nas costas.

        Não se pode esperar que ela defenda a reforma agrária, mas é possível esperar que ela não atrapalhe.

        Algo que ninguém se dá conta, é que com a superfície do Brasil (área física) há lugar para todo mundo e uma agricultura familiar forte, produzindo alimentos não é incompatível com um agronegócio também forte.

          1. pois é Anarquista, algumas

            pois é Anarquista, algumas vezes temos de nos colocar no lugar da presidente Dilma e  torcer  para que o sapo a ser engolido, seja o menor possível. Abraços.

          2. É isso ou ficar eternamente esperando o mundo ideal

            Prefiro um governo que faça concessoes, por mais duras de engolir que algumas sejam, mas tb traga resultados, como os que os governos do PT trouxeram nos últimos anos — e resultados para os menos afortunados, sobretudo — do que partidos puros e duros, mas que nunca chegam ao governo. 

          3. Eu me lembro doPlínio de

            Eu me lembro doPlínio de Arruda Sampaio e da Luciana Genro, pessoas honestas e sonhadoras, mas que só tiveram alguns votos pela campanha, baseada nas tiradas inteligentes e engraçadas, que fizeram. Muito diferente do candidato e do  partido Verde, que além  de perderem  seus sonhos (ou seriam modismos) se transformaram num mero “apendicinho” do PSDB.

          4. Pois é, mas sao o exemplo do que digo

            Que adianta as posiçoes tao corretas que eles têm, se com elas nao conseguem nunca chegar ao governo e FAZER algo? Os governos do PT, mesmo com alianças questionáveis, etc., tiraram milhoes da miséria, diminuiram a desigualdade de renda, aumentaram o valor do salário mínimo, estao levando saúde ao povo (ainda nao é o ideal, mas vai melhorar), levaram luz elétrica para milhoes que nao tinham, etc, etc e etc. Prefiro isso a uma “pureza” absolutamente estéril e descompromissada. 

          5. O mais interessante de tudo é

            O mais interessante de tudo é que os pequenos partidos ideológicos, além de não conseguirem nada de votação não tem uma proposta concreta nem para participarem na “democracia burguesa” nem para governarem numa possibilidade de um governo revolucionário.

            Isto me deixa encafifado, se lermos o programa de Luciana Genro a presidência da república (eu fui um dos poucos que leram no país inteiro!) se vê que é simplesmente um programa desarticulado e descomprometido sem propostas gerais de governo (mesmo não detalhadas), por outro lado não se conhece deste partido nenhum ideólogo (marxista ou não) que apresente um programa de governo revolucionário, ou seja, no fim o que eles propõem é mais ou menos assim: Vote no nosso partido (ou participe de um movimento revolucionário) que depois se uma das hipóteses ocorrerem deixa que nós resolvamos!O mais interessante de tudo é que os pequenos partidos ideológicos, além de não conseguirem nada de votação não tem uma proposta concreta nem para participarem na “democracia burguesa” nem para governarem numa possibilidade de um governo revolucionário.

            Isto me deixa encafifado, se lermos o programa de Luciana Genro a presidência da república (eu fui um dos poucos que leram no país inteiro!) se vê que é simplesmente um programa desarticulado e descomprometido sem propostas gerais de governo (mesmo não detalhadas), por outro lado não se conhece deste partido nenhum ideólogo (marxista ou não) que apresente um programa de governo revolucionário, ou seja, no fim o que eles propõem é mais ou menos assim: Vote no nosso partido (ou participe de um movimento revolucionário) que depois se uma das hipóteses ocorrerem deixa que nós resolvamos!

            Isto tudo me parece uma grande parcela de voluntarismo aliado com a irresponsabilidade.

    3. Menos

       Até concordo, pela necessidade do momento, que a Katia é uma nomeação boa, visando o macro, mas creio que nem ela concordaria em ser classificada de “progressista”, uma tipíca ruralista, representante de uma elite, mulher forte, de convicções, sem medo – um doce de pessoa – mas não foi sendo doce, que uma mulher, ainda por cima jovem para os padrões ruralistas conservadores, sem marido ( mulheres do sul-sudeste, não me entendam mal, mas o movimento ruralista é machista mesmo), conseguiu ser presidente da CNA – não foi cozinhando arroz de pequi para seus confrades.

  2. Nada como um estelionato

    Nada como um estelionato eleitoral. Caso venha o golpe jurídico, quem defenderá Dilma? Kátia Abreu?? Caiado?? Este não é o governo eleito em 26 de outubro de 2014. Este é governo derrotado pela mídia, na batalha travada a partir de 27 de outubro de 2014. Dilma se rendeu!

  3. Manobras defensivas

     Com a nomeação da psicologa Katia Abreu para Ministra, o PT ganha mais um senador, pois o 1o suplente da Katinha, é Donizete Moreira ( PT-TO), alem de poder contar com parte significativa, dos congressistas ruralistas e do agronegócio ( espalhados por varios partidos ), representantes do Centro – Oeste e Sul rural ( onde Dilma foi derrotada ), que comungam com as posições de Katinha Latifundio ( a mulher é o cão de mandona e um “pouco” vingativa), a “fofa” do cerrado.

      Quanto a Armando Monteiro, um “oriundi” do PSDB, trata-se de um aceno a industria nacional, que o futuro mandato será mais receptivo a suas demandas – sem “campeões nacionais” no BNDES -, já seu suplente PTBista, é um pequeno empresário de Caruaru, sem qualquer luz própria, que irá votar o que o Armando mandar.

       O momento das escolhas, dos ministros de quotas de partidos, não se trata apenas de analisar o curriculo deles, mas de ter claro, o quanto estes possuem de força nas futuras bancadas do Congresso Nacional.

        Tipo assim: Com Katinha ministra, de cara, sem esforço, o governo ganhou mais um senador.

    1. Mas, o governo Dilma terá o

      Mas, o governo Dilma terá o “apolho” dos parlamentares do agro-negócio se, além da Kátia, também “arreganhar” para tudo o que eles quiserem: carcará é assim…

  4. To até vendo a gritaria da

    To até vendo a gritaria da esquerda pura contra a indicação de Kátia Abreu.Na minah opinião toda indicação que faça Dilma nao ter que segurar a peteca sozinha é uma boa aposta. Não dá mais ra Dilma ter que segurar tudo sozinha ela tem que se concentrar em coisas importantes como reforma política e um novo marco tributário para o Brasil. Se ela tiver que escutar as gralhas ruralistas, choramingões a toda prova,  e resolver o pepino ela perde tempo. Deixa quem tem trânsito acalmar o bestialógicos. COntanto que Dilma não perca a mão e faça com que as medidas de proteção social nao sejam depauperada, o negócio e ir em frente. Somo milhões dizendo o que deve ser feito, mas sem coragem de estar lá. 

    PS: Nassif, acho que alguém já comentou, mas caberia postar a opiniõ do empresário tucano sobre a nossa hipocrisia de cada Dilma…um deleite e um tapa no nosso falso moralista de “Pega Ladrão!”

    1. “Na minah opinião toda

      “Na minah opinião toda indicação que faça Dilma nao ter que segurar a peteca sozinha é uma boa aposta”:

      O que Katia fizer ao meio ambiente pra secar -mais um pouquinho- Sao Paulo por uma decada e meia, o resto do Brasil agradece muito.

  5. Meu mondo caiu! Votei em um

    Meu mondo caiu! Votei em um projeto de país, que saiu vencedor nas urnas, mas estão entregando o projeto derrotado. Kátia Abreu? Não seria mais legítmo o Caiado? Se é para arreganhar, vamos logo no original.

    A pergunta é: Como fica a Agricultura Familia, que é o segmento responsável por trazer alimentos para as mesas dos brasileiros?

    Assim fica difícil defender o segundo mandato da Dilma.

    1. Agricultura Familiar? Não

      Agricultura Familiar? Não muda nada, rigorosamente nada. O PRONAF é um sucesso, cada ano o volume de recursos alocados ao programa aumenta consideravelmente. E anote aí, o volume de recursos é suficiente, não raro sobram recursos não aplicados por falta de demanda. 

  6. Kátia Abreu: a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa

    Desde que a senadora Kátia Abreu migrou para a base aliada (PMDB), nunca tive um milímetro de dúvidas de que seria a próxima Ministra da Agricultura, bastava ver o entrosamento cada vez maior da senadora com a presidenta, a interlocução cada vez mais frequente, e a amizade que passou a existir entre elas (coisa rara em se tratando de Dilma). De todos os ministérios, a única certeza de que eu tinha era a pasta da Agricultura e a sua futura ocupante. 

    Durante 4 anos a crítica unânime ao governo Dilma foi a falta de interlocução, uma vez que a minha presidenta achava que era possível governar isolada de tudo e de todos e com ministros medíocres. Dos empresários ao setor agropecuário, passando pelos movimentos sociais e sindicais a queixa era uma só, falta de interlocução, isolamento, falta de diálogo. Esses segmentos nunca se viram representados no governo. Dilma conseguiu a proeza de perder contato com o ex-ministro da Agricultura do Lula, Roberto Rodrigues, que foi seu colega de ministério, um conselheiro importante para a área.  

    O setor agropecuário responde por 25% do PIB. repetindo e soletrando: vinte e cinco por cento do PIB. Kátia Abreu não vai executar no MA a polítca da Kátia Abreu, mas a política do governo Dilma, vai ter de dar conta das demandas dos agricultores, dos Sem Terra, dos quilombolas, indígenas, etc, de acordo com a pauta governamental. E os movimentos sociais estão aí para exercer a necessária e indispensável pressão para que isso ocorra. 

    A escolha de Kátia Abreu está em sintonia com a escolha do ministro do Desenvolvimento e Indústria, ex-presidente da CNI. Doravante, ninguém do setor da Indústria e Agropecuária poderá se queixar da falta de interlocução no governo, todos têm legítmos representantes.

    É hora de dona Kátia Abreu mostrar que tem garrafas para vender e pacificar a relação do setor com o governo, enfim, mostrar serviço. 

    PS.: Sou PT desde 1978, 2 anos antes de o Partido existir, e se viver mais 150 anos, além dos meus quase 59, continuarei sendo PT. Admito que possa haver alguém tão PT quanto eu, mais do que eu, duvido. E sou filiado ao DZ-Pinheiros. 

  7. Katia

        

            Bem, se vocês dizem, eu assino embaixo.  Ouvi algumas coisas interessantes sobre a Katia, no decorrer do seu mandato.  Governar é isto.  Confio bastante na Dilminha, que não deve ter tomado esta decisão sozinha.

            Saber que a moça é amiguinha dos caras da UDR, é claro, não faz bem.  Mas… é a governança.

    1. Queria o que? Kátia fantasiada de agricultor sem terra?

      A senadora Kátia representa um setor, o setor do agronegócio, logo ela é rica! É melhor alguém que não se fantasia mas é leal e nos momentos difíceis da campanha eleitoral, onde todos estavam debandando ela perdendo inclusive apoio de setores do agronegócio ficou do lado de Dilma, isto se chama lealdade.

      Agora tem outros ministérios que se fosse colocada uma senadora como Kátia, ficaria um assinte aos agricultores vinculados a agricultura familiar e os agricultores sem terra. O mais importante é colocar pessoas certas nestes locais que protejam a agricultura familiar e deslanche a reforma agrária do que ficar com brigas até o fim do mandato.

       

  8. A Katia Abreu vai fazer o

    A Katia Abreu vai fazer o papel que eh esperado dela, de defender a Agricultura latifundiaria e a pecuaria.

    Nao tem nada de progressista nesse ministerio, mas o Brasil tem o ministerio do meio ambiente e ministerio do desenvolvimento agrario para discutir assuntos mais progressistas.

  9. A Dilma tem sido muito mal

    A Dilma tem sido muito mal assessorada, fato. Com a escolha dessa ruralista, com muita força perante os machos caiados, acho que a presidente, num momento de tantos inimigos e trairas,tem que fazer isso mesmo, oferecer ministérios ao  pmdb, por ser a maior bancada no congresso, para derrotar os trairas do próprio pmdb. Dilma tem que escolher os pmdbistas que a apoiam para ministérios estratégicos e, assim, diluir o poder dos pmdbistas que apoiam a oposição.

  10. A senadora é uma especie de

    A senadora é uma especie de musa do agronegocio no Senado, fala bem, tem boa postura e presença, MAS ela não

    e uma grande especialista no economics do agronegocio global  e nem nos aspectos TECNICOS da agricultura, ela é

    fazendeira por herança, está muito longe de um Roberto Rodrigues, que conhece TODOS os aspectos do mundo agricola,

    de alto a baixo, de leste a oeste. Aceitou muito rápido o cargo, quer dizer que não negociou e nem discutiu sua missão,

    está na cota dos que “topam qualquer cargo”., oba, oba.

    1. Concordo com quase todo seu

      Concordo com quase todo seu comentário…mas esse “fazendeira por herança” depois de QUASE 30 anos em atuação, INCLUSIVE COMO PRESIDENTE DA CNA, é só para desmerecê-la porque É MULHER?!

      Quanto ao fato em sí, meu comentário…é “UPALÊLÊ!”…BABOU! Mas continuo Dilma! 😉

  11. Kátia Abreu não foi nomeada para o MDA

    As escolhas de Dilma foram corretas. Não há problema em colocar Katia Abreu no Ministério da Agricultura, seria errado colocar no MDA!!

    Enfim, Dilma tem que fortalecer o diálogo também com a Agricultura Familiar e os Sem-terra. E aí poderia entrar a Petrobrás como grande parceira do MDA nos programas de produção de energia e alimentos (orgânicos), pois os produtores de biodiesel, por força de lei, devem dar preferência ao agricultor familiar no fornecimento de matéria-prima. Mas, para tanto, a Petrobrás deveria afastar-se da órbita das tradings de grãos (cujos métodos de fazer negócios não são muito diferentes das grandes empreiteiras).

        1. Impossível

          Impossível meus cabelos ficarem mais grisalhos do que já são.

          Mas, se eu não me preocupar com os índios, os trabalhadores escravos e os sem-terra, quem irá se preocupar ?

          Os governistas que aceitam tudo em nome da governabilidade ? os fanáticos convertidos ? 

          Já estão chamando a bandida de progressista…

           

          1. Nem sempre cabelos brancos

            Nem sempre cabelos brancos significam sabedoria e a compreensão da política e o momento, ou fazer de conta que não entende. Muitos morrem sem entender.  Política no Brasil , do modo que está, sem reformas, não há o que se possa fazer. O primeiro e maior choque que senti foi durante a união do PSDB   à ex arena, situada principalmente nos “grotões” e “sertões” e que era o partido apoiador do golpe que perseguiu muitos dos primeiros componentes do partido. Fiquei arrasada ! Mas o partido ainda tinha o Franco Montoro. Agora entendo , como o fez o PT, ou continuaria sendo um PSol até hoje, do bom e inteligente, mas sonhador, Plínio de Arruda Sampaio. Aliás, nem sei o pq do meu discurso, vc não está aqui p/ ouvir isto. Certo? Desculpe o meu “fora”. Estou “chovendo no molhado”. Seu papel é bem outro.

  12. Katia Alves no Ministerio da Agricultura

    Se a senador KA for realmente indicada como Ministra da Agricultura do Governo Dilma ai não havera governo novo. Será a maior decepção do novo governo.

  13. Não é oficial

    A Dilma não teria coragem de nomear a ganhadora do Motosserra de ouro 2010, a matadora de índios, para um Ministério.

    O MST não vai aceitar isso. Vão pro pau.

  14. Voltaire, quando estava no

    Voltaire, quando estava no seu leito de morte, ouviu de seu confessor:
    -Vamos, renuncie ao diabo, renuncie aos demônios…
    Voltaire virou o rosto para o confessor e murmurou o seguinte:
    -estou para morrer, não é hora de criar inimizades.

    Esse é o momento que estamos vivendo …..não está na hora de criar inimizades…não com o terceiro turno em pleno vapor. 

    1. Calma

      Não se apresse, ainda não é a hora de chamar o capelão. KKKKKK

      Mas concordo com você que criar uma inimizade com o MST nesse momento seria tudo de ruim para Dilma.

       

      1. O MST sabe muito bem que as

        O MST sabe muito bem que as vezes é melhor entregar os anéis mas deixar os dedos tanto é que Stedile já declarou seu apoio.  Essa visão esquerdista, quando ainda havia uma URSS inteira e intacta, não faz mais sentido, não nos tempos atuais.  Hoje a  nossa luta é pela continua distribuição de renda, pelo continuo crescimento para continuar a distribuição e incluir o restante que ainda se encontram abaixo da linha de pobreza.  Precisamos caminhar além…..  Quem não enxerga, nessa nomeação, uma estrtégia política, parou no tempo e no espaço.  Com as contas de campanha, indo para o congresso, precisaremos de todo o apoio que conseguírmos.  Gente vamos acordar……  até Marx reveria seu discurso, hoje em dia.  

  15. No primeiro mandato a Dilma

    No primeiro mandato a Dilma “surpreendeu” com nulidades no ministério da justiça, das comunicações, SECOM, Cultura (Ana de Hollanda)… Tivemos que engolir tudo isso e ela quase perdeu a eleição para o Aécio/Marina. Recebeu acenos para construir uma base de apoio genuinamente de esquerda no segundo mandato e não deu a menor importância. Vai continuar de costa para os movimentos sociais, sindicatos, economia solidária? 

    Quanto à economia, fazer uma guinada para a direita, afastando-se do povo será a melhor opção? É essa a proposta “Muda Mais”?

    Se for confirmada a nomeação do Zé da Justiça para o STF certamente teremos um outro Barbosa ou Toffoli inamovível.

    Cenário deepcionante e desanimador. Começa muito mal essa reforma ministerial. Muito mal.

  16. parece que o primeiro projeto

    parece que o primeiro projeto dela sera conseguir uma linha de credito no BB para a compra de pelourinhos novos, importados da China, mas montados em Manaus!  Além disso, será criado um novo curso tecnico nas escolas profissionalizantes, o de operador pleno de chicote!

    realmente a Dilma merece tudo o que tem passado! quem não merece somos nos!

  17. é a  política.
    tem de

    é a  política.

    tem de dialogar mesmo com todos os setores e obter apoio

    senão de todos pelo menos dos mais  importantes da economia.

    é a tal da governabilidade.

     

  18. vamos à Lenin..

    “Um passo atrás para dar dois na frente” com a NEP ( Nova Política Econômica) onde abriu à inicativa privada pequenos estabelecimentos para manter as conquistas da coletivização da Revolução Russa..

  19. “Falência bolivariana”?
    Como militante do PT (25 anos de bandeira) e como eleitora de Dilma, sinto profunda indignação frente à nomeação da senadora Katia Abreu. Mas isso não é o relevante. O problema é que além disso, como cidadã minimamente informada, sinto imensa dificuldade em compreender como o governo Dilma vai conseguir conviver com as idéias da senadora, se agora feita ministra.

    Os que aqui defenderam a opção por ela em nome da “governabilidade” talvez nunca tenham visto a senadora falar, ou nunca tenham lido o que ela escreve. Para dar um exemplo, sugiro que leiam o seguinte artigo dela, “A falência bolivariana” (!):
    http://senadorakatiaabreu.com.br/?p=3925.

    Depois de ler, ponderem: como a autora de uma peça dessas poderia representar os interesses do governo de Dilma numa reunião com seus colegas do Mercosul (por exemplo)? Que “governabilidade” se espera nomeando como ministro de estado alguém que chama uma aliança internacional estratégica do governo de “ficção ideológica” na qual o Brasil estaria se aliando a “países que estão se precipitando rumo ao abismo socialista”?

    E etc… Pois isso é apenas um exemplo. Quem tiver estômago, poderá encontrar mais na página da senadora. É ler e não dormir nunca mais.

    http://senadorakatiaabreu.com.br/

    1. Pois é, e o artigo dela sobre

      Pois é, e o artigo dela sobre o “bolivarianismo” é de agosto deste ano. Não dá nem pra dizer que ela mudou de ideia…

  20. Uma verdadeira vitrine de

    Uma verdadeira vitrine de joalheria, está “”over””, nem fica bem.

    A CNA tem como mega fonte de renda uma “”contribuição”” calculada sobre o tamanho da propriedade e cuja base legal é o antigo Imposto Territorial Rural, criado no governo militar para financiar a reforma agraria. De etapa em etapa o ITR foi se transformado em contribuição para o CNA, carissima, jamais vi algum serviço prestado pela CNA ao agricultor mas eles tem altas mordomias.

    A escolha fica a dever, a nova Ministra não tem formação na area, o Brasil é um celeiro de otimos engenheiros agronomos, a nova Ministro é porta voz ideoloigca do agronegocio mas fica devendo na parte tecnologica.

     

  21. Ministra da Agricultura

    Não acho que seja “a política”. Acho que isso é um tipo de política contra o qual o PT disse que lutaria na posse de seu primeiro representante na Presidência. De lá prá cá muitas conquistas sociais e muita mesmice política.

    A decisão de nomear essa senhora como Ministra da Agricultura é, a meu ver, estelionato eleitoral. Como diz o Paulo P. Ribeiro essa é uma decisão desenvolvimentista, a menos que não se tenha água para alimentar a agricultura. Diga-se também que o agronegócio só traz desenvolvimento social quando é o pequeno agricultor o beneficiado. No mais resta apenas a capacidade de aprofundar a concentração da renda no campo.

    Decisão deplorável da presidenta que, de um lado ignora a força da esquerda que a elegeu e de outro remove o partido de vez de sua posição à esquerda.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador